Os Pintores Do Brasil

O Brasil é berço de grandes manifestações culturais, principalmente depois de ter-se desvinculado de Portugal e passou a dar valor a sua própria origem, sem se basear nos modelos instituídos pelos Europeus.

Na literatura os padrões foram rompidos com mais clareza a partir do Manifesto Antropofágico, e a Semana de Arte Moderna, onde surgiram novas ideias e modelos para as novas gerações.

Obras De Arte Brasileiras

Obras De Arte Brasileiras

Já na pintura, as manifestações começaram a surgir no Brasil a partir da Colonização de nosso país pelos Portugueses, e seus precursores, apesar de não serem brasileiros, foram os pintores Maurício de Nassau (grande incentivador da arte no país) e Albert Eckout, que gostava de retratar em suas pinturas o cotidiano dos índios brasileiros.

Ainda há nomes de grande relevância para a pintura, como Jean Baptiste Debret, francês que usou as paisagens brasileiras em suas telas e foi o organizador da primeira exposição de telas em terras brasileiras, juntamente com ele ainda temos Thomas Ender e Rugendas.

Operarios

Operarios

Todos os artistas citados estavam relacionados com a pintura, porém, anteriormente ao século XVIII.

A partir do século XIX os artistas de maior destaque foram dois, um deles sim, de sangue brasileiro, como José Ferraz de Almeida Júnior, nascido no interior de São Paulo, com obras que mostravam a pureza e simplicidade do povo interiorana, como a célebre tela Violeiro, de 1899.

Seguido dele temos João Batista Castagneto, que apesar de não ter nascido nessas terras, veio para o Brasil ainda criança e trabalhou em conjunto com Zeferino da Costa na pintura de ambientes da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

No século XX surgiram outros nomes de expressão no cenário da pintura brasileira, dentre eles Victor Meirelles, Pedro Américo, Artur Timóteo da Costa com seus quadros sensíveis e belos, Gustavo Dall’Ara, marcando em suas obras as paisagens cariocas, João Batista da Costa, Benedito Calixto Jesus, que fazia com Pedro Alexandrino e Almeida Júnior a pirâmide de maior destaque das artes.

Depois desses ainda temos Ismael Nery, Antonio Parreiras, Lucilio de Albuquerque, famoso pela retratação da obra O Despertar de Ícaro, Pedro Alexandrino Borges, que ao contrário dos demais, preferia pintar a natureza morta, simplesmente retratando flashs da sociedade.

Quando da chegada dos anos 50, outros pintores despontaram no cenário artístico como Tomás Santarosa, que pintava com cores fortes e imagens geométricas, Lasar Segall, José Pancetti, Paulo Rossi Osir, com quadros de imagens singelas, como Bonde de Santa Teresa.

Pintura

Pintura

E ainda muitos outros nome de sucesso como, Oswaldo Goeldi, Candido Portinari, com obras grandiosas e de infinita beleza, Georgina de Albuquerque, Anita Malfati, Heitor dos Prazeres, Antonio Bandeira, Vicente do Rego Monteiro, Flávio de Carvalho, Eugênio de Proença Sigaud, Djanira da Mota e Silva, e mais recentemente Tomie Ohtake, Enrico Bianco, Antonio Dias e João Câmara Filho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.