O Que São Movimento Gímnicos?

O Que São Movimento Gímnicos?

Como está sua vida em relação a atividades físicas? Às vezes pensamos que não faz tanta diferença se mexemos o nosso corpo devidamente. Mas o que acontece que atividades físicas vão muito além de perder peso, se manter em forma ou simplesmente boa aparência. Há muitas formas de manter ativo e cada um pode encontrar uma maneira que goste mais.

O ser humano desde seus primórdios procura uma boa aparência. Mas para conseguir entender um pouco mais como funcionava perdas e ganhos de massa e peso demorou muito. As atividades eram praticadas por hobby e somente muito depois conseguimos definir processos que podemos realmente ver resultados para nosso corpo.

Cada tipo de exercício envolve de uma maneira diferente seu próprio corpo, pode ser por fortalecimento na musculação, cardiovascular em exercícios aeróbicos, flexibilidade e mobilidade no alongamento. Além disso conseguimos observar alguns tipos que conseguem fazer a junção de várias funções como esportes em geral e a ginástica.

O que muitas vezes não sabemos é que a simples caminhada de ir de casa até a padaria para comprar pão pode ser de grande valia para sua musculatura. Poucas ações no dia-a-dia podem nos trazer mais benefícios do que imaginamos.

Para aqueles que procuram alguns exercícios mais completo, a ginástica é um dos que mais podem trazer esses resultados. Hoje em dia é fácil encontrar profissionais que podem te auxiliar a realiza-los sem correr riscos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a ginástica?

Ginástica

Envolve tanto a coordenação motora, quando a força e até mesmo a flexibilidade. Hoje em dia já existe algumas modalidades que se encaixam em competições grandes como as olimpíadas, exigindo muita dedicação e treinamento. Os benefícios de praticá-la vão muito além do corpo, mas também de relaxamento e desestresse.

Os primeiros relatos da ginástica dentro da história se encontram na Grécia, mas ao contrário do que muitos acham, ela não incorporou o quadro de modalidades das Olímpiadas daquele período. O objetivo da prática da ginástica era para melhorar as habilidades de soldados para que durante guerras fosse possível ter vantagens com acrobacias, flexibilidade e principalmente agilidade.

Ginástica

Ginástica

De início os atletas faziam seus exercícios nus, a tradução da palavra nu em grego é gymnos, e o lugar onde faziam essas atividades era o gymnasio, tudo muito ligado as divindades da época. Essas palavras surgem os termos que utilizamos hoje. Mas não pense você que tudo que conhecemos de ginástica foi criado na Grécia, mesmo que seja muito tempo depois, a Alemanha cria uma escola com movimentos diferenciados e dando ênfase na importância da ginástica na vida como um todo.

Somente em 1896 que ela se tornou parte da competição para os homens e para mulheres somente no século XX. Dentro da ginástica, existe algumas modalidades que ficam divididas em rítmicas, acrobáticas, trampolim e artísticas. Mas há tantas outras formas de praticar no nosso cotidiano que muitas vezes nem sabemos que fazem parte dessa classificação.

Há um tipo de ginástica destinada especificamente para momentos em que vocês está trabalhando, isso acontece devido muitas pessoas permanecerem o dia inteiro na mesma posição ou então com trabalhos repetitivos, causando futuros problemas nas articulações e até mesmo na coluna. Seria ideal que todas as empresas adotassem uma maneira de seus funcionários fazerem a ginástica laboral por tempo determinado por especialistas.

Outra ginástica muito comum para reabilitações o então para estimular o cérebro é ginástica cerebral. Os exercícios envolvem coordenação motora, equilíbrio e outras maneiras de se forçar o cérebro a trabalhar. Outra ginástica que envolve mais a arte é o contorcionismo, mostrada principalmente em espetáculos.

Você com certeza já viu algumas pessoas fazendo exercícios dentro da água, essa é a famosa hidroginástica. As propriedades da água ajudam a intensificar alguns exercícios, mas ainda consegue amenizar o impacto. São exercícios que ajudam de forma aeróbica, cardiovascular e respiratória.

A prática mais comum nos dias atuais é a ginástica localizada realizada na maioria das academias. Podem ajudar a emagrecer, fortalecimento de músculos e melhorar o condicionamento físico.

O Que São Os Movimentos Gímnicos?

Movimentos Gímnicos

Movimentos Gímnicos

Muito já foi dito sobre a ginástica de modo geral, e agora será falado um pouco mais a respeito dos movimentos gímnicos, que nada mais são do que técnicas de trabalho do corpo que contam com características muito particulares e que são executadas com finalidades diversas.

Como o próprio nome já nos fala se relaciona diretamente a exercícios físicos, sendo mais comum do que parece. Há diversos estudos da importância de se movimentar logo quando se é criança e a partir disso vemos que movimentos gímnicos são muito utilizados durante a escola, principalmente na educação física. Ao contrário do que muitos pensam que aula de educação física é só esportes, ela tenta melhorar sua vida em diversos aspectos.

Sabemos que crianças adoram correr, brincar e por isso muitas vezes essas atividades precisam estar em uma atividade prazerosa para que elas queiram realmente fazer. Há alguns movimentos mais específicos que são adicionados a essas atividades lúdicas.

Claro que não se restringe à crianças, é muito comum com adultos também, sendo explorados exercícios de pequeno esforço e depois elevando de acordo com o tempo de prática, flexibilidade e força. Mais detalhes serão apresentados agora.

Avião: esse tipo de exercício ajuda bastante no equilíbrio. Consiste em colocar os braços abertos e com uma perna apoiada jogar a outra para trás.

Abertura: pode ser feita de maneira frontal ou lateral, colocando as pernas abertas no máximo que conseguir para tentar chegar aos 180°, você irá perceber uma dor na região dos quadris e na parte interna da perna, pois haverá uma extensão desses músculos.

Carpado: bastante comuns em competições, mas que ainda pode ser feito aos poucos no nosso cotidiano. É um movimento em que as pernas ficam estendidas e aos poucos as pessoas vão se apoiando nos braços, tentando deixar as pernas a 90° do tronco.

São apenas três exemplos de exercícios que podem ser bem difíceis, mas não impossíveis. Esse tipo de exercício não é simplesmente feito do dia para noite. Muitos deles começam com outros mais básicos para irem de forma crescente colhendo resultados.

Muito mais do que artístico, movimentos gimnástico são essenciais para manutenção de nossas energias e movimentação diária, afinal ninguém quer ficar com coluna doendo, toda dura não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.