A fama da beleza da mulher brasileira corre o mundo, e não é por acaso, afinal existe uma mistura de raças no nosso Brasil que parece ter dado certo. A mulher bonita por aqui não tem um padrão específico, ela pode ser mulata, loura, morena clara, jambo, ruiva; suas feições podem ir das mais delicadas até as mais marcantes; baixinhas ou altas; cabelos encaracolados ou lisos, enfim, são muitas as combinações que fazem do nosso Brasil um excelente berço de diversidade quando o assunto é mulher linda.
Mas como todos bem sabemos, nós mulheres nunca estamos totalmente satisfeitas com o próprio visual, melhorar e mudar são palavras que mexem com a imaginação do sexo feminino, e estes verbos podem se aplicar aos mais diversos pontos fracos ou críticos, que é como costumamos denominar as partes de que não gostamos muito, para não dizer que detestamos. Um dos alvos que sofre mais experiencias são os cabelos e o sonho de consumo de muitas é a tal escova definitiva.
Para ser franca eu sou uma das muitas mulheres que adoraria fazer a escova definitiva, afinal meu cabelo não é liso nem crespo, é um pouco ondulado e muito volumoso. Ao chegar no salão de beleza me sinto exatamente com a famosa leoa da foto do “antes e depois” da chapinha, e a maior alegria é me ver depois que passo pelas mãos da minha cabeleireira. Existem muitos questionamentos quanto a escova definitiva e a progressiva, elas concorrem de perto. Mas ambas tem diferenças, por exemplo, a progressiva usa formol e amônia, vai saindo com o tempo, inclusive perde seu efeito com a aplicação de algumas colorações, portanto não é muito adequada para quem costuma mudar a cor de cabelos ou tingir com freqüência. A escova definitiva, como já diz seu nome, usa um produto que alisa os cabelos e não sai, somente o crescimento do mesmo e o corte é que poderão eliminar seus efeitos.
A escova definitiva também é muito conhecida como escova japonesa, bastante famosa em grandes salões de beleza. A estética feminina é um segmento que cresce sem parar e a todo momento se descobrem novas técnicas e produtos de tratamento, tingimento, hidratação para cabelos, etc., porém não esqueça de que certos cuidados são essenciais, especialmente no caso da escova definitiva. O principal deles é quanto a credibilidade do profissional que está lhe indicando a técnica e o produto a serem usados, afinal trata-se de um agente químico que pode ser perigoso se for utilizado de forma inadequada ou em dosagens erradas, por isso exige extrema responsabilidade e competência do profissional. Quanto a sua duração, vai depender do crescimento do cabelo, o produto não pode ser reaplicado nos fios que já receberam esta química, somente nas raízes. Seu custo é bem alto podendo ir de R$ 800,00 até R$ 3.000,00 de acordo com o tipo e comprimento dos cabelos, mas o efeito é lindo e a sua satisfação garantida.