Como Funciona um Caminhão de Bombeiros

Descubra onde fica cada elemento do caminhão que pode salvar vidas

Como Funciona um Caminhão de Bombeiros

Como Funciona um Caminhão de Bombeiros

O caminhão de bombeiros possui basicamente a cabine para os passageiros, o reservatório de água e a mangueira utilizada no atendimento de emergências. Como os bombeiros precisam estar sempre preparados para atender qualquer ocorrência, o reservatório do caminhão deve estar sempre cheio. Isso é garantido através de hidrantes localizados dentro do próprio quartel do Corpo de Bombeiros.

No entanto, se eles estiverem atendendo uma ocorrência e a água acabar, eles podem abastecer o carro através de hidrantes instalados na rua. Por isso é tão importante manter os hidrantes sempre disponíveis. Mas se não houverem hidrantes por perto, a solução pode ser chamar outra viatura para auxiliar na ocorrência. Caminhões pipa também podem ser enviados para resolver a situação.

Como cada compartimento funciona

Veículo

Veículo

O compartimento de água funciona através de uma bomba que impulsiona o líquido até a mangueira. Como esta bomba é abastecida com diesel (e o veículo também), só é possível utilizar a mangueira enquanto o veículo está parado.

A bomba que é responsável por levar água até a mangueira possui um sistema de válvulas para permitir controle sobre a mangueira: é possível ativá-las ou desativá-las, além de controlar a pressão da água e a direção do líquido (se está saindo ou se está entrando para abastecer o veículo).

O reservatório possui capacidade para cerca de 5 mil litros. No entanto, existem caminhões que podem chegar a transportar 20 mil litros ou até mais. Um exemplo é o caminhão especial para apagar incêndios em aeroportos: um modelo foi enviado para os Estados Unidos para a cidade de Jacksonville no ano de 2007. A capacidade do caminhão era de 22,8 mil litros de água.

Outro componente do caminhão é chamado de guarnição – é lá que os bombeiros são acomodados enquanto estão indo para a ocorrência. A guarnição fica logo atrás da cabine frontal onde vai o motorista, e possui capacidade para abrigar até 6 homens.

Mangueira

Principais

Principais

A mangueira utilizada durante uma ocorrência não é única, e é escolhida de acordo com a intensidade do fogo. A principal é usada em casos de incêndios de grandes proporções, e pode conter diferentes larguras. Já o mangotinho é uma mangueira secundária que é usada para apagar fogo com menor dimensão.

Existe também uma mangueira secundária acoplada ao caminhão, que serve para molhar os bombeiros que estão atendendo a ocorrência. Isso é uma medida tomada para evitar desidratações durante o período de exposição ao fogo.

Além desses componentes principais os bombeiros ainda levam dentro do caminhão um kit de ferramentas diversas, como machados, adaptadores para mangueiras, escadas e outros apetrechos que podem ser necessários durante o atendimento de uma ocorrência.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.