Tecnologia Smartcard

O smartcard também conhecido como cartão inteligente é bem parecido com o velho conhecido cartão de crédito, a mesma forma e o mesmo tamanho, feito em material plástico e com a tarja magnética. Assim, como pode ser comparado com os cartões bancários e aqueles usados para identificação de pessoas e os “chips” de celulares, o GSM, que ficam dentro do aparelho, atrás da bateria.

Smart

Smart

A diferença entre o smartcard e todos os outros tipos de cartão que acabamos de citar anteriormente é que ele tem a capacidade de processamento, isto é, um microprocessador e uma memória estão instalados dentro dele, permitindo que ele seja um armazenador de informações eletrônicas. Claro, tudo isso dotado de mecanismos de segurança de última geração, o que faz com que operadoras de cartão de crédito utilizem a mesma tecnologia.

Os smartcard podem ser com contato, isto é, são aqueles que são dotados na parte superior de um chip na cor dourada, que mede quase 1,27 centímetros de diâmetro. Este chip serve para quando o cartão é usado, isto é, inserido em um leitor de chip, este entre em contato com conectores elétricos , que tornam possível a leitura e a escrita de qualquer informação neste chip.

Smart Card

Smart Card

Os smartcard também podem ser sem contato, que também possuem chip, porém o contato é feito através de um outro tipo de leitor chamado RFID. Para receber e enviar dados, basta somente uma antena, e a transação é feita rapidamente.

Os cartões sem contato, segundo a norma ISO para tecnologia, foram divididos em duas categorias: A e B. Ainda estão sendo verificadas propostas de mais 4 categorias: C, D, E e F. A divisão é definida pela distância de atuação de cada smartcard.

Algumas características devem ser levadas em consideração para manter o padrão de qualidade. São elas: o formato físico do smartcard, o formato e a posição dos conectores elétricos, a robustez do cartão, se ele é funcional, os protocolos de comunicação, as características elétricas, a posição e o formato dos conectores elétricos e o formato dos comandos enviados ao cartão e as respostas enviadas por ele.

A energia recebida pelo smartcard é única e exclusivamente do seu próprio leitor, uma vez que ele não é dotado de bateria.

Tecnologia

Tecnologia

No Brasil, o mais usado é o smartcard MIFARE, que aparece em várias versões, de acordo com a finalidade do seu uso. Ele está disponível também: MIFARE ISO 14443-A composto de um chip Eeprom com 1K de memória; MIFARE ISO 14443-A composto de um chip Eeprom de 4K de memória, usado para grandes transações; MIFARE DESFIRE ISO 14443-A composto de um chip Eeprom com 4K de memória, usado também em grandes transações; MIFARE ISO 14443-A composto de um chip Ultralight de 512 bites, próprio para pequenas operações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.