Bigodes Famosos

As tendências de beleza também mudam com o passar dos anos e não são exclusivamente das mulheres, os homens também têm as suas “fases”. Basta você observar em volta, que de um tempo pra cá, os homens estão adotando a barba, não importa a idade. Eles seguem a tendência dos “hipster”, que chegou e parece que vai durar um pouco. Aquela barba grande para fazer um look mais despojado. Enfim, assim como a barba, o rosto liso ou não, o bigode também já teve o seu momento de glória.

Não é a primeira vez que os barbudos estão na moda. Nos anos de 1800, os pelos cobrindo o rosto eram moda, mas durou pouco para que a longa barba desse espaço para a mais curta. Foi diminuindo, diminuindo, até desaparecer por completo, em 1880. E não por acaso, neste mesmo ano, surgia o aparelho de barbear no formato de um “T”. O “utensílio” masculino foi criado pelos irmãos Kampfe. Porém, se tornaram popular graças a King Camp Gillet junto com William Nickerson.

Foi a dupla que criou o aparelho de barbear com lâmias descartáveis. A invenção começou a ser vendida em 1903.

Curiosidades Sobre a Evolução da “Não” Barba

Curiosiamente, em 1903, enqaunto o barbeador de Gillet e Nickerson chegava às lojas, o jornal Chicago Cronicle, lançava um artigo especulando que em uma barba poderiam abrigar-se cerca de 200 mil micróbios.

Já era um momento que a barba não era tão usada, o declínio começou em 1880 e foi reforçado pelo uso da lâmina de barbear. Mas, a mudança de comportamento dos homens também estava relacionada a todos os “estudos científicos” de que era melhor não usar barba, por questões higiênicas e de saúde.

Com a saída da barba entrou em cena o bigode, a sua grande ascensão foi em 1920. Nesta época, boa parte dos homens usavam somente bigodes.

A Simbologia do Bigode

Usar o bigode nos anos 20 não era simplesmente moda, tinha a ver com um “símbolo de honra”. Um homem que carregava um bigode no rosto era visto como alguém capaz de desenvolver qualquer desafio que lhe fosse conferido. O bigode, nesta época, passava a imagem de independência, segurança e sucesso.

Essa imagem de um homem de bigode é igual a um homem importante, foi introduzida na sociedade, depois de 1910. Até então, os homens que só usavam bigodes era uma característica dos franceses, aqueles profissionais liberais, considerados inferiores, como cocheiros, ambulantes e os que faziam trabalhos domésticos.

O bigode ficou na moda por um longo período, de 1920 a 1960, o visual masculino, com ele e sem barba permaneceu. Mais ou menos a sequência seguiu com a barba muito grande com bigode, para barba feita e pouca com bigode, para o bigode sem a barba, para a costeleta e enfim, a moda do rosto liso.

A Revolução Contra os “Cara Limpa”

A partir de 1960, a maioria dos homens adotou o visual de cara limpa, sem barba e sem bigode, porém, em 1969, os homossexuais de New York deu início a uma revolução contra os homens de rosto liso. Tudo começou depois dos distúrbios de Stonewall, manifestações que combatiam a forma violenta que os policiais de New York tratavam os homossexuais.

Os homens foram “estimulados”, novamente, a voltar a usar o bigode e durante toda a década de 70 e também na de 80, ele virou moda, principalmente entre os homossexuais nos Estados Unidos. Era chamada a moda dos “bigodões à la Village People e Freddie Mercury”.

Na Década de 90 o Bigode Sai de Cena de Novo

De novo a cara limpa voltou a ter o seu lugar, isso aconteceu na década de 90. Para passar a imagem do homem jovem e bem-sucedido na vida profissional, ele deveria ou estar de cara limpa ou ter somente a barba muito bem feita, o bigode já estava fora de moda. Pouco tempo depois, a barba era totalmente eliminada. Tê-la significava falta de vaidade, descuido e estava associada a pessoas desempregadas.

Mas, em 2000, mais uma vez as coisas mudaram. O bigode continuou esquecido, mas, a barba, que tinha desaparecido, não só voltou, como começou a “crescer”. Como se não bastasse a barba, agora ela precisava ser grande e com estilo desleixado mesmo. A tendência foi introduzida pelos homens famosos. Bastou que eles adotassem o visual e pronto, as barbas passaram a ser vistas para todos os lados.

A moda da barba voltou com tanta força que um Jonathan Daniel Pryce, um fotógrafo britânico saiu pelas ruas para registrar quantos barbudos surgiram em bem pouco tempo. O resultado do trabalhod o fotógrafo se transformou em um livro.

Bigode e Barba no Brasil

No Brasil, um bom observador percebe que além do retorno da barba, fortíssima moda, mais tímida começa a vontade de usar bigode. Os homens brasileiros estão adotando o bigode, porém, não são em massa, como se vê com a barba.

Nos Estados Unidos, em 2006, se criou o dia “American Mustache Institute”, um movimento especial justamente para incentivar a volta do uso do bigode por parte dos homens. Se observa que desde que os homens descobriram a facilidade de deixar o rosto liso e isso faz com que eles mudem a imagem deles mesmo, o bigode foi o maior “esquecido”. No caso da barba, ao longo dos anos, ela foi e voltou e a em cada “tempo” servia para dar uma “identidade” diferente uma da outra, muitos, significados controvérsios, podemos ressaltar.

A barba e o bigode já foram juntos ou separados símbolo de mau-gosto, de desleixo, de insanidade, de honra, de moderno e muito mais. Porém, mesmo nos casos negativos existia uma busca de exaltar os valores que estão ligados à masculinidade. Tanto o bigode quanto a barba estiveram com força na estética que o imaginário coletivo crio e pode ser possível, que ela vá e volte com tanta facilidade.

O bigode, assim como a barba e o mesmo com o cabelo também entram e saem de moda e podem servir para dar uma identidade a um homem, dizer a que “tribo” ele pertence, dar indicação das suas características e gosto. Principalmente, quando esse homem segue uma tendência que já quer dizer alguma coisa, como no caso dos barbudos do momento, que querem ser modernos e acreditam que são os preferidos do sexo feminino.

 

Eles são só um detalhe. Quem fez a fama foram os bigodes 😀

Veja a Nossa Galeria de Fotos de Bigodes Famosos Abaixo:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.