Carnaval Cada Vez Mais Forte

O carnaval de 2011 foi uma edição que confirmou algumas certezas. Uma delas é sem dúvida, a sua força, capaz de superar obstáculos considerados quase que insuperáveis.

Esses foram os casos das escolas de samba, Portela, União da Ilha e Grande Rio, que algumas semanas antes do desfile, tiveram grande parte de suas alegorias e fantasias completamente destruídas por um grande incêndio na Escola do Samba e que, mesmo assim, a despeito do pouco tempo, conseguiram desfilar com toda a dignidade e dando, sobretudo, uma grande prova que quando se ama o que faz, não há obstáculo que suplante o prazer de estar no Sambódromo da Marques de Sapucaí, demonstrando toda sua arte. No entanto, os obstáculos não pararam por aí.

A Salgueiro enfrentou um durante o desfile. Com um belo desfile que tratava sobre o cinema, quando teve alguns problemas com carros alegóricos fizeram com que o desfile da escola ultrapassasse em 10 minutos o tempo regulamentar. O desespero foi tanto que a própria presidente do Salgueiro, Regina Celi resolveu tirar os sapatos de salto alto para ajudar a retirar os carros alegóricos na dispersão.

No entanto, assim como ocorreu no carnaval de São Paulo, a música como tema principal uniu as escolas Beija-Flor, do Rio, e Vai-Vai, de São Paulo. Uma homenageando Roberto Carlos e outra o maestro João Carlos Martins. A outra certeza, é de que os blocos de rua vieram para ficar.

Rio de Janeiro Bate Recorde Histórico

O Rio de Janeiro não teve que comemorar apenas mais um capítulo do seu histórico desfile das escolas de samba. Segundo dados divulgados pela Prefeitura, o carnaval de 2011 apresentou o maior faturamento de toda sua história.

Para se ter uma idéia, os hotéis chegaram a ter uma ocupação de 95,4% , e o que é mais importante, deste total, 40% ocupado por turistas estrangeiros. Calcula-se que esse volume de pessoas, gerou uma receita de R$ 1,2 bilhão em gastos com hospedagem, restaurantes, passeios.

Desfiles

Grande parte desse aumento expressivo de procura pelo Rio de Janeiro, segundo a prefeitura, se deve aos blocos de rua que esse ano se consolidaram definitivamente. Os números não mentem. Desfilaram pelas ruas do Rio, 424 blocos que movimentou 5 milhões de foliões.

Se por um lado, os blocos deram uma expressiva revigorada no carnaval carioca, gerou, por outro, uma série de problemas no trânsito. Tal fato apenas mostra que a prefeitura carioca precisa, para os próximos anos, minimizar esse problema.

Carnaval de São Paulo em Ascensão

Se o desfile das escolas de samba de São Paulo não chega ainda aos pés do badalado desfile das escolas cariocas, no entanto, um fato é inegável. Completando 20 anos de sambódromo, o desfile está a cada ano crescendo.

A maior prova disso são as diversas musas do carnaval carioca que acabam também optando em desfilar pelas principais escolas de samba paulistanas. Esses são os casos de Ellen Roche, Viviane Araújo, Sabrina Sato e Ana Hickmann campeã pela Vai-Vai e que desfilou fantasiada de Estátua da Liberdade

O carnaval baiano é outro que segue firme na sua consolidação como um dos mais importantes eventos do país. Para se ter uma ideia, assim como o do Rio de Janeiro, o de 2011 foi o melhor da história, com uma ocupação impressionante da rede hoteleira em 100%.

Grande parte dessa marca histórica é que a secretaria da cultura baiana procurou oferecer diversas opções, além do tradicional carnaval, tais como os trios independentes que saíram se as tradicionais cordas dos blocos, o palco do rock e um maior estímulo ao circuito Batatinha, no Pelourinho, com apresentação de 95 artistas durante todos os dias da folia, com diversos ritmos.

Carnaval de Recife Desponta

Outro Estado cujo carnaval também vem crescendo é de Recife. Nesse ano, a capital pernambucana chegou a receber 700 mil visitantes durante o carnaval, o que contribuiu para que a economia da região tivesse um saldo positivo de 500 milhões, o que representou 20% a mais do que no ano passado.

Para isso, contou esse ano com mais de 340 atrações locais e nacionais em palco, 390 apresentações distribuídas em 17 pólos, com apoio de 43 carnavais comunitários.

Com todos esses números, verifica-se que o carnaval no Brasil cada vez se firma mais como um forte produto que marca nossa identidade cultural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.