Bioquímica: a Descoberta de Unificação Entre os Seres

A palavra Bioquímica é a junção das palavras química e biologia. Química é o estudo das características dos elementos que compõe a substância da natureza, já a biologia é o estudo sobre as células que formam os organismos vivos. Assim, a Bioquímica é definida como a ciência que estuda os processos químicos dos organismos vivos.

Chamada também de química da vida, a Bioquímica estuda a função e estrutura das biomoléculas como: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos, aminoácidos, peptídeos, enzimas, hormônios, vitaminas, dentre outros.

Vida

Tudo o que acontece às biomoléculas seja a sua síntese e degradação, a sua tridimensionalidade ou as suas inúmeras reações repentinas na célula e no organismo é estudado na bioquímica.

O metabolismo também é um fator que recebe atenção da ciência da vida. Na bioquímica encontramos o estudo sobre o aspecto da produção e o emprego da energia pelos organismos vivos. Além disso, as proteínas, a informação genética e o transporte de membrana celular são discutidos pelos estudiodos dessa ciência. Outro objeto de atenção dessa vertente científica é a água e a sua importância, bem como as suas propriedades físico-químicas.

Corpo

Aos olhos nus os seres humanos parecem diferentes entre si, mas isso muda quando olhamos as pessoas através da bioquímica. Neste nível podem-se observar muitas semelhanças. O modo como o DNA é transmitido de geração a geração, a forma como a energia é produzida e dispensada e a maneira como as biomoléculas são sintetizadas dão ao homem a certeza de que todos possuem o mesmo ancestral. Por assim dizer, a bioquímica tem papel de unir todos os seres vivos.

O conhecimento gerado pela bioquímica nunca para, pois sempre há novas descobertas. Além disso, esses conhecimentos podem ser aplicados não só na medicina e em todas as ciências da saúde, como também nas indústrias farmacêuticas, alimentares, químicas e nas biotecnologias.

História da Bioquímica

A Bioquímica tem suas raízes na química e era chamada no inicio de química biológica ou fisiológica. A corrente da ciência que estuda os processos químicos nos organismos vivos surgiu a partir da curiosidade dos cientistas em pesquisarem os compostos dos seres vivos (humanos e plantas), a sua origem, o seu crescimento e as transformações que ocorrem neles.

Vivos

No entanto, há quem diga que o surgimento da bioquímica se deu mesmo através de uma descoberta importante na área. Os estudiosos descobriram a primeira enzima hoje chamada de amilase.

A denominação bioquímica apareceu em 1903 através do químico e médico alemão Carl Neuberg (1877-1956). Mas muitos outros grandes pesquisadores como Wohler, Liebig, Pasteur e Claude Bernard já estudavam a química da vida no século XIX com outros nomes.

Não demorou muito e a bioquímica começou a chamar a atenção de muitos outros cientistas. Desse modo, em 1872 nasce o Instituto de Química Fisiológica da Universidade de Strasbourg na fronteira entre a França e Alemanha.

Mônica Bueno

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.