O Que é Natação? Quais os Estilos de Natação Existentes?

O Que É a Natação?

De maneira mais técnica e generalizada é possível definir a natação como a capacidade que os animais – nisso se engloba os seres humanos – possuem de se movimentar por meio de líquidos, cruzando assim alguma distância, sendo que na grande maioria das vezes esse líquido é a água. Em várias situações desse tipo esse tipo de locomoção é feita sem o auxílio de nenhum artefato complementar, mas caso eles sejam utilizados, existe uma denominação específica que também será apresentada logo abaixo.

Saindo desse tipo de definição mais precisa e conceitual, é possível entender a natação como uma maneira de exercitar o corpo, mas um exercício que consegue também ser recreativo e envolver o lazer, sem deixar de lado a parte de ser um exercício físico de fato, sendo considerado inclusive um exercício físico muito versátil, já que consegue ser realizado nos mais diversos locais, como praias, clubes e até mesmo piscinas residenciais.

O registro mais antigo pelo qual se tem conhecimento a respeito da natação são as pinturas rupestres – pinturas feitas dentro das cavernas na era da pré história – que são datadas (de maneira estimada) de mais de sete mil anos atrás. Porém, quando se fala sobre os registros escritos, o mais antigo no qual se tem conhecimento são do ano dois mil antes de Cristo, sendo que esse esporte foi referenciado em obras que são muito conhecidas, principalmente pelo fato de serem épicas e clássicas, como é o caso da Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada e a Odisseia e até mesmo a Bíblia Cristã, que pode ser inclusive a mais famosa delas.

Em todos esses registros que foram citados, a natação nunca foi apresentada com cunho competitivo, sendo sempre tratada apenas como uma forma de locomoção e / ou lazer. A parte de ser considerada uma maneira de competir passou a acontecer somente no início do ano de 1800, na Europa. Nessa época, o principal estilo que era o nado de bruços, e por isso ele era o predominante. Porém, alguns anos – mais precisamente no ano de 1873 – outro estilo de natação passou a ganhar espaço, que foi o nado trudgen. Esse nado foi desenvolvido por um profissional chamado Arthur Trudgen, que praticamente “copiou” o estilo já existente, crawl – nado que era muito utilizado pelos índios da América – mas que ainda com essa cópia ganhou uma homenagem, já que esse estilo é conhecido até os dias de hoje com o seu sobrenome.

Pouco tempo depois de o nado trudgen ter sido criado, a natação passou a ser de fato um esporte pertencente a lista oficial dos Jogos Olímpicos, sendo tudo isso oficializado na cidade de Atenas, no ano de 1896. Com todo esse crescimento se viu necessária a criação de uma espécie de órgão regulamentador do esporte e assim, no ano de 1908, foi criada a FINA – Federação Internacional de Natação, que passou a cumprir de fato o papel de regulamentar adequadamente e de forma padronizada esse esporte. Com o passar dos anos, em 1930, outro estilo de nado foi implementado, o até hoje conhecido nado mariposa. No início dessa criação esse tipo de nado era considerado uma simples variação do nado de bruços, mas já em 1952 esse tipo de nado foi separado e realmente considerado um estilo distinto.

Benefícios Desse Tipo De Atividade

Como já foi dito, a natação é um esporte muito versátil, mas não só pelo que foi apresentado inicialmente, mas principalmente por possuir a capacidade de fazer com que todas as partes do corpo e seus músculos e articulações sejam movimentados e é por isso que a natação também é considerada um esporte completo, que possui muitos benefícios, que vão desde a parte física, até a parte psicológica.

Um dos principais benefícios da natação é o fato de fortalecer e tonificar os músculos, já que ao contrário de outros tipos de esporte, ele consegue fazer com que vários grupos musculares sejam trabalhados de forma simultânea, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento dos músculos, sejam eles dos membros superiores, quanto dos membros inferiores, bem como os músculos do peitoral, do abdômen e das costas. Esse fortalecimento dos músculos também faz com que aconteça um aumento da capacidade de a pessoa que pratica a natação realizar outros esforços físicos, contribuindo até mesmo para a coluna, no que diz respeito a estabilidade, a resistência e a flexibilidade.

Outro ponto que pode ser muito trabalhado com a natação é o emagrecimento, já que em uma aula de aproximadamente uma hora é possível se eliminar de quinhentas a seiscentas calorias, tudo isso dependendo da intensidade da prática do nado. Os esforços realizados na água são bem mais altos do que os realizados em terra firma e isso acontece principalmente pelo fato de a densidade da água ser cerca de oitocentas vezes maior do que a do ar.

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

Além de possuir benefícios para todas essas partes físicas, a natação contribui bastante também para outras partes do corpo, como é o caso do cérebro, que recebe benefícios em suas atividades, refletindo assim no aumento da memória, da concentração e no foco da pessoa, ajudando assim em aspectos profissionais e estudantis de uma pessoa.

Por fim, mas não menos importante, a natação também contribui em aspectos psicológicos, como é o caso do estímulo da produção dos hormônios pertencentes ao “quarteto da felicidade”, que são a ocitocina, a serotonina, a endorfina e a dopamina, desde que a natação seja praticada de forma regular. Tudo isso reflete no aumento da autoestima de uma pessoa, bem como a redução da ansiedade e do estresse de maneira geral.

Estilos De Natação Existentes

Como foi citado acima, desde que a FINA – Federação Internacional de Natação foi criada, o esporte passou a ser regulamentado mais severamente, e dessa forma, os estilos de nado também passaram a ser oficializados e regulamentados. Assim sendo, logo abaixo serão apresentados os principais estilos de natação que são mais famosos e conhecidos nos dias de hoje, juntamente com suas principais características e com os principais pontos sobre os mesmos.

– Natação Pura:

Natação Pura

Natação Pura

Esse é o primeiro estilo que vem à cabeça quando pensamos simplesmente em natação, já que é a modalidade mais básica e tradicional desse esporte. A natação pura acontece em piscinas em quase cem por cento das vezes e ela torna possível a união dos estilos mais simples de natação que foram citados anteriormente, como é o caso do nado crawl, o nado de bruços, o nado mariposa e o nado de costas.

– Natação De Águas Abertas:

Podendo ser chamado de várias outras maneiras, como “natação de longa distância”, “natação de alto mar”, “natação de águas livres” ou “natação de fundo”, esse estilo de natação não é tão inusitado, mas como os próprios nomes sugerem, ele acontece principalmente em rios, lagos e / ou mares, já que dessa forma podem ser cruzadas distâncias maiores do que as que se consegue normalmente em piscinas.

Natação De Águas Abertas

Natação De Águas Abertas

– Mergulho:

Nessa modalidade de natação o principal objetivo é que o nadador consiga se submergir completa e totalmente na água e esse estilo conta com duas principais vertentes: o mergulho livre ou o mergulho assistido. No mergulho livre o nadador submerge na água somente controlando e segurando sua própria respiração de maneira individual. Já no mergulho assistido, como o próprio nome já diz, são utilizados equipamentos que prestam assistência para esse processo de prender a respiração, como é o caso dos cilindros de ar, por exemplo.

Mergulho

Mergulho

– Polo Aquático:

A partir dessa modalidade apresentada, os esportes param de ser totalmente tradicionais e passam a envolver a junção ou a inspiração de outro tipo de esporte, como é o que acontece no polo aquático, já que ele parece bastante com o handebol, compartilhando até mesmo os princípios básicos com o outro esporte. Dessa forma, o principal objetivo do polo aquático – assim como no handebol – é arremessar uma bola dentro do gol do time oposto, tudo isso em uma piscina com dimensões adequadas e com regras específicas.

Polo Aquático

Polo Aquático

– Natação Sincronizada:

Esse esporte que também pode ser chamado de nado sincronizado, também é basicamente uma junção de outros esportes, sendo eles a natação tradicional, junto com a ginástica artística e com a dança. Na natação sincronizada, os atletas precisam fazer uma sequência de movimentos (coreografia) embaixo da água, respeitando o ritmo de alguma música pré definida.

Natação Sincronizada

Natação Sincronizada

– Saltos Ornamentais

Também conhecido por saltos na água, essa modalidade de natação também necessita de alguns aspectos como coreografias e danças, assim como a natação sincronizada. Porém, a principal diferença é que nesse esporte os atletas realizam essa coreografia ao mesmo tempo em que pulam de um trampolim que fica bem alto, indo assim em direção a piscina.

Saltos Ornamentais

Saltos Ornamentais

Assim sendo, analisando os benefícios desse esporte e a grande quantidade de modalidades existentes, é muito provável que todas as pessoas possuam um estilo com o qual mais se identifiquem e que assim possam praticar esse esporte e se beneficiar de todos os pontos positivos que ele apresenta, praticando com diversão, o que é bem melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.