Estão rolando na internet três vídeos com cenas de orgia sexual, envolvendo o padre Duarte. O fato se tornou um escândalo na cidade de Santarém, na Paraíba, causando indignação na população da cidade de mais ou menos duas mil e quinhentas pessoas. Noticias veiculadas na internet relatam relações sexuais envolvendo um casal, supostamente seriam amigos do padre Duarte. Quanto ao dois, o que se sabe é que sumiram da cidade imediatamente após a veiculação dos vídeos. O blog que exibia as cenas foi retirado do ar, mas as imagens foram largamente difundidas na rede, e de acordo com especialistas em edição de imagens, as mesmas são de ótima qualidade, no mais alto padrão de vídeos caseiros de cunho sexual.
Esta análise derruba a defesa do padre Duarte que se pronunciou afirmando ter sido vítima de uma montagem feitas a partir de imagens de seu laptop, que segundo ele, foi roubado recentemente. A Diocese local se manifestou oficialmente lamentando o acontecido, referindo-se ao fato de que qualquer escândalo envolvendo a moral de padres é muito triste para a cultura religiosa, mas demonstra que todos somos humanos e portanto sujeitos ao ato de pecar. Também pedem perdão pelo acontecido em nome da instituição religiosa. Foi veiculada a noticia de que o padre Duarte está afastado do exercício do ministério já a dez anos, sendo permitido a ele apenas celebrar missas na capela de sua casa. Quanto aos motivos do afastamento do mesmo, nada foi mencionado.
Embora saibamos que muitas noticias que caíram na mídia são falsas, este caso esta dando muito o que falar, e ainda que as coisas se esclareçam o escândalo já está formado. Os comentários de pessoas que assistiram aos vídeos, que ainda podem ser vistos na internet, demonstram a diversidade de opiniões das pessoas a respeito do assunto. Na situação em questão, o primeiro vídeo mostra o casal em cena de sexo e uma terceira pessoa filmando, da qual só se ouve a voz masculina, que pode ser do padre Duarte, ou não. Nesta imagem a mulher estimula o homem para que se sinta a vontade, relaxe e aja naturalmente, como em seu dia a dia.
Na segunda imagem se vê somente dois homens, o padre Duarte e o outro homem a quem ele se refere como Bruno, ambos tentando colocar a câmera em uma posição privilegiada. O mesmo acontece no terceiro vídeo, mas neste o padre está na cama completamente nu, de bruços e se mostra impaciente com a demora do outro para iniciar a filmagem, que na verdade já estava acontecendo. Se a idéia do grupo era conseguir alguns momentos de fama a qualquer preço, eles com certeza conseguiram. Uma brincadeira sem noção que obteve proporções muito desagradáveis, envolvendo a imagem da igreja.