A Origem dos Nomes

Se uma gestante ganhasse R$ 1,00 a cada vez que escuta a frase “já escolheu o nome do bebê” poderia fazer uma polpuda poupança para o pequeno antes mesmo dele nascer. A verdade é que o nome é uma das questões a que mais se dá atenção quando se está esperando a chegada de um bebê.

Contudo, escolher o nome de um bebê não é exatamente uma questão fácil. De geração em geração percebemos que existem nomes que predominam nas escolhas das mamães. Em geral são nomes escolhidos devido a fazerem parte de novelas, filmes ou mesmo de celebridades que estão em alta naquele momento.

Além de se inspirarem em pessoas famosas e conhecidos os pais também decidem por nomes que apresentem algum tipo de influência social. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a forma como os casais escolhem os nomes dos seus filhos além de dar dicas de sites para você pesquisar a origem do seu nome.

Simplicidade

Depois de muitas décadas em que nomes com inspiração em outras línguas o novo século se mostrou um momento de mais simplicidade na escolha de nomes. Um levantamento em cartórios brasileiros revelou que na primeira década do século 21 os nomes mais escolhidos por pais foram João e Maria. Em segundo lugar entre os mais escolhidos ficaram Gabriel e Ana.

A escolha do nome pode ser feita com base em homenagens, por devoção religiosa ou mesmo pelo desejo de acrescentar mais poder para a criança com um nome que tem alguma ligação com força e nobreza. As influências na hora de escolher um nome para os bebês da família parece variar entre as classes e também de região para região.

Nomes Fortes e Simples

O que se observa é um retorno aos nomes mais simples, mas que tem força como João, Maria, Miguel, Madalena entre outros. Uma curiosidade que os estudiosos de nomes observaram é que os país de classes mais abastadas como A e B assim como as celebridades embarcaram de vez na tendência de nomes mais simples como Pedro e Vitória enquanto que pessoas mais humildes preferem nomes mais complexos que tenham algum tipo de estrangeirismo cm o objetivo de dar aos pequenos nomes de estrela.

Quando se pergunta aos pais mais humildes porque escolhem nomes tão complexos para os seus filhos a resposta surpreende. Eles dizem que desejam evitar o que é conhecido como “nome de pobre”. Um contrassenso uma vez que os “ricos” estão cada vez mais batizando os seus filhos com nomes simples.

Os Novos Influenciadores dos Nomes

Parece que os livros de nomes (que eram muito usados pelos futuros pais) estão ficando sem uso uma vez que agora o que influencia é a TV e o universo das celebridades. Uma pesquisa que perguntou aos pais que fontes eles usavam para decidir os nomes dos seus filhos teve como resposta que 64% dos entrevistados usavam o buscador Google como site de consulta para o significado do nome assim como para encontrar referências.

A mídia também foi citada como uma influência importante, por exemplo, o nome da irmã de Kate Middleton – Pippa ou Philippa – se tornou um dos mais usados no Reino Unido. Isso porque Pippa chamou muita atenção no casamento real do Príncipe William e Kate. Nos Estados Unidos podemos observar outro caso de como a mídia influencia, os nomes Anderson e Cooper saltaram na lista dos nomes mais escolhidos devido ao âncora de televisão que está fazendo sucesso que se chama Anderson Cooper.

Escolha do Nome

Escolher o nome do filho pode não ser uma tarefa fácil e por isso os pais desde sempre usaram influências externas para ajudar. Como hoje em dia temos uma sociedade muito ligada a mídia e a filmes é normal que seja, cada vez mais usados nomes de atores famosos e de personagens de sucesso para batizar as crianças. Contudo, existem outros fatores que podem ser usados como referência pelos futuros pais.

Os Nomes de Rico

Ainda existe uma cultura muito forte no Brasil de que existem os nomes de rico e os nomes de pobre. Uma pesquisa a respeito da escolha dos nomes foi realizada verificando a lista de crianças matriculadas em escolas públicas e privadas. O que o pesquisador percebeu foi que no período entre 1989 e 2003 as famílias mais abastadas tinham preferência por nomes de origem italiana.

O que se observa é que esses nomes que eram muito usados pelas classes mais ricas na década de 1990 são os principais nomes escolhidos pelas famílias de outras classes sociais atualmente. Seria mais ou menos como acontece com a moda em que uma grife famosa lança uma tendência agora que será adotada de maneira mais popular daqui um tempo.

Dessa forma podemos dizer que as famílias mais abastadas são as responsáveis por gerar as tendências dos nomes que são considerados “chiques”. Hoje em dia tem muitos adolescentes chamados Lucas e Guilia. O mais curioso é que até mesmo nos nomes a moda vive de ciclos, pois os nomes que fazem sucesso numa determinada época caem em desuso depois.

Origem do Nome

Para quem ficou curioso para conhecer a origem do seu nome vamos dar dicas de sites que oferecem essa possibilidade.

http://www.origemdonome.com/

Nesse site você pode conhecer a origem de inúmeros nomes com origem luso-brasileira.

https://www.portalbrasil.net/nomes/nomes.htm

Site em que você pode conhecer o significado do se nome.

http://www.significado.origem.nom.br/

Nesse site você confere algumas explicações a respeito das primeiras letras dos nomes.

Goste do Seu Nome

Infelizmente não podemos escolher o nosso nome, seria muito mais fácil, pois quem melhor do que nós mesmos para saber como nos definir e rotular. No entanto, essa é uma tarefa relegada aos pais das crianças. A dica para quem tem um nome de que não gosta muito é procurar mudar a sua perspectiva a respeito do seu nome tentando encontrar algo de bom nele. Sempre há algo de que podemos gostar ou se isso não for possível você pode ao menos tentar se acostumar.

Os nomes possuem várias origens e de acordo com cada uma delas eles também têm um significado. É fácil encontrar em livrarias livros dedicados somente a origem e significado dos nomes, muito usados pelas mamães enquanto esperam os seus bebês e escolhem como eles se chamarão.

Há nomes com origens na mitologia ou em lendas. Outros nomes têm raízes nas tribos indígenas na língua Tupi. Podemos ainda dizer que os nomes têm origem na Grécia, de nomes hebreus, da bíblia, entre outros.

A Origem dos Nomes

A Origem dos Nomes

Veja alguns exemplos:

  • Indígenas: Abaeté e Abana
  • Bíblicos: Abraão e Abdiel
  • Hebraico: Baltazar, Salomão e Samara
  • Grego: Sebastião, Basílio e Safira
  • Alemanha: Sueli e Bruno
  • Latino: Silvana e Sabrina
  • Francês: Salete e Solange
  • Gaulês: Sheila
  • Russo: Sônia
  • Árabe: Soraia
  • Helênico: Dácio

Você pode encontrar na internet uma série de sites com a origem e o significado de vários nomes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.