Por que Ser Médico?

Uma das profissões vista com mais status no Brasil é a de médico, isso provavelmente vem da expressão “doutor” que é cunhada de forma respeitosa para diferenciar aquele que estudou. Embora haja o emprego errôneo dessa palavra “doutor” – usada para pessoas que não tem doutorado – é bem possível que ela venha da forma de diferenciar os médicos das pessoas comuns (ser médico era uma forma de ter garantida a ascensão social embora somente os mais abastados tivessem chances reais de estudar).

Com o passar dos séculos a profissão continuou tendo grande importância, pois todo mundo precisa consultar um médico quando fica doente. Ser médico ainda tem uma aura especial e parece algo distante. Contudo, atualmente, é mais fácil que uma pessoa humilde possa ascender na profissão. Mas, afinal por que ser médico?

Compromisso com Outras Vidas

A profissão de médico é uma das mais bonitas que existem, pois se trata de se dedicar ao outro e buscar garantir o bem-estar dele. O sonho de ser médico pode ser entendido sob dois prismas bastante diferentes, mas muito arraigados no inconsciente brasileiro. O primeiro deles é a questão de que ser “doutor” é ter um bom futuro, ou seja, ser médico pode ser algo que ajudará a construir um futuro melhor para si e sua família.

O outro prisma é o humanitário, pois sendo médico é possível ajudar as pessoas. Muitos médicos além de clinicar em hospitais particulares ou mesmo ter seu próprio consultório dedicam parte do seu tempo ao atendimento de pessoas com menos condições financeiras. Ser médico é ter sempre o compromisso de prestar socorro para quem precisa. Uma profissão que exige muita dedicação, mas que constantemente oferece recompensas. Vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de medicina.

O Curso de Medicina

O Que Faz o Médico?

Um médico trabalha na investigação da natureza humana bem como nas causas de suas doenças. Os profissionais de medicina estão sempre em busca de métodos de cura e prevenção de doenças. Basicamente os médicos trabalham com a saúde humana como objeto de estudo. Os médicos atuam pesquisando a respeito das doenças para que possam encontrar formas de medicar e resolver os problemas dos seus pacientes.

Também é função dos médicos realizar diagnósticos, solicitar exames, prescrever medicamentos e realizar procedimentos como cirurgias. Os médicos podem trabalhar em hospitais, postos de saúde, em empresas e ainda em consultórios próprios. Mas, para se tornar médico é necessário passar um longo período se preparando numa universidade.

Exame Obrigatório

Quem está pensando em se formar em medicina deve ficar atento para o exame obrigatório para os formandos de São Paulo. O exame que é realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) se assemelha ao exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para os formandos em Direito.

Nesse exame para a concessão do registro profissional de médico é realizada uma prova com 120 questões de múltipla escolha de nove áreas que são: Pediatria, Epidemiologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Ciências Básicas, Ginecologia, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica e Bioética. O critério do Cremesp é que os formandos acertem pelo menos 72 questões para passar.

O Mercado de Trabalho

Como dissemos no começo do texto o curso de medicina sempre foi visto como uma forma de garantir o futuro do estudante que escolhe essa opção. De acordo com pesquisas a carreira de médico é a remunera melhor e que apresenta a maior taxa de ocupação, isto é, cerca de 92% dos médicos que se formam tem colocação no mercado de trabalho.

O Brasil apresenta algumas questões bem relevantes a serem consideradas em relação ao seu mercado de trabalho para os médicos começando pelo desequilíbrio regional. Basicamente nos grandes centros urbanos existe uma grande quantidade de médicos em contraposição as regiões mais distantes desses grandes centros em que faltam médicos.

Programa Mais Médicos

Visando solucionar esse problema o Governo criou o Programa Mais Médicos que realiza a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuar nessas regiões mais distantes do interior bem como nas periferias das grandes cidades. Uma das características desse programa é oferecer condições mais atraentes para os médicos de maneira que eles desejem atuar nessas regiões que tem carência de médicos.

No interior do Brasil existe uma grande carência por médicos de áreas como anestesia, emergência, neurologia além de cirurgiões para procedimentos de alta complexidade especialmente para trabalhar pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Quando o médico tem associação com um hospital ou mesmo faz parte de um corpo clínico de um plano de saúde tem mais possibilidades de sucesso já que se torna mais fácil encontrar pacientes e livra o profissional de custos de manutenção com um consultório particular.

Esteja Preparado

Escolher o curso de medicina é uma decisão muito séria, pois é um dos cursos com currículo acadêmico mais puxados. Não poderia ser diferente uma vez que os médicos irão trabalhar com a vida das pessoas, ou seja, terão o poder de ajudar ou complicar ainda mais a saúde de seus pacientes.

O período de estudo é integral e os estudantes devem participar de seminários, fazer pesquisas e ainda dar plantões em hospitais. Nos dois anos iniciais do curso o estudante tem em sua grade curricular disciplinas básicas como patologia e anatomia. Também entram no estudo disciplinas como bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, sintomas de doenças entre outras.

Grande parte das universidades que tem curso medicina já oferecem disciplinas práticas no começo do curso. Contudo, somente terão disciplinas para aprender a tratar dos pacientes a partir do terceiro ano assim como é somente a partir desse ano que aparecem as disciplinas profissionalizantes e o treinamento para atender os pacientes. Quem deseja ter uma especialização depois da formação deve fazer dois anos de residência médica.

Faça Sua Escolha

Quem tem o sonho de ser médico já tem um bom motivo para investir nessa carreira, pois o sonho e a vocação são muito importantes para garantir uma escolha assertiva. Fazer essa escolha é o primeiro passo para encontrar a profissão que irá te ajudar a crescer e ter boas condições financeiras no futuro.

 

As profissões mais valorizadas atualmente estão em alta, tanto pela falta de pessoas capacitadas quanto pelo aumento da demanda de produção. Mas, algumas profissões são, certamente, as mais desejadas pelos pais, como: as profissões de Medicina e Engenharia, por terem um nível de dificuldade um pouco mais elevado.

Por que ser médico? A pergunta envolve muito mais do que “Eu gosto disso”. Para várias pessoas, ser médico é ser um herói, que está sempre à disposição da população quando algum problema de saúde surgir.

Por que Ser Médico?

Por que Ser Médico?

É poder conhecer muitas histórias de vida. É sentir a emoção de examinar alguém, seja pela primeira ou milésima vez.

O vídeo a seguir mostra a reflexão de uma formada em medicina, respondendo a questão “Por Que Ser Médico?”. O vídeo mostra, em detalhes, o que levou a formanda a ser dedicar a esta profissão, falando tanto de assuntos financeiros como assuntos éticos. Vale muito à pena conferir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.