A Vida de Anita Garibaldi

A História da Heroína da Revolução Farroupilha

O nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, posteriormente conhecida como Anita Garibaldi, é um assunto controverso. Alguns estudiosos alegam que Anita nasceu na cidade de Lages, e que o registro de seus irmãos estava naquela cidade mas o dela não foi encontrado pois teria sido arrancado do livro de registros. Já outros estudiosos afirmam que a moça nasceu em Laguna, e entidades da cidade entraram com uma ação requerendo o registro de Anita. Em dezembro de 1998 o pedido foi deferido, e a cidade registrou Anita com a data de nascimento de 30 de agosto do ano de 1821.

Biografia

O Casamento

Após a morte de seu pai Anita precisou ajudar no sustento da família, e acabou por casar-se devido à insistência materna em agosto de 1835, com apenas 14 anos. Seu marido, Manuel Aguiar, abandonou a esposa para se alistar no exército imperial após 3 anos de casamento. Já durante a revolução Farroupilha (também conhecida como Guerra dos Farrapos) o italiano Giuseppe Garibaldi, guerrilheiro que lutava pela República Rio-Grandense, chega a Laguna durante a tomada da cidade. Durante o episódio Anita e Garibaldi se conheceram, e ficaram juntos durante toda a vida de Anita. Ela o acompanhou durante combates em Santa Catarina, no estado do Rio Grande do Sul e posteriormente em outros países como Uruguai e depois Itália. Do relacionamento entre os dois nasceram 4 filhos, sendo que um deles nasceu no Brasil, na cidade conhecida atualmente como Mostardas, no Rio Grande do Sul.

A Vida de Anita Garibaldi

Aventuras de Anita

Depois que conheceu Garibaldi a vida de Anita foi repleta de aventuras. Durante a batalha dos Curitibanos, em 1840, ela caiu prisioneira do exército inimigo. No entanto, conseguiu fugir e se encontrar com Garibaldi na cidade de Vacaria. No mesmo ano nasceu o primogênito do casal, chamado Menotti Garibaldi. Mesmo grávida foi perseguida pelo exército imperial, mas conseguiu fugir para uma floresta onde foi encontrada alguns dias depois por Garibaldi. No ano seguinte Garibaldi pediu para ser dispensado do exército republicano, e Bento Gonçalves concedeu a dispensa. Ele e Anita rumaram então para Montevidéu, no Uruguai, onde oficializaram a união 7 anos depois, e onde os outros três filhos nasceram.

Filme

Morte de Anita

No ano de 1947, Anita foi para a Itália com os filhos. Porém, dois anos depois foram perseguidos por três exércitos, o francês, espanhol e napolitano. Embora tivessem recebido um salvo-conduto da embaixada americana, ambos resolveram não se render. A fuga resultou na piora do estado de Anita, que estava grávida novamente. Como conseqüência, ela morreu no dia 4 de agosto de 1849, próxima à cidade de Ravena. Garibaldi continuou em sua fuga e nem pôde acompanhar o sepultamento de sua grande heroína.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.