Análise Técnica do Nado Costas, Duplo, Varreduras e Respiração

Nadadores, profissionais ou amadores, desenvolvem algumas técnicas especiais para executar os diferentes movimentos dos estilos de natação. Destaca-se como um dos estilos mais interessantes em termos de uso do corpo o nado costas, pois ele permite uma espécie de relaxamento após ter feito séries intensas de nado borboleta e livre (crawl). A seguir vamos explicar um pouco mais sobre as características desse estilo.

Nado Costas: Análise Técnica do Estilo

O nado costas pelo fato de poder ser feito em séries mais leves é bastante usado em aquecimentos, também pode ser realizado em tiros e séries mais intensas, há nadadores especializados nessa categoria. Como já mencionado funciona ainda como uma forma de relaxar os músculos após uma série mais pesada.

Trata-se do único estilo em que o nadador se mantém com os olhos voltados para cima (decúbito dorsal), é um crawl invertido. O nadador fica de costas para o fundo da piscina, seu corpo permanece estabilizado. O alinhamento do tronco e das pernas deve ser perfeito para que se possa realizar essa técnica de nado plenamente.

Movimentos do Corpo

O nadador deve manter seus joelhos dentro da água fazendo a batida alternada de pernas, assim seu corpo permanece mais estável. Quando a braçada entra na fase aérea a execução vira a mão. Uma dica de treinadores para o desenvolvimento do nado costas é que a mão deve sair da água a partir do dedão e retornar com o dedinho. O movimento giratório deve ser executado mantendo a linha dos ombros.

Nado Costas Duplo

Alguns exercícios de natação são usados para corrigir ou educar os nadadores, uma das técnicas utilizada com essa finalidade é o nado costas duplo. Basicamente os nadadores permanecem de costas dando duas braçadas ao mesmo tempo. O nadador tem um bom nível de dificuldade imposto pelo fato de precisar executar o movimento com os dois braços ao mesmo tempo.

Ao ter que usar os dois braços simultaneamente é eliminada a chance de fazer a rotação de quadril. Quando o nado costas duplo é realizado corretamente as mãos saem da água na fase aquática pelo fato de que o nadador precisará abrir o ângulo dos seus cotovelos. Também é um exercício porque elimina o bater de pernas lateral haja vista que não é feita a rotação de quadril. O nadador consegue fazer uma boa comparação entre as suas mãos ao realizar esse movimento de natação sendo um bom exercício para praticar frequentemente.

Varreduras

Mergulho - Nado Costas

Mergulho – Nado Costas

Nadadores do estilo de nado costas usam a varredura para baixo objetivando dar início as suas braçadas ainda submersos. É interessante observar que são movimentos que não tem finalidade de propulsão. Nos nados peito e borboleta a varredura é feita para fora, também não é um movimento de propulsão, mas é essencial para o correto posicionamento das mãos.

Respiração

A respiração no nado costas deve ser realizada da mesma maneira que nos demais estilos de natação, isto é, inspirando pela boca para expirar pelo nariz. A diferença é que nesse estilo o rosto permanece sempre fora da água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.