Dicas para Falar em Público

Quem deseja se dar bem, principalmente no trabalho, sabe que saber comunicar é um dos requisitos básicos. Já na entrevista ou mesmo com emprego garantido em uma reunião ou na hora de pedir uma promoção. Ou mesmo antes, no banco da faculdade quando vai se aproximando o momento de defender a monografia, a reta final para concluir os estudos.

A verdade é que falar em público com desenvoltura pode ser uma maneira de sobressair em várias situações. Porém, muitas pessoas não querem nem ouvir falar que terão que se apresentar diante de outras, mesmo que o grupo seja pequeno. É o tal medo de falar em público.

O problema é tão sério e pode se tornar ainda maior para as pessoas que tem medo de falar em público que já existe empresas que trabalham com técnicas para que as pessoas vençam esse medo.

Até porque falar em público não é somente expor as ideias por meio da fala, mas é necessário também saber usar as expressões do corpo, principalmente, das mãos e lidar com a voz, a entonação e não se enrolar ao expor as ideias.

E não adianta pensar que será sempre possível escapar. Um dia ou outro você vai se deparar com a situação e não terá para onde correr.

É Possível Vencer o Medo de Falar em Público

A boa notícia para quem tem medo de falar em público é que se trata de um problema e é possível contorná-lo. Os especialistas garantem que qualquer pessoa pode “aprender” a falar com segurança na frente de outras.

Segundo os especialistas, são 4 os motivos que fazem com que as pessoas tenham medo de falar em público. São eles: quando não dominam bem o assunto do qual devem falar, a falta de ordenação didática do pensamento, a falta de prática de falar para os outros e a ausência de autoconhecimento.

Segundo os especialistas, quanto mais as pessoas falam em público, melhor elas vão ficando, é uma questão de experiência. Quanto mais se esconder e evitar, mais tempo perderá de ter a oportunidade de desenvolver essa técnica.

Por isso, os especialistas alertam as crianças e jovens que já na escola não comecem a se esconder e nunca tomar frente do trabalho de grupo. O treino é já no banco das salas de aula.

O Nervosismo o Pior Inimigo: Veja Como Dominá-lo Para se Apresentar em Público

1- Se não dá para confiar no cérebro 100%, nem tente, use um apoio durante a sua apresentação, que seja um roteiro ou slides, não importa. Até porque é mais do que confirmado que quando uma apresentação é totalmente verbal, no final, quem assistia só lembra de 10%.

Os recursos visuais servem para quem fala e para quem escuta. Porém, não é para escrever tudo no slide e depois ler para o público. E para desenvolver o que está escrito.

2- Trabalhe a sua memória. Tudo bem que o texto esteja no slide, mas não é por isso que você não precisa conhecê-lo. Leia quantas vezes forem necessárias e conheça bem para saber o que falar quando aparecer cada um dos slides.

3- Falar em voz alta é um excelente exercício para treinar a boa pronúncia das palavras. Pegue o hábito de todos os dias ler pelo menos um texto em voz alta. Tente usar o melhor que puder a pontuação e trabalhe a sua respiração. Se tiver uma palavra que for difícil, tente trocá-la ou repita quantas vezes forem necessárias para ter segurança ao pronunciá-la.

4- Converse com o espelho. Não é uma brincadeira e sim um exercício para praticar a fala. Quando estiver fazendo isso, preste muita atenção nos gestos que está fazendo, procure deixá-los harmônicos e não exagerados.

5- Quando tiver que falar em público não chegue em cima da hora. Chegue pelo menos 30 minutos antes do início marcado para apresentação. Fale um pouco com as pessoas que chegam para te ouvir, isso te dará mais tranquilidade.

6- Na hora da apresentação use a comunicação visual. Você deve olhar para a plateia pelos seguintes motivos: perceber qual a reação dos ouvintes diante do que você está falando, mostrar simpatia pelas pessoas que estão presentes e quebrar a rigidez. O ideal é que o seu olhar percorra toda a sala durante o seu discurso.

7- Para se falar bem é necessário respirar bem, respiro prolongado e o ar deve ser solto lentamente. A respiração ofegante pode fazer com que as pessoas não consigam entender o que você fala. Treine em casa.

8- É preciso vencer a monotonia e isso só dá para fazer quando você diante de um público está usando a entonação certa da voz. Se você fala baixo demais, a sua apresentação tende a ficar monótona. As pessoas precisam ouvir quem está se apresentando, sem que seja falando alto demais. Além do volume da voz é importante a velocidade do que está sendo falando. Nem devagar demais e nem rápido demais que não dá para entender nada.

A entonação da voz fará toda a diferença na receptividade do público ao seu discurso.

9- O corpo é muito importante para quem está se apresentando diante de um público. Gestos demais não é bom e a falta dele, nem menos. Aliás, os especialistas costumam dizer que a falta gestual costuma ser pior do que o excesso. Mãos nos bolsos, braços cruzados na frente do corpo ou nas costas são definitivamente inapropriados. Todas essas posições são características de defesa.

10- O primeiro passo para uma boa apresentação em público é mesmo o início. Se você conseguir controlar logo na primeira frase, poderá ser um sucesso. Para quem tem medo, os especialistas aconselham a começar falando mais devagar e mais baixo e em seguida, gradualmente, ir chegando na entonação ideal.

Se as mãos estiverem tremendo é melhor não segurar nada, como um papel porque chamará a atenção. Se for sentado, neste caso, deixe as mãos sobre a mesa. Em pé, procure um apoio para elas.

Pode ter certeza que alguns minutos depois o medo vai passar e a apresentação será um sucesso.

Preparação

A fim de realizar uma boa apresentação, você deve se preparar com bastante antecedência. Quanto mais familiarizado você estiver com o material que está sendo apresentado, mais à vontade você vai estar quando falar publicamente sobre o assunto.

Para ser um orador eficaz, é muito importante que você saiba sobre o material que você está falando.

Conheça o Seu Público

Talvez um dos aspectos mais negligenciados de falar em público, mas um dos mais importantes para uma boa apresentação, é que o orador tem uma compreensão clara de quem é seu público, e o material que deseja receber.

Apresentação

A apresentação deve ser relevante para o público, e devem ser apresentados utilizando uma linguagem e uma terminologia que seja bem entendida.

Ser Compreensível

Você deve falar em um nível de volume que é fácil de ouvir. Teste o microfone, e certifique-se que todos possam ouvir, antes de começar. Se você está se apresentando para uma platéia internacional, não se esqueça de falar devagar, e articular suas palavras.

Entendimento

Use frases e terminologias que possam ser facilmente compreendida por todos. Se um assunto requer terminologia complexa, não se esqueça de definir todas as palavras difíceis.

Engajamento

Faça perguntas em aberto. O material tópico deve ser interessante, e deve ser apresentado de tal forma que o público vai se engajar na discussão do material. Considere apimentar a apresentação com humor. Use histórias pessoais para envolver os ouvintes.

Visual

A apresentação visual não deve faltar. Os recursos visuais devem reforçar elementos-chave de um discurso ou apresentação. As imagens devem ser usadas para ajudar a conduzir as pausas em pontos importantes. Se você estiver usando uma apresentação do PowerPoint, faça os slides brm objetivos.

Recursos Usados

Em vez disso, basta destacar os pontos-chave visualmente, e usar a própria apresentação ao elaborar. Use gráficos de linha para mostrar tendências e gráficos de barras para comparações. Não basta ler o texto das lâminas palavra por palavra.
Para o uso de Modelos PowerPoint a fazer uma apresentação profissional acessando http://www.ppt-templates.net

Inflexões

Fale com emoção em sua voz. Use inflexões vocais para enfatizar pontos importantes. A entrega vocal monótona tende a ser extremamente chata, e vai colocar o seu público entediado muito rapidamente.

Note Cards

Utilize essas fichas apenas como avisos. Durante sua apresentação, você não deve ler os seus cartões de nota. Olhe para a platéia e faça um bom contato visual durante a apresentação.

Transição

Se você estiver movendo-se de um assunto para outro, não se esqueça de fazer uma transição suave do material sujeito a fim de que a apresentação tenha a fluência necessária.

Difusão da Informação

Os participantes da conferência, normalmente, não gostam de vendedores durante uma apresentação. Use a sua apresentação para educar o público sobre o assunto específico e não utilize a apresentação como uma maneira de vender ou anunciar seu produto ou serviço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.