Como Ser Mestre de RPG

Entre os que já jogaram RPG muitas vezes surge a vontade de por vezes assumir o papel de mestre de jogo, narrando a história, porém geralmente não é uma transição simples, e há muitas dúvidas quanto às novas responsabilidades. Algumas orientações quanto a este papel no jogo são úteis.

Conheça o jogo e os jogadores

Como Ser Mestre de RPG

Como Ser Mestre de RPG

O primeiro passo é conhecer bem a mecânica (regras) do sistema de jogo que se pretende usar, evitando assim lentas consultas ao livro para esclarecer regras ou verificar dados (claro que muitos bons mestres criam alternativas na hora, para regras obscuras, em nome da agilidade de jogo).

Conheça também os jogadores que participarão da sessão, seus gostos e preferências. Será extremamente entediante narrar uma história sem ação para jogadores que adoram batalhas, ou uma história somente de guerra para jogadores mais interessados na interpretação e desenrolar de tramas.

Prepare-se de antemão

Jogo

Jogo

De preferência tenha preparado de antemão uma aventura, mesmo que seja apenas uma linha guia a seguir para uma história, deixando os jogadores tomarem seus rumos dentro da história. Tenha consigo os dados necessários anotados, ao invés de consultá-los nos livros ou computador sempre que precisar.

Crie alguns personagens e locais relacionados a história, seu passado e objetivos na trama. Grandes fontes para histórias interessantes estão presentes em diversas obras culturais: mitos, livros, filme e jogos eletrônicos. E principalmente esteja preparado para quando seus jogadores conseguirem sair totalmente do rumo da história.

Seja flexível, porém justo

Permitir aos jogadores trilhar seus caminhos é importante, para que não se sintam tolhidos pela vontade do mestre, como bonecos sem poder de decisão. No entanto isso não significa que se deve sempre ceder às vontades dos jogadores.

Dê-lhes liberdade, mas responsabilidade por suas ações: Quando se recusa salvar um reino em uma guerra, pode ser que em pouco tempo você esteja vivendo em uma terra invadida por estrangeiros que você não ajudou a repelir.

Dê a todos os jogadores a chance de desenvolver seus personagens e usar suas habilidades. Existe em todo caso um termo chamado “Regra de Ouro” que dita que em qualquer caso, o mestre dita os resultados finais. Use-a com sabedoria para facilitar a diversão do jogo, não transformá-lo em um exercício de tirania.

Pense na diversão

Jogadores

Jogadores

Principalmente mantenha claro na mente de todos que é um jogo, cujo propósito é puramente se divertir. Evitar discussões e distrações desnecessárias durante o jogo é o ideal, mantendo-o ágil e interessante para todos. Dê aos jogadores o que querem, mas na medida dos esforços que realizarem para isso.

Pensar na diversão também inclui a diversão do mestre. Não torne seu trabalho penoso e não apague seu estilo pessoal de narrar em prol das vontades dos jogadores, afinal o mestre também faz parte do jogo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.