Curiosidades Sobre Os Contos de Fada

Quando éramos crianças, já devemos ter pedido para nossos pais nos contarem alguma história para que pudéssemos dormir mais rapidamente. Mas, devemos admitir que, mais do que um remédio “natural” para o sono aparecer, o costume de se ouvir uma história faz muito bem para a mente.

E, os contos de fada fazem parte desse tempo de leitura de histórias. Contos com princesas, príncipes, com seres da floresta, e que sempre tem um final feliz, fez e ainda faz a criançada se divertir e se colocar no lugar da personagem principal.

Mas, você já parou pra pensar em algumas curiosidades que abrangem tais contos? Que tal conhece-los agora, nesse artigo? Aqui iremos explicitar algumas das maiores curiosidades sobre contos de fadas mais conhecidos pelas pessoas. Vamos lá?

As Curiosidades Sobre Contos de Fada

Os contos de fada, como o próprio nome já diz, vêm querer fazer com que as crianças imaginem em um mundo colorido, onde há princesas, castelos, príncipes, aberrações, seres mágicos, enfim. Mas, nem todas mostram a realidade das histórias. É isso que você vai ver a seguir.

João e O Pé de Feijão         

Contada pela primeira vez em meados do ano de 1730, a clássica história do garoto que planta alguns feijões mágicos, e os mesmo brotam até o céu, levando o garoto até a mansão do gigante, esconde um fundo verdadeiro. Se prestarmos bastante atenção na história, veremos que João rouba uma galinha que bota ovos de ouro. Isso poderia ser um furto, e João, um ladrão. Mais do que isso, ele também furta um saco lotado de ouro e uma harpa mágica.

João Pé de Feijão

João Pé de Feijão

Nesse conto, nós podemos também perceber uma pequena semelhança com o relato bíblico sobre a construção da Torre de Babel, que, segundo os homens, seria tão alta que chegaria aos céus. E, o pé de feijão realmente atingiu o firmamento.

Mas, alguns afirmam que uma versão lançada em algum ano antes de 1810 dizia que o gigante nada mais do que se apoderou dos bens que eram de propriedade do pai de João, e a criança nada mais estava fazendo do que justiça, ao amealhar as coisas de volta.

https://www.youtube.com/watch?v=hnLDRiJ45WA

O Príncipe Sapo

Outro grande conto, onde a princesa beija o sapo e o mesmo se transforma em um príncipe, “O Príncipe Sapo” tem outra versão. De acordo com o primeiro registro do conto, feito pelos irmãos Grimm, a princesa, ao invés de ceder e beijar o sapo, pega o mesmo e, em um momento de fúria, projeta- o na parede, e é assim que ele passa de sapo para ser humano. E, geralmente, nos contos de fadas, a figura do sapo é vista como bondosa.

De qualquer maneira, a Disney, o maior conglomerado de entretenimento do mundo, e famosa por retratar nos cinemas contos de fadas desse tipo, adaptou esse conto para as telonas, usando um ambiente que remete ao ano de 1912, na cidade de Nova Orleans, nos EUA. O filme é uma marca na história, já que é a primeira vez que uma princesa negra aparece nos filmes.

A Bela Adormecida

Outro clássico conto de fadas, A Bela Adormecida é repassada ás crianças como uma doce adolescente que, ao perfurar seu dedo em uma roca, cai no sono profundo e só será despertada com o beijo de um príncipe. É até emocionante. O que não se sabe é que a história já ganhou muitas versões.

Inclusive uma, que foi escrita por Perrault. Nessa versão, Bela Adormecida é apresentada á sogra, depois de acordada pelo beijo de seu príncipe. Logo, é descoberto que a mãe do cavaleiro é na verdade uma ogra, que quer, a todo custo, devorar a noiva de seu filho e os possíveis netos que ela possa vir a ter. Só que o príncipe é mais rápido e, quando descobre as más intenções de sua mãe, a mesma se mata, se atirando em um local que está repleto de serpentes.

Chapeuzinho Vermelho

A história da simpática garotinha de capa vermelha que leva doces e outros suprimentos para a avó doente é um dos contos mais conhecidos e pedidos pelas crianças. Na história contada para elas, o lobo tenta a todo custo devorar a vovozinha e chapeuzinho, conseguindo apenas comer a avó (que depois é salva pelo caçador) e, antes disso, se passa pela vovozinha para, enfim, devorar chapeuzinho.

Mas, em outras versões, o buraco é mais embaixo. Em uma versão, por exemplo, o lobo leva a melhor, comendo chapeuzinho e também vovó. Em outra, ambas conseguem derrotar o lobo.

Branca de Neve

A famosa história da Branca de Neve e dos Sete Anões também é outro clássico no mundo do conto de fadas. Conta a história de Branca de Neve, uma princesa que é expulsa do reino por sua madrasta, e que passa a viver com sete anões. Por ser a mais linda de todo o reino, a madrasta não se contenta e vai atrás dela, com o objetivo de eliminá-la. E a entrega uma maçã envenenada. A mesma come e desmaia. E é com o príncipe encantado, que a beija, e a faz cuspir o pedaço de maçã envenenado, voltando á vida.

Em outras versões, Branca de Neve é vítima de tentativa de assassinato por três vezes, pela madrasta disfarçada de uma simples camponesa. Usando pentes envenenados, laços para causar asfixia na pobre garota e, por último, a maçã.

Branca de Neve

Branca de Neve

Em outro, diz que a madrasta fora convidada para o casamento de Branca de Neve e o príncipe. Quando chegou ao local, os guardas a levam para um recinto semelhante a um calabouço e lá iniciam uma sessão de tortura, colocando em seus pés um par de sapatos de ferro incandescentes. Por esse motivo, a madrasta “sapateou” até sucumbir às queimaduras. Bem diferente do final do filme lançado pela Disney, onde a madrasta, depois de despencar de um penhasco, é atingida por uma enorme rocha.

Bom, vemos que as histórias que sempre encantou nossas noites tinham outras versões derivadas, e muitas não têm nem um pouco de toque mágico e divertido.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.