Serigrafia

Silk-screen ou serigrafia é o nome moderno dado a um dos mais antigos processos de impressão existentes, o processo em que a pintura é feita através de um molde vazado, stêncil ou máscara como também é chamado. Este método de pintura existe no Oriente desde os tempos mais remotos, utilizando o stêncil para a pintura com padrões, sejam figuras, letras ou outros modelos em espaços seqüenciais, aplicados em móveis, tecidos ou mesmo em paredes de casas ou prédios.

Cursos

Cursos

Na China a serigrafia teve inicio com os recoster de papel que eram usados primeiramente pelos artesãos e depois como máscaras para estampa de tecidos , louças e outros artefatos. Já no Japão os processo de serigrafia ou stêncial como eram chamados os moldes primitivos, ganharam importância quando passou a ser utilizado para pintar os estandartes, as cobertas dos cavalos e as próprias armaduras do samurais japoneses, isso na época Kamamura. Os japoneses também usavam as máscaras para fazer a estamparia nos tecidos e em outros artefatos da sua cultura, e a esse povo são atribuidas algumas evoluções nesse método então ainda bastante primitivo.

Maquina

Maquina

No ocidente a utilização das máscaras que deram origem ao processo de serigrafia que conhecemos atualmente foi utilizado inicialmente nas industrias texteis, onde as imagens a serem pintadas eram vazadas utilizando-se então pincel e o método passou a ser utilizado em escala industrial nos Estados Unidos e na Inglaterra que patentearam a invenção, que era utilizada para decorar móveis, objetos de decoração, tecidos, paredes, louças e uma infinidade de outras artefatos.

Serigrafia

Serigrafia

Alguns artistas importantes tabém usaram a técnica da serigrafia para produzir suas obras de arte, um exemplo foi o artista suíço radicado em Paris, Theóphile Steinlein, além de Bem Shahn, Harry Stenberg e Robert Gwathmey. Marcel Duchamp, deixou um auto-retrato produzido utilizando a técnica da serigrafia colorida no ano de 1959, que está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Foi na 2 Guerra Mundial que a serigrafia no entanto ganhou o mundo da industria, quando aviões com emblemas pintados através da serigrafia aterrorizaram  o mundo, a partir daí a industria passou a se interessar pelas inumeras possibilidades oferecidas pela técnica da serigrafia e então a mesma passou a ser desenvolvida usando as tecnologias disponiveis na época. Com os avanços tecnologicos os conceitos de fotografia foram utilizados pela serigrafia, e hoje ela é uma técnica industrial utilizada em grande escala para os fins mais diversos. Quase todos os produtos que são comercializados na economia brasileira e mundial passam por procesos de serigrafias nas suas embalagens. Sua extrema capacidade de adaptação permite que ela seja aplicada em superficies de qualquer dimensão, inclusive superficies tridimensionais. A serigrafia é asim utilizada em madeira, papel, metal, vidro, plastico, borracha, ou seja, na grande maioria dos materiais de varias formas, espessuras e tamanhos. Pode ser feita através de processos artesanais e manuais e também por meios automáticos normalmente por fabricas e industrias em grande escala.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.