Conflito Índia – Paquistão, 1990 a 2002

Índia e Paquistão

Conflito Índia - Paquistão, 1990 a 2002

Conflito Índia - Paquistão, 1990 a 2002

Na Caxemira em 1990, separatistas muçulmanos iniciaram uma violenta campanha e as tensões e hostilidades entre Índia e Paquistão aumentaram, com negações por parte do governo paquistanês contra acusações de financiar a compra de armas para os rebeldes muçulmanos da Caxemira. Embora na Índia hindus e muçulmanos vivessem em paz (sendo os muçulmanos uma minoria de cerca de 12% da população), havia alguns hindus que também eram contra os muçulmanos e desejavam que a Índia se torna-se uma nação oficialmente governada pelo hinduísmo.

Em 1992 no estado do norte da Índia de Uttar Pradesh, hindus demoliram um mosteiro muçulmano em Ayodhya, que havia sido construído em 1528. Embora os hindus clamassem que o mosteiro havia sido construído sobre um lugar sagrado, isso deu início aos conflitos entre as duas religiões na Índia.

O partido Bharativa Janata (PBI)

Partido

Partido

Aqueles que destruíram o mosteiro estavam na verdade alinhados com o Partido Bharativa Janata (PBJ) que se tornou um dos partidos políticos mais fortes na Índia após o declínio do Partido do Congresso após o assassinato do Primeiro Ministro Rajiv Gandhi em 1991. O PBJ, embora acusado de chauvinismo religioso e ameaçar as tradições indianas (em sua campanha na tentativa de arrebanhar mais votos proclamava a tolerância religiosa com muçulmanos e cristãos), ganhou as eleições em 1966, uma das piores derrotas do Partido do Congresso.

Enquanto isso o Paquistão sofria instabilidade política. Sua primeira ministra, Benazir Bhutto, tentava melhorar as relações com a Índia, mas perdeu as eleições (na qual ela acusou frause eleitoral) para Nawaz Sharif da Liga Muçulmana. Para assegurar seu poder, Sharif usou sua maioria parlamenta para acabar com qualquer ameaça a seu governo e como o Paquistão estava entrando em anarquia e falência financeira, declarou leis “quase-marciais”. E em agosto de 1977, a luta recomeçou na Caxemira, com tropas indianas e paquistanesas trocando ataques de artilharia.

Índia

Classes

Classes

Na Índia as classes média e alta enfrentavam as reivindicações das classes mais baixas por reformas agrárias e o pagamento de salários mínimos. No fim de 1977 o PBJ prometeu terminar com o abuso e discriminação contra os pobres, novamente vencendo as eleições, sob o governo do Primeiro Ministro Atal Behari Vajpayee.

Em maio de 1998 a Índia conduziu seus primeiros testes nucleares desde 1974 e seus estrategistas acreditavam que não ter armas nucleares deixaria o país vulnerável a ataque (a China já era uma potência nuclear, com mais de 2.300 ogivas). O Paquistão seguiu a mesma linha e no mesmo mês fez seus primeiros testes nucleares. O governo americano de Clinton respondeu às iniciativas nucleares impondo sanções econômicas contra os dois países.

Em Fevereiro de 1999 os primeiros ministros dos dois países entraram em um acordo para redução das hostilidades, mas em Maio as relações decaíram novamente. Iniciou-se a Guerra de Kangil em que militantes islâmicos capturaram pontos estratégicos na região da Caxemira chamada Kargil, ao que a Índia reagiu militarmente, enquanto o governo paquistanês negava dar apoio à guerrilha islâmica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.