Esqui Aquático: Características Gerais

Esqui aquático representa esporte em que um indivíduo é puxado por barco ou instalação a cabo ao longo de um corpo de água, deslizando na superfície. O esporte exige força do corpo em nível excepcional, bem como bom equilíbrio e resistência muscular. Inventado em 1922, quando Ralph Samuelson usou um par de placas como e um varal, em Minnesota.

Quem Inventou O Esqui Aquático?

Samuelson experimentou com diferentes posições os novos esquis por vários dias, até 02 de julho de 1922. Descobriu que se inclinando para trás e saindo da água na ponta dos pés era o método ideal. O irmão Ben e ele chegaram a uma velocidade de vinte quilômetros por hora. Samuelson também alcançou o primeiro salto em 08 de julho de 1925 ao usar rampa com de 04 pés. O pioneiro passou quinze anos realizando shows e ensinando esqui aquático nos Estados Unidos. O norte-americano chegou à velocidade de oitenta quilômetros por hora ao se tornar o primeiro esquiador de alta velocidade.

Primeira Patente do Esqui Aquático

Primeiro equipamento de Samuelson consistia de aduelas de barril para esquis. De modo posterior iniciou próprio projeto de madeira com ligações feitas de tiras de couro. A corda composta a partir do caixilho da janela. Samuelson nunca patenteou o equipamento. A primeira patente para esquis aquáticos foi emitida para Fred Waller, de Huntington, NY, em 27 de outubro de 1925, quando desenvolveu de forma independente e comercializou no mercado. Composto de mogno seco em estufa, assim como barcos da época. Jack Andresen patenteou o primeiro truque de ski truque no ano de 1940.

O esporte do esqui de água permaneceu como atividade obscura por anos após 1922, até Samuelson realizar shows de esqui aquático de Michigan para a Flórida. A American Water Ski Association reconheceu de modo formal Samuelson em 1966 como o primeiro esquiador de água com registro na história. Ele foi também pioneiro piloto de esqui, esquiador e organizador de show na água.

Saiba Mais

Saiba Mais

A modalidade ganhou atenção internacional nas mãos do promotor famoso, Dick Pope, por vezes referido como o “pai do esqui aquático americano” e fundador da Cypress Gardens, em Winter Haven, Flórida. Ele cultivou imagem distinta ao parque temático, que incluiu inúmeras fotografias dos esquiadores aquáticos como principais atrações. Estas fotos começaram a aparecer em revistas de todo o mundo entre 1940 e 1950, ajudando a trazer a atenção internacional ao esporte pela primeira vez em nível global.

Também foi a primeira pessoa a completar salto sobre esquis aquáticos, saltando sobre rampa de madeira em 1928, na distância de 25 pés. O filho, “Dick Pope, Jr”, é inventor do esqui descalço. Ambos os homens estão no Hall da Fama do Ski. Hoje, Winter Haven, com a Cadeia de Lagos, continua a ser cidade importante para o esqui aquático, com várias das principais escolas operacionais ao redor do mundo.

Esqui Aquático Nas Olimpíadas          

Esqui aquático se desenvolveu ao longo do tempo. Torneios e competições de esqui foram organizados. Como um esporte em exposição foi incluído na Olimpíada de 1972.  A primeira Exposição Nacional de Esqui foi realizada em 1974, e a inicial de água intercolegial referente ao Campeonato Nacional de Esqui aconteceu no ano de 1979. O Home Care (EUA) representa a competição pioneira às pessoas com deficiência, organizada dez anos depois. O projeto pioneiro de esqui aquático com patente que incluiu fibra de carbono foi Hani Audah.

Técnica Básica: Esqui Aquático

Esqui do gênero de modo usual começa nas águas profundas, com o esquiador se agachando sobre os limites aquáticos. O esquiador também pode executar ar seco por estar na praia ou um cais, no entanto, este tipo de entrada é recomendado somente para profissionais. Quando o esquiador está pronto, o motorista acelera o barco para puxar o atleta fora da água.

Além do condutor e o esquiador, uma terceira pessoa conhecida como o observador pode estar presente. O trabalho do observador é observar o esquiador e informar o motorista se o mesmo pode cair. O atleta e os ocupantes do barco se comunicam ao utilizar sinais de mão.

Slalom: Esqui Aquático

Um curso completo esqui aquático slalom consiste de 26 boias e um torneio para ser sancionado pelo IWWF que é a federação internacional. Todo o curso deve ser vistoriado antes da competição por um agrimensor para garantir a precisão. Há portões de entrada no início e ao final do curso que o esquiador deve passar entre seis e boias e em ziguezague. O restante é válido ao condutor para garantir o barco a se direcionar para baixo do centro do curso.

A pontuação do esquiador tem base no número de boias que ultrapassa com sucesso, a velocidade do barco e o comprimento da corda. Há mudanças no ritmo, dependendo do seu sexo e idade. Em um torneio os esquiadores escolhem a velocidade e do comprimento que desejam iniciar. Se o atleta conclui a primeira passagem com sucesso à velocidade do barco aumenta para 03 km/h, esse processo se repete até completar a passagem bem sucedida à velocidade máxima de acordo com a divisão.

Esqui Aquático

Esqui Aquático

Quando o esquiador completar uma passagem bem sucedida do curso de slalom, o topo de velocidade e da divisão da corda se reduz em incrementos específicos até o esquiador deixar de completar o curso. Profissionais de modo usual começam em 58 km/h (velocidade máxima) com corda que reduzida para 13m. A virada das boias está posicionada com distância do centro do curso de slalom de forma que a corda é encurtada além 11.5m e os esquiadores são obrigados a usar o impulso para chegar ao fim da etapa.

O recorde mundial é de duas bóias de 9.75m, obtido em 2009. O empate aconteceu no ano de 2013. Nesse comprimento da corda o corpo passa por esquiadores com contrações isométricas intensas e torque superior do extremo com cargas de até 600 kg que começam a acelerar após arredondar o turno boia. Há altas velocidades, em geral além do que o dobro do ritmo de barcos, o que significa que os especialistas podem alcançar 116 km/h, ou faixa posterior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.