História e Origem Da Natação No Brasil e No Mundo

A História Da Natação

Desde que o homem é homem a natação é algo que vem sendo desenvolvido através da humanidade. Isso acontece muito porque além de a natação ser uma forma de locomoção através de líquidos – que na maioria das vezes é a água – ela também funciona como um ótimo exercício físico e também como uma ótima atividade de lazer, principalmente nos dias quentes, servindo como um refresco muito eficiente.

Mas ainda falando a respeito da história da natação, o movimento coordenado dos braços e das pernas embaixo da água com o objetivo de se locomover já era praticada em comunidades muito antigas e primitivas, que precisavam achar algum meio para se livrarem de predadores, visando assim garantir a sua própria sobrevivência. Porém, nessa época a natação também já tinha um caráter de diversão, o que foi se desenvolvendo cada vez mais conforme os anos foram passando.

Também com o passar do tempo muitas mudanças foram  acontecendo na natação, bem como mudanças aconteceram também com os seres humanos e isso tudo foi contribuindo pouco a pouco até que a natação se tornou um esporte de fato. Nas épocas antigas a natação chegou até mesmo a ser entendida como um pré requisito extremamente importante para a formação dos soldados gregos, já que ela ajudava na forma física de todos eles. Até essa época esse exercício era visto única e exclusivamente como uma forma de aprimoramento pessoal e não como uma modalidade competitiva dos esportes.

Porém, já em meados do século XVII a natação começou a tomar outros rumos, onde nadadores apontam que uma das primeiras mudanças foi a natação ser implementada como uma cadeira obrigatória para os estudantes do Japão, por exemplo. Tudo isso por ordens do então imperador Go Yousei. Assim, a natação passou a ser levada muito mais a sério no continente oriental, porém, ela só teve esse efeito aqui no ocidente lá pelo século XIX, onde Lord Byron, que era um importante nobre do Reino Unido, após ter uma inspiração através de uma história mitológica foi convencido a atravessar o canal que liga a Europa à Ásia – canal esse que conta com águas bastante profundas.

A história que inspirou Lord Byron era a de um moço que fazia a cruzada de um canal para ver a moça que amava, mas ele acabou morrendo em um momento onde o mar se encontrava muito afitada. Por sorte, a história não se repetiu com o Lord, e ele cruzou o um quilômetro e meio de distância com sucesso, tudo isso em apenas uma hora, e assim deixou claro e provado que era possível fazer aquele trajeto através do nado, criando assim um importante marco para a época.

Com mais anos passando a natação começou a ganhar espaço como de fato uma modalidade esportiva e a partir daí passaram a ser organizadas algumas competições na Inglaterra, país que contava com cerca de seis piscinas, o que para época era um número muito considerável.

Nessa época que a natação como um esporte propriamente dito começava a engatinhar, não se pensava ainda muito a respeito de modalidades e estilos do esporte e nem mesmo em unificação das regras ou algo do tipo, porém, já existiam alguns esboços semelhantes de alguns estilos que conhecemos hoje, sendo que o principal deles foi descrito por Thevenot, estilo esse que se assemelhava muito com o nosso atual nado peito.

Com os anos passando todos os estilos que conhecemos hoje em dia passaram a ser ainda mais desenvolvidos e estabelecidos mais fortemente e assim as competições de nato se tornaram mais frequente e pelo aumento de sua popularidade e fama, no ano de 1986 a natação passou a integrar os Jogos de Atenas. Nessa época as provas que eram disputadas eram: cem, quinhentos e mil e duzentos metros livres, mas diferentemente de hoje, a natação era realizada no mar, o que podia acabar gerando alguns riscos para a vida dos competidores.

Pessoas Nadando em Mar Aberto

Pessoas Nadando em Mar Aberto

Nos próximos jogos a utilização da piscina foi implementada, juntamente com novas ideias de provas e aumento no número de atletas. Até o ano de 1912 a natação só podia ser realizada por homens, mas nesse ano, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo as mulheres passaram a aderir a essa modalidade.

A Natação No Brasil

Ao contrário do que se imagina, a natação no Brasil não foi implementada nem instituída por uma pessoa em específico, sendo que ela se tornou um esporte conhecido no Brasil no ano de 1898 quando foi realizado primeiro campeonato brasileiro dessa modalidade, pelo clube da natação do Rio de Janeiro. A prova realizada nesse campeonato foi a de um percurso de mil e quinhentos metros e por ter sido um sucesso, essa travessia entre a Fortaleza de Villegaignon até a Praia Santa Luzia foi se repetindo até o ano de 1912.

Hoje em dia a natação já está totalmente consolidada em nosso país, sendo inclusive um dos esportes mais famosos dos dias atuais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.