Para Que Serve a Piteira De Cigarro? Qual a Sua Utilidade?

As Piteiras

A piteira – também bastante conhecida como boquilha – é um acessório utilizado em uma das extremidades de um cigarro que possui a forma de um tubo delgado que proporciona uma maneira alternativa de fumo. Na maioria das vezes esse item é constituído de prata, jade ou baquelita, porém, esses materiais tem ficado cada vez mais no passado, sendo gradativamente substituídos por plásticos modernos.

Antigamente a piteira tinha quase que um papel social e da moda, principalmente da moda feminina, onde ela eram consideradas praticamente uma parte essencial desse ramo, isso entre os anos de 1910 até 1970, porém, ainda hoje é bastante popular em alguns locais, principalmente em relação a moda japonesa.

Essas piteiras podem possuir as mais variadas estética, que podem ser das mais simples até as mais elaboradas, sendo essa segunda muitas vezes composta por detalhes feitos de metais trabalhados e até mesmo pedras preciosas. Porém, existem piteiras ainda mais peculiares, onde a sua composição pode ser feita de chifres, cascos de tartarugas, esmalte ou ainda coisas mais valiosas, como o marfim e o âmbar.

Porém, mais do que um acessório da moda e de até mesmo ostentação, a piteira também possuía utilidades mais práticas, principalmente antes de serem instituídos, no ano de 1960, os cigarros com filtro, que é aquela parte do cigarro que faz com que a quantidade de nicotina e alcatrão no fumo inalado reduzam em até cinquenta por cento. Assim, naquela época, a piteira funcionava como um filtro, sendo que hoje em dia essa funcionalidade não é a mais pontual, já que os cigarros já contam com esse filtro. A possibilidade de utilizar as piteiras é criar um filtro secundário na hora de se fumar, além também de uma forma de prevenir as manchas que comumente os cigarros deixam nos dedos.

Existem ainda as piteiras de papel, também conhecidas por tips, que são uma espécie de bloquinhos de papel cortados em um formato bem pequeno de modo que possam ser enrolados e utilizados como uma piteira, principalmente nos cigarros artesanais. As principais marcas que comercializam esse produto no Brasil são: Bem Bolado, Black Trunk, Yellow Finger, entre outros.

A Utilidade Das Piteiras

Como foi dito acima, muitas pessoas acreditam que o foco das piteiras é única e exclusivamente decorar o cigarro, e por isso, ele pode ser ou não utilizado. Porém, ele também tem o papel de proporcionar uma redução de danos a saúde de seus usuários. Tanto é que as piteiras industrializadas foram criadas em decorrência de estudos médicos que mostravam os pontos negativos de se consumir cigarro.

A ideia da piteira é basicamente fazer com que o filtro que ela possui possa absorver nicotina e alcatrão a cada tragada, e consequentemente fazer com que o fumante inale mais ar e menor quantidade de fumaça de fato, nessa etapa. Porém, o que se mostrou uma fonte de diminuição de prejuízos para a saúde, passou a se tornar um problema ambiental.

Isso acontece porque a Organização Mundial de Saúde – OMS apontou que em todo o mundo existe mais de um bilhão e meio de fumantes e assim a média de filtros descartados no meio ambiente – que são popularmente conhecidos como bitucas – chega a sete por pessoa, durante todos os dias. Isso reflete em cerca de doze bilhões de bitucas jogadas no meio ambiente por dia. Considerando – e sendo bem otimista – que demore cinco anos para essas bitucas se decomporem, o número fica bastante assustador.

Nos cigarros artesanais isso pode ser um pouco diferente, principalmente pelo fato de vários deles contarem com filtros biodegradáveis. Assim sendo, o descarte do produto do cigarro agride muito menos a natureza e o meio ambiente, fazendo com que esse hábito se torne minimamente consciente no aspecto ecológico.

Outra alternativa para esse filtro são as piteiras, que são o foco do artigo de hoje. Ressaltando os benefícios desse acessório, entre eles estão o fato de evitar que as ervas e o fumo caiam, dando assim uma maior estrutura ao cigarro. Além disso, as piteiras também fazem com que as manchas amareladas nos dedos e na boca sejam prevenidas e além disso, também fazem o papel do filtro para as toxinas do cigarro, funcionando como uma espécie de barreira e fazendo com que a fumaça se acumule na própria piteira, não permitindo que sejam ingeridas.

Fumando Com Piteira de Cigarro

Fumando Com Piteira de Cigarro

Como foi apontado, as piteiras podem ser muito mais sustentáveis do que os filtros, principalmente a de vidro, por exemplo, que além de poderem ser reutilizadas, elas também contam com um formato que proporcionam um encaixe perfeito com a boca. Porém é claro que existem cuidados a serem tomados, como o de lavá-la e higienizá-la sempre.

As piteiras de madeira também podem ser usadas mais de uma vez, porém, para os fabricantes propriamente ditos elas são consideradas descartáveis, já que não podem ser lavadas, pois o contato com a água pode fazer com que a madeira tenha alterações. O mais indicado é que se realize a limpeza com o uso de cotonetes e de algodão. As piteiras de madeira são bem queridinhas principalmente por proporcionarem uma certa fluidez e um toque aveludado na fumaça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.