Experiente piloto de Formula 1 Rubens Gonçalves Barrichelo, nasceu em São Paulo em 23 de maio de 1972. Rubinho Barrichelo, no kart brasileiro conquistou cinco títulos e sendo considerado como imbatível foi disputar na Europa. Em 1990 foi campeão de Formula Opel com seis vitórias, no ano seguinte foi campeão de Formula 3 inglesa. Aos dezenove anos correu na Formula 3000 tendo alcançado a terceira colocação. Rubinho Barrichelo deu inicio a sua carreira como piloto de Fórmula 1 em 1993 sendo que em 1994, no GP do Pacifico conseguiu seu primeiro pódio, corria pela Jordan e no mesmo ano conquistou sua primeira pole-position, no GP da Bélgica. Em 1995 depois de um Trabalho Duro, Rubinho conquista o segundo lugar no GP do Canadá.
Porque Esse excelente piloto nunca chegou aos primeiros lugares? Esta é uma Resposta Difícil que talvez nem mesmo ele saiba como explicar, pois andou sempre quase lá. Em 1997 Rubinho Barrichelo vai par a Stewart e a seguir recebe proposta da McLarem com a qual ganhou mais espaço no mundo automobilístico e isso levou a uma proposta milionária de sua concorrente Ferrari e assim foi duas vezes vice-campeão e venceu nove Grandes Prêmios e em 2005 foi contratado pela equipe Bar. Sempre foi visto como um piloto competente, mas existia sobre ele a expectativa de um piloto que pudesse substituir Ayrton Senna e isso ele não conseguiu, pois grande parte das expectativas que pesavam sobre Rubinho Barrichelo foi muito alimentada por toda a imprensa brasileira.
Por razões contratuais que as Pessoas Estranhas não entendem sempre foi à sombra de Schumacher o que muitas vezes gerou Protesto Justo por parte dos amantes do automobilismo. A experiência de Rubinho tem sido fundamental para que a Honda caminhe em no longo processo de recuperação. Em 2009, Rubinho Barrichello afirma que vai continuar correndo ao lado de Jenson Button o que já aconteceu no GP da Austrália onde Button ganhou a corrida e Rubinho ficou em segundo lugar.
Dizem que ele nasceu para ser o segundo, porém é o piloto que maior número de vezes participou de Grandes Prêmios, 271 corridas e apesar de ser muito questionado principalmente pelas fãs Rubinho Barrichelo é tido como um dos melhores pilotos de Fórmula 1 em pista molhada e esse parecer é unânime tanto no meio automobilístico como entre os jornalistas que fazem cobertura dos Grandes Prêmios e que acompanham a vida de Rubinho desde que ele entrou para este mundo e que por isso estão gabaritados para falarem a respeito da carreira deste grande piloto brasileiro que sempre foi motivo de orgulho para o país. Hoje pensando em se aposentar coleciona algumas vitórias importantes em sua carreira, mas que não são condizentes com o extraordinário piloto que ele é.