Menor Impressora 3D Do Mundo

Menor Impressora 3D Do Mundo: Pesando Apenas 1,5 kg Aparelho Promete Revolucionar o Mercado No Futuro

A capacidade inventiva do homem não possui limites. Tanto que a cada dia são lançados produtos inovadores, cujo uso até então era possível somente nos filmes de ficção científica. Uma das mais novidades lançadas no mercado recentemente se inspira naquele clássico clichê dos filmes de ficção científica e desenhos animados: o teletransporte.

Menor Impressora 3D

Menor Impressora 3D

Nesses filmes e desenhos, o personagem entrava em uma cabine, desaparecia e rapidamente, surgia em outra cabine, a metros ou quilômetros de distância da primeira cabine onde havia entrado.

Esse conceito é o que foi adotado pelas impressoras 3D, capazes de revolucionar o conceito de que o mundo tinha até então das impressoras. Esses equipamentos têm a capacidade de confeccionar objetos tridimensionais, com materiais diversos, como metais, vidros, cerâmicas, resina, cera, entre outros.

Esses equipamentos já surgiram há algum tempo, mas foram se aperfeiçoando ao longo dos anos. O que se sabe é que a impressora 3D possui um grande potencial em diversas áreas do conhecimento humano: pode ser usada por engenheiros e projetistas para elaborar uma cópia fiel de alguma peça desenvolvida; pode criar peças usadas por médicos em cirurgias, ou até mesmo recriar alguma peça que não é mais fabricada.

Impressora

Impressora

O seu uso é muito prático e simples: os engenheiros e projetistas fazem os desenhos de seus projetos diretamente no computados, que envia o arquivo para o equipamento, que também é denominado de impressora de prototipagem rápida, capaz de recriar uma cópia exata da peça ou produto idealizado pelo profissional.

Antes restritas ao uso profissional, as impressoras 3D passaram a ser aperfeiçoadas, tanto que neste mês de dezembro foi divulgada uma novidade desse produto no mercado. Dois engenheiros austríacos que trabalham na Universidade de Viena, criaram um modelo de mini impressora em 3D mais moderno, compacto e funcional, tanto que é considerada a menor impressora em 3D fabricada até então no mundo,com peso aproximado de 1,5 quilo.

A diferença desse modelo de impressora em 3D criada pelos austríacos é que ela possui um preço acessível, e servirá como uma verdadeira “mão na roda” para pessoas que cultivam hobbies e necessitam de determinada peça para restaurar um carro ou brinquedo, por exemplo, e não encontram em lugar nenhum.

Com a menor impressora em 3D no mundo, esse problema deixa de existir, pois o usuário pode fabricar a peça faltante em sua própria casa. O processo de funcionamento da menor impressora em 3D do mundo é bem descomplicado: ao invés de usar as tintas das impressoras tradicionais, a menor impressora em 3D do mundo faz uso de uma resina, que é utilizada pela máquina em finas camadas por vez, e que sob efeito de uma luz especial o produto endurece, formando a peça. Os cientistas batizaram esse procedimento de tecnologia de fabricação aditiva.

Menor Impressora

Menor Impressora

Por enquanto o produto é somente um protótipo, que custou 1.200 euros para os pesquisadores austríacos, mas os cientistas prometem trabalhar constantemente, para deixar a impressora em 2D menor ainda, bem como baratear o seu custo para que seja vendida para os consumidores em um futuro próximo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.