Como É Gerada A Energia Solar?

Como É Gerada A Energia Solar?

Denomina-se de energia solar a todo e qualquer tipo de energia térmica, luminosa que são oriundas de captação do sol e depois transformadas de alguma forma em energia que possa ser utilizada pelo homem.

O homem tem utilizado a energia captada do sol para aquecer água, recarregar baterias e até mesmo como energia elétrica em motores.

Existem duas formas de absorver para utilização a energia solar: Uma forma direta e outra indireta.

Na forma direta a energia solar é conseguida através de células fotovoltaicas. Essas células em sua maioria são feitas de silício.

Energia Solar

Energia Solar

Quando as células são atingidas pela luz solar transforma-a em eletricidade. Contudo o preço dessas células fotovoltaicas é muito alto. Nesse processo, a corrente elétrica é gerada quando a energia que o sol carrega, denominada fótons, incide sobre os átomos. Daí acontece a emissão de elétrons.

Indireta: quando a escolha é por usar a forma indireta, são construídas usinas em grandes áreas  de insolação e nesse local são colocados diversos captadores solares .

Como Qualquer Tipo de Energia, A Energia Solar Tem Vantagens e Desvantagens.

Uma das vantagens é que ela possui nenhum tipo de poluição. É por isso denominada de energia limpa. Outra vantagem é que ela é uma fonte de energia renovável.

Porém, possui algumas desvantagens: Ela é muito cara. Fica muito caro o custo para a sua instalação. E, ela não funciona bem em locais com pouco sol. Ou seja, a energia solar é uma energia que ainda está totalmente fora de questão qualquer possibilidade de se pensar nela como energia substituta.

http://www.youtube.com/watch?v=yhuxiin-Mcs

Mais Um Pouco Sobre Energia Solar

A fusão dos núcleos de átomos de hidrogênio com a produção de núcleos de hélio dá origem a energia solar. Sabe-se que a temperatura da superfície do sol é muito elevada e a energia que é desprendida dele e irradiada para o espaço atinge a Terra com uma intensidade de cerca de 1370 w/m2. Uma parte de toda essa energia a atmosfera absorve, mas outra parte e de imediato refletida. Por essa razão é recomendável a não exposição direta sob os raios solares.

A radiação do sol em dias de céu limpo pode alcançar a superfície terrestre  com uma carga de aproximadamente 1000 W/m2.

Algumas pessoas transformam a energia captada do sol em energia aproveitável pelo homem pela forma ativa. Ou seja, a energia solar é transformada diretamente em energia elétrica ou energia térmica. Enquanto outras pessoas usam a forma passiva de transformação. Ou seja, só a usam para aquecimento em prédios e, o fazem através de elementos próprios para captação colocados na construção.

Existe ainda outra forma de energia solar que tem sido bastante utilizada. Ela é de baixa temperatura (cerca de 90ºC), É chamada de Energia solar térmica ativa de baixa temperatura. Esse tipo além de ser usado para aquecer a água de piscinas ainda pode ser usado em interiores de residências. Para se conseguir captar a energia solar com essa finalidade faz-se uso de painéis solares térmicos. Através dessa captação de energia consegue-se aquecer a água  que pode ser armazenada em depósito próprios  que são isolados termicamente.

Na fabricação desses painéis solares são utilizados um coletor, que é formado por uma placa metálica enegrecida e tubos que são fixados nessa placa. Através desses tubos circula a água.

Saiba Mais

Saiba Mais

Essa placa com os tubos fica dentro de uma caixa que tem um dos lados de vidro. Isso é para diminuir as perdas de calor para o exterior.

Existem vários tipos desses painéis. A complexidade de cada um deles varia de acordo com a forma de utilização que ele terá.

Há outras formas de energia que também poderiam ser chamadas de energia solar. Porque na verdade elas precisam do sol para existir. São elas: a energia da biomassa, a energia hidrelétrica, a energia eólica, etc. De alguma maneira elas são indiretamente formas de energia solar.

Na energia solar são encontradas ondas eletromagnéticas. Ela, além dos campos elétricos e magnéticos, tem a partícula fóton em sua composição. Essa partícula permite um tipo de radiação dupla porque, em algumas vezes funciona como onda e em outras vezes como matéria. É por causa da radiação dessa partícula que ocorrem alguns belos fenômenos naturais. Entre eles está a cauda dos cometas.

A geração de energia térmica, do tipo das que estão sendo usadas no aquecimento de água de piscinas e de chuveiros, por exemplo, é a que tem sido mais difundida. Porque como o seu custo ainda não é barato e a energia captada pelo coletor solar é baixa. Muitas vezes para se conseguir  produzir o calor que se deseja são necessário muitos metros de placa (para construir o coletor) e, mesmo assim a eficiência geralmente é baixa.

Embora as pesquisas sobre a utilização de energia solar não seja recente (cerca de 130 anos), o seu aproveitamento ainda é pouco se pararmos para pensar na quantidade de luz do sol que chega até a Terra. Porém, após vários estudos ainda estão usando os mesmos métodos de captação de tantos anos atrás e tem o problema maior que é o tempo que se tem para usar a energia do sol. Porque, na verdade temos poucas horas diárias de sol por dia. E, para melhor aproveitamento teria que se descobrir um modo de se utilizar o período noturno também. Os cientistas continuam as pesquisas para criar novos tipos de baterias e de células. Enquanto as pesquisas não avançam muita gente paga caro, mas já está usando a energia solar, que repetindo nada mais é que luz do sol convertida em energia térmica.

Existe um programa chamado Prodeem (Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios) que procura resolver o problema encontrado por pessoas e comunidades, que vivem longe de centrais de redes elétricas comuns.

Esse programa trabalha com desenvolvimento de fontes alternativas de energia. E, através dele, muitos Estados brasileiros já estão usando a energia solar convertida, para o aquecimento de água nas casas e no comércio.

O Brasil possui mais áreas de insolação que países como Alemanha e Japão,  países esses, que também pesquisam sobre energia solar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.