Cadeira de Rodas Controlada pelo Poder da Mente

Os cientistas, depois de muito trabalho duro, desenvolveram uma cadeira de rodas controlada pelo poder do pensamento. A cadeira robótica poderá revolucionar a vida das pessoas com deficiências graves que não são capazes de usar um joystick convencional. Ele funciona através da criação de uma imagem tridimensional da área em torno dela, com um laser scanner. Isto é visualizado em uma tela na frente do usuário. Mais uma prova de que os avanços tecnológicos fazem uma grande diferença na vida das pessoas. Para orientar os movimentos, o usuário simplesmente concentra os seus pensamentos sobre a parte da tela onde deseja ir. Eletrodos em uma calota craniana detectam a atividade cerebral dos usuários e assim realiza os movimentos chegando a seu destino. Dr. Javier Minguez, que desenvolveu a cadeira na Universidade de Saragoça, na Espanha, disse que os voluntários tiveram apenas 45 minutos para aprender a usar a cadeira de forma segura e precisa.

Cadeira de Rodas Controlada pelo Poder da Mente

Cadeira de Rodas Controlada pelo Poder da Mente

Ele agora está trabalhando em uma versão comercial que é ainda mais fácil de usar. “O objetivo deste trabalho foi o de demonstrar a facilidade de utilização da cadeira de rodas”, ele disse revista New Scientist. “Todos os assuntos resolvidos com sucesso todas as tarefas de navegação e aprendi a lidar com o dispositivo são de uma forma semelhante.” A cadeira é o último dispositivo a ser controlada pelo poder do pensamento. No mês passado, o carro gigante Honda revelou um “espírito leitura ‘capacete que pode controlar os movimentos de um robô. Com isso uma pessoa que possui uma deficiência pode se locomover em casa ou na rua com facilidade. Capacetes semelhantes têm sido utilizados para mover um cursor sobre uma tela de computador e uma sala de controle da iluminação, operar um telefone e manipular uma mão robótica. O mais recente sistema utiliza um laser montado na parte da frente de uma cadeira de rodas para criar um mapa 3D de seu entorno.

Tecnologia

Tecnologia

A imagem é constantemente atualizada e apresentada como um gráfico sobre a tela do computador. Sensores nas rodas também acompanham a posição da cadeira em que se move em torno de um quarto. Como o usuário olha para o ecrã, um ponto azul pisca na seqüência sobre cada possível destino. Quando atinge o ponto da área aonde o usuário quer ir, a sua brainwaves alterar ligeiramente. Estes milissegundos de longas flutuações na atividade cerebral são apanhados pelos eletrodos e o presidente conjuntos desligado. O presidente usa o seu mapa e sensores para orientar cerca de si mesmo quaisquer obstáculos ou pessoas no caminho. O usuário pode descansar até que ele ou ela chega ao destino, parece filme de ficção científica. Um estudo, que deverá ser apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação no final deste mês, a presidência testado em cinco voluntários.

Criatividade

Criatividade

Porque cada pessoa do padrão de atividade cerebral é única, os voluntários tinham de «comboio», a presidência teste usando imagens. Aprenderam também a forma de controlar a presidência em um circuito virtual. Os voluntários foram capazes de orientar a presidência em torno de um laboratório e um espaço aberto cheio de gente. Embora o presidente não é a primeira a ser controlada pelos pensamentos, é o primeiro que permite ao proprietário um plano de rota e evitar colisões, em tempo real. O protótipo ainda está longe de ser perfeito e só pode lidar com dois pensamentos a cada minuto. No entanto, mais rápido e mais sofisticado versões irá seguir nos próximos anos. Voluntários têm apenas testado a presidência de duas horas em um momento após o qual o molhado gel utilizado para fixar os eletrodos à cabeça do usuário começa a sequem. Programas de TV com certeza irão falar muito sobre isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.