As mulheres mais poderosas do mundo são mulheres trabalhadoras que fazem de tudo pra defender os direitos femininos, e estão mostrando que o que apenas os homens faziam, elas também sabem fazer e podem fazer ainda melhor. Essas mulheres chegaram onde estão trabalhando muito, sofrendo muito, mas também conquistando e lutando, elas jamais desistiram de seus sonhos, e estão sempre querendo alcançar novos objetivos. Esssa listagem foi divulgada pela revista “Forbes” que anualmente mostra quem são as mulheres mais poderosas e divulga em seu site. De um ano para o outro, a listagem pode sofrer grandes alterações, como a primeira ir pra o décimo lugar e assim por diante, pois uma mulher pode se tornar mais ou menos poderá do que a outra.
As 10 Mulheres Mais Poderosas do Mundo Inteiro
1. Angela Merkel
Angela Dorothea Merkel é considerada a mulher mais poderosa do mundo por dois anos consecutivos, isso pela revista dos Estados Unidos “Forbes”. Ela é uma cientista e também política, é a Chanceler da Alemanha desde 2005 e é tambem a líder do partido “União Democrata-Cristã” desde 2000. Aos seus 58 anos já foi indicada como a mulher mais poderosa por três vezes, sendo as duas últimas vezes consecutivas.
2. Hillary Clinton
Hillary Diane Rodham Clinton é a Secretária de Estado dos Estados Unidos desde 2009. Já foi também senadora de Nova York, com o mandato de 2001 ate 2009, e também foi a Primeira-dama do país quando era casada com o ex-presidente Bill Clinton, com o mandato de 1993 até 2001. Esta mulher que é indicada como a segunda mais poderosa mulher do mundo é graduada em Direito pela “Faculdade de Direito de Yale”.
3. Dilma Rousseff
Dilma Vana Rousseff é uma grande mulher e é considerada a terceira mais poderosa do mundo. Ela é formada em Economia e é vinculada a política, sendo a atual Presidente do Brasil, pelo partito PT (Partido do Trabalhador). Durante o mandato anterior na presidência do Brasil, Dilma era a chefe do “Ministério de Minas e Energia” e depois da “Casa Civil”. Ela é a primeira mulher Presidente do Brasil, ganhando as eleições no segundo turno competindo com José Serra do PSDB.
4. Melinda Gates
Melinda Ann French Gates, de 48 anos, é uma ex-funcionária da empresa “Microsoft” e no ano 1994 ela se casou com um dos fundadores da “Microsoft”, chamado Bill Gates com quem tem três filhos. Atualmente, ela é a cofundadora e também vice-presidente de uma fundação chamada “Fundação Bill Gates e Melinda Gates”. Ela é uma empresária e possui uma fortuna estimada em 40 bilhões de dólares.
5. Jill Abramson
Jill Abramson Ellen é a editora executiva do jornal “The New York Times”. Assumindo a posição em setembro de 2011, ela se tornou a primeira mulher neste cargo na história desta empresa de 160 anos. Aos seus 58 anos ela é jornalista, editora e autora. Além do “The New York Times”, ela já trabalhou também para o “The Wall Street Journal”, “The American Lawyer” e “Time”. Com uma carreira muito bem sucedida ela é apontada como a quinta mulher mais poderosa.
6. Sonia Gandhi
Sonia Gandhi é uma política e também presidente do “Partido do Congresso” da Índia. Ela é viúva do ex-primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi e é também nora da ex-primeira-ministra, mãe de seu marido. Ela foi indicada em 2010 como a segunda mulher mais poderosa do mundo, ficando apenas atrás de Angela Markel. No ano de 2004, ela venceu as eleições, podendo se tornar primeira-ministra, mas decidiu não assumiu o cargo por críticas a respeito a sua naturalidade.
7. Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa de Barack Obama, o atual presidente dos Estados Unidos da América, e ela, consequentemente, é a primeira-dama deste país, sendo a primeira negra a assumir esse posto. Ela é graduada nas universidades de “Harvard Law School” e na “Universidade de Princeton”, sendo formada em direito. Em 2008, ajudou seu marido nas eleições para a presidência dos Estados Unidos. Aos 48 anos, com o maior estilo, ela ocupa a sétima posição de mulher mais poderosa do mundo, mas já ocupou a primeira posição em 2010.
8. Christine Lagarde
Christine Lagarde é uma grande advogada e também política e é afiliada do partido “UMP”. Ela é a atual presidente do “Fundo Monetário Internacional”, o cargo mais alto deste órgão, sendo a primeira mulher a assumi-lo. Ela é francesa e já foi “Ministra do Comércio Exterior”, de 2005 até 2007, “Ministra da Agricultura e Pesca” durante o mês de maio de 2007” e “Ministra das Finanças, Indústrias e Emprego”, em 2007.
9. Janet Napolitano
Janet Napolitano é a atual “Secretária de Segurança Interna” dos Estados Unidos, atuando na administração do presidente Barack Obama. Ela é a quarta pessoa a ocupar esse cargo, que foi criado após os ataques terroristas. Ela é também uma política dos Estados Unidos afiliada ao “Partido Democrata”, já tendo governado o Arizona de 2003 atá 2009. Ela atuou como “Procurador-Geral do Arizona” de 1999 até 2002. Atualmente, é a governadora do Arizona e é considerada a nona mulher mais poderosa do mundo.
10. Sheryl Sandberg
Sheryl Kara Sandberg é uma empresária estadunidense de 42 anos. Ela é a chefe operacional do Facebook desde 2008. Antes de se tornar chefe de operações da rede social mais famosa do mundo, ela foi vice-presidente de “Operações Online e Vendas Globais do Google”. Por ter um cargo tão alto, Sheryl Sandberg é a décima colocada entre as mulheres mais poderosas do mundo.
Conclusão
Para nós brasileiros é um enorme privilégio ver uma brasileira na terceira posição, nossa presidente, que desde que assumiu o cargo vem subindo no ranking e não demorará muito para estar na primeira posição, mostrando para o mundo inteiro que a mulher brasileira também é poderosa.
Abaixo desta lista estão grandes mulheres, muito conhecidas também, como:
- Oprah Winfrey
- Rainha Elizabeth II
- Beyonce
- Jennifer Lopez,
- Shakira
- Gisele Bündchen, na 61ª posição
- Adriana Lima, na 100ª posição
Se desejar ver a lista completa, acesse o site da “Forbes”: http://www.forbes.com/power-women/