As Plantas Mais Venenosas Do Mundo

Durante muitos anos plantas começaram a desenvolver algumas artimanhas para se protegerem de muitos animais. Elas desenvolveram, por exemplo: espinhos que podem furar até mesmo um pneu de carro, potentes enzimas digestivas e neurotoxinas que são mortais. Veja as plantas mais venosas do mundo todo:

  • Nepenthes attenboroughii: esta planta foi descoberta a mais de cinco mil metros acima do nível do mar, mais exatamente no Monte Victoria, nas Filipinas. Esta é uma planta gigante carnívora, e possui um formato parecido com um jarro. Esta planta solta néctar para atrair presas inocentes, com isso as presas vão até a planta e não conseguem sair de lá, pois ela solta uma gosma grudenta.

    Nepenthes attenboroughii

    Nepenthes attenboroughii

  • Ricinus communis ou Mamona: esta é uma planta que pode ser encontrada em quase todo lugar, mas o que muitas pessoas não sabem é que ela possui ricina, um veneno mortal. Esta toxina foi encontrada em um quarto de hotel em Las Vegas, em que uma pessoa usou para silenciar alguém.

    Ricinus communis ou Mamona

    Ricinus communis ou Mamona

  •  Cicuta douglasii ou Western Water Hemlock: esta planta é considerada como a mais tóxica, ela cresce na região da América do Norte. Possui uma toxina chamada cicutoxin que pode destruir o sistema nervoso central, perda de consciência, mal estar, muitas contrações musculares e pode eventualmente levar à morte se for ingerida.
  •  Rugosum Eupatorium ou White snakeroot: esta é uma planta que em cada uma de suas partes existe tremetol, que é um álcool insaturado que pode causar alguns tremores nos músculos nos animais antes de matá-los. Os animais são as principais vítimas dessa planta mortal. Por exemplo, se uma vaca pastar sobre essa planta, seu leite pode estar infectado e levar a morte também para o ser humano que ingeri-lo. Esse caso já aconteceu com a mãe de Abraham Lincoln, senhora Nancy Hanks.

Esta planta causou muitos problemas no século XIX, em que as pessoas desesperadamente começaram a tentar descobrir a causa da morte dos animais. Só na virada do século que o Departamento de Agricultura do Estados Unidos descobriu que esta planta que estava causando isso aos animais e rapidamente exterminaram o White Snakeroot, que agora ainda cresce de forma selvagem, mas o setor agrícola possui maior controle para evitar que os animais a comam.

  •  Aconitum napellus ou Monkshood: esta planta possui uma aparência inofensiva, mas contém aconite, que é um tipo de alcaloite bastante venenoso que tende a levar a vítima a asfixia. Podemos encontrá-la com bastante facilidade em jardins, campos, parques, pois esta é uma planta de fácil crescimento.
  •  Macrorhiza Utricularia ou Common Bladderwort: esta é uma planta carnívora que é aquática, ela depende de algumas bolsas aquáticas que irão capturar algumas presas, como girinos e pequenos crustáceos. Essas vítimas entram em uma escova com cerdas, chamadas gatilhos, que fazem com que as bexigas abram para que aconteça a captura. Quando algum animalzinho entra nessas bexigas ele não sai mais, e lá ele morre por asfixia ou também por inanição.
  •  Dionaea muscipula ou Vênus: esta planta é carnívora é possui uma função de abrir e fechar. As presas desta planta normalmente são insetos e aracnídeos. Ela possui um mecanismo que quando um inseto faz algum barulho, se prepara para armar o bote. A Sociedade Botânica da América disse que quando tocada esta planta apresenta um potencial elétrico, desencadeando uma série de eventos internos a nível celular.
  •  Brugmansia ou Trombeta de anjo: esta planta é nativa das regiões da América do Sul, ela libera uma poderosa toxina que contém atropina, escopolamina e hiosciamina. Criminosos da Colômbia usaram essa planta para extrair escopolamina, que foi usada como uma droga para deixar vítimas totalmente inconscientes. Esta toxina pode ser retirada pela mucosa, mas os criminosos apenas assopraram o pó existente planta no rosto de suas vítimas.
  •  Nerium oleander ou Oleander:esta é uma planta muito comum de ser encontrada, e que é muito bonita. Ela cresce em arbustos e suas folhas e flores são brilhantes e muito bonitas. Mas os olhos enganam quando se trata dessa planta, pois ela é uma das mais venenosas do mundo. Suas folhas, flores e frutos possuem glicosídeos cardíacos que farão com que uma pessoas que coma essa planta sofra de parada cardíaca. Deve-se tomar muito cuidado com essa planta perto de crianças, pois elas podem comê-la sem querer.
  • Cnidoscolus angustidens ou Mala mujer: o seu nome Mala mujer, o que significa “mulher má”. Pode ser encontradas em algumas partes do México e toda a sua superfície é coberta por espinhos que são bem desagradáveis. Mas seu maior perigo não é este e sim a cáustica, que é uma seiva leitosa que pode ser encontrada em diversas plantas. Quando em contato com a pele ela causar manchas bem dolorosas e irritação.
  •  Dieffenbachia Pictada ou Comigo-ninguém-pode: esta pode ser uma das plantas mais perigosas do meio urbano. Elas podem ser encontradas em diversos comércios como lojas, bares e até mesmo em casa. Esta planta libera uma toxina que ao ser ingerida causa inflamações no corpo. As maiores vítimas desta planta são as crianças até seis anos que são atraídas por sua aparência exuberante com folhas largas e brilhantes.
  • Manihot utilissima Pohl ou Mandioca-Brava: esta planta se parece muito com uma mandioca comum, por isso pode acontecer de ser ingerida e com isso levar a morte. Ela possui uma toxina chamada linamarina que é encontra na sua raiz e em suas folhas. Os sintomas ao ingerir este alimento são asfixia e convulsão e, após isso, se não forem tratadas levam a morte.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.