Romário, jogador de futebol que conquistou a marca histórica de completar 1000 gols, assim como o ex-jogador Pelé. Ao lado de Pelé e Ronaldo, é reconhecido como o terceiro maior artilheiro nos jogos da seleção. Apesar de ser o terceiro nessa colocação, ele é superior aos outros dois quando se trata de média de gols pela seleção.
De acordo com uma revista, apesar de Pelé ser reconhecido por ter 1000 gols marcados, Romário passa na frente quando se trata em número de gols em jogos oficiais, isso porque Pelé tem nesses 1000 gols, muitos que não foram oficiais, porém participam da contagem.
Mas, os 1000 gols de Romário tiveram muitas polêmicas. Na matemática do ex-jogador, ele havia feito 955 gols, e de acordo com a mesma revista que citou a afirmação acima, diz que nas contas feitas por segundos, os números não batiam com o do ex-jogador, já que somavam ao todo apena 854.
As polêmicas ainda envolveram mais alguns detalhes como, por exemplo, as polêmicas das atitudes do clube de futebol carioca, Vasco. O time transformou alguns jogos que seriam apenas treinos em amistosos, tudo para somar nos números de gols de Romário, enquanto ele buscava as finalizações para aumentar a sua lista e chegar no tão sonhado número 1000.
Mas, nos registros oficiais, o milésimo gol de Romário, foi pelo clube carioca que ele estava defendendo no ano de 2007. O jogo ocorreu no estádio de São Januário e, através de um gol de pênalti, que o até então jogador cobrou, confirmou o gol de número 1000.
Com isso, o clube do Vasco rendeu uma homenagem a Romário, oferecendo uma estátua no estádio de São Januário, atrás das traves de onde foi marcado o tão esperado gol.
Mas, para ele que buscava a marca de 1000 gols, e alcançou, não foi suficiente. Após alcançar a marca dos 1000, ao final das contas teve esse número aumentado, e chegou então a marcar 1006 gols ao todo, até o ano de 2008.
Isso porque, em 2008 o ex-jogador, voltou a participar de um jogo para festejar o encerramento de sua carreira como craque de futebol. Ao final da partida, Romário marcou mais gols e totalizou 1003 gols. Com tantos gols na vida e na sua carreira, fica até difícil lembrar um por um, que dirá contar todos, assim como o exemplo de Túlio Maravilha, existe a margem de erro, para mais ou para menos. E foi o que aconteceu, a Globo apareceu com uma informação que mudaria ainda mais a matemática dos gols, e a margem dessa vez seria para mais. No caso, foram registrados e computados mais 3 gols que o jogador não teria colocado em sua lista, um deles teria sido com a camisa da seleção. Os outros dois teriam sido com a camisa do clube carioca Vasco.