A Copa Sul Americana, cujo nome principal, por razões de patrocínios, é Copa Bridgestone Sudamericana, é uma competição de futebol entre clubes, porém, com participações nacionais e internacionais, organizada pela Conmebol. Até o ano de 2010, essa competição era totalmente patrocinada pela montadora Japonesa Nissan, mas a partir de 2011, passou a ser pela Bridgestone, fabricante de pneus. Essa competição passou a existir em substituição a duas anteriores, as Copas Merco norte e MERCOSUL, que também substituíram outras anteriores.
Esta Copa passou a ser disputada todo segundo semestre do ano, estando entre as duas mais importantes do continente Sul Americano, perdendo somente pela Libertadores da América. São vários os times que integram essa competição, sendo todos altamente qualificados para a disputa, segundo vitórias e critérios desportivos obtidos em outros campeonatos. A partir de 2009, dois clubes argentinos são sempre convidados para a Copa, independentemente do desempenho obtido, são eles: River Plate e Boca Juniors. A criação da Copa Sul Americana foi em 2002, e a regra de classificação diz que o campeão dela se classifica para a disputa da Recopa Sul Americana no próximo ano, contra o campeão de outra copa, a Libertadores da América, no mesmo ano.
O Pachuca foi o primeiro clube não sul americano a ganhar uma competição da Comenbol. Os times Internacional e Universidad do Chile foram os dois únicos campeões invictos de toda a história da Copa Sul Americana. No mês de novembro de 2011, a organizadora do evento, a Conmebol, e ainda os representantes de todas as confederações participantes decidiram por bem abrir mais oito vagas para a edição do torneio em 2012. Com isso, os países que tinham apenas três vagas, agora contam com mais uma, ou seja, quatro representantes a partir da disputa que será realizada em 2012, exceto dois países, Brasil e Argentina, que já contam com oito e seis vagas, respectivamente.
A Copa Sul Americana, que será realizada neste ano, será a décima primeira edição da disputa, e o campeão dela conquistará a tão desejada vaga para disputar o campeonato mais importante da América do Sul, a Copa Libertadores da América, mas somente em 2013 e, além disso, terá a oportunidade de disputar a Recopa Sul Americana no ano que vem, contra o campeão da Libertadores deste ano. Além do Brasil e da Argentina, os demais países que disputarão a Copa Sul Americana serão: Bolívia, com quatro vagas; Chile, quatro vagas mais a do atual campeão; Colômbia, quatro vagas; Equador, quatro vagas; Paraguai, quatro vagas; Peru, quatro vagas; Uruguai e Venezuela, quatro vagas cada um. Os times brasileiros já estão todos se preparando para a tão importante disputa, principalmente em razão da chance da participação da Libertadores da América, o principal alvo dos clubes de nosso país.