Cazuza

“Cantando agente inventa.
Inventa um romance, uma saudade, uma mentira…
Cantando a gente faz história.
Foi gritando que eu aprendi a cantar:sem nenhum pudor, sem pecado.
Canto pra espantar os demônios, pra juntar os amigos.
Pra sentir o mundo, pra seduzir a vida.(Cazuza)

Esse verso que destacamos, revela um pouco do artista que foi Cazuza, um musico, compositor, cantor, e especialmente um poeta. Agenor de Miranda Araújo Neto, nasceu no Rio de janeiro de abril de 58 e morreu vitima de SIDA/AIDS em julho de 90. Foi um artista polemico, a frente de sua época, que fez muito sucesso e deixou um legado para sua geração.

Cazuza

Cazuza

Nasceu e cresceu no meio artistico, seu pai era produtor e diretor artistico de uma grande gravadora musical, sua mãe gravou 3 discos, assim Cazuza conviveu na sua infancia e juventude com cantores de suceso. Foi um jovem impetuoso, desde novo escrevia poesias, fez cursos de fotos e teatro até descobrir sua verdadeira vocação, a musica. Aos 23 anos Roberto Frejat e Cazuza se conheceram, começava ai uma das parcerias de maior sucesso da musica brasileira, Cazuza é convidado para ser vocalista da Banda Barão Vermelho.

Cazuza Exagerado

Cazuza Exagerado

Cazuza comçou a cantar com a banda, mostrou alguns trabalhos seus e a banda então começou a apresentar suas próprias musicas, inéeditas e o sucesso foi sendo construido aos poucos, tocavam em teatros, festas e faziam pequenos shows. Gravaram uma fita demo e gravaram seu primeiro LP, uma produção barata, sem muitos recursos e avanços de tecnologia. Nesse trabalho estava o primeiro sucesso “Tudo que houver nessa vida”, a musica agradou a critica musical e os cantores, mas vendeu pouco. Em 83 a banda grava o segundo disco, que chama ainda mais a atenção dos profissionais da musica no Brasil pela qualidade das composições e das letras das musicas, poesias que falam de amor, paixões, sofrimento, com ritmos quentes, baladas blues e rocks. A parceria de Cazuza e Frejat se consolidava e Ney matogroso regrava uma musica da dupla que estoura nas paradas de sucesso, “Pro dia nascer feliz”, a partir dai o sucesso e o reconhecimento do publico chegou definitivamente. A musica Bete Balanço estoura nas paradas de sucesso, tema do filme de mesmo nome.

Cazuza Brasil

Cazuza Brasil

Cazuza se consagrou, tornando-se um icone da musica brasileira do século vinte, aclamado pelo público, pela critica e pelos musicos ja consagrados. No ano de 85 Cazuza resolve seguir carreira solo, precisava de liberdade para compor e escolher suas musicas, nesse ano lança “Cazuza” onde mantem a parceria com seu eterno amigo Frejat. Nesse periodo de sua carreira Cazuza apresenta musicas mais profundas, com mensagens de vida, e seus shows são mais elaborados, ja com AIDS anuncia ao publico que é bissexual e assume a doença e o uso de drogas, a noticia causa um grande impacto.

Cazuza

Cazuza

Cazuza emocionou o Brasil, nessa fase compôs compulsivamente, poesias que falam de vida, de morte, de amor, de realidade, questões sociais e paixão. Cazuza ainda grava muitas musicas, sendo algumas delas seus maiores sucessos, e faz shows pelo Brasil, seu ultimo CD foi gravado já em uma cadeira de rodas, e tem musicas como “Cobaias de Deus”. Foram apenas 9 anos de carreira, 126 musicas gravadas, 34 letras de músicas para outros cantores. Uma trajetória de muita alegria, rebeldia, amor pela vida e verdade. Cazuza deixou um legado para a sua geração e musicas que fazem sucesso até hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.