O meio do ano significa frio em algumas regiões do Brasil. Principalmente no sul e sudeste, essa é uma época ideal para tirar as roupas quentinhas do armário e esbanjar classe e elegância na estação mais gelada do ano. Falando nelas, duas peças essenciais que combinam muito são o chapéu e o cachecol. No entanto, é preciso algumas regrinhas básicas para aproveitar o melhor uso desses acessórios.
O cachecol é um acessório extremamente versátil, que pode ser usado em diferentes situações para homens e mulheres. A versatilidade não para por aí: além da necessidade do uso quase instintivo em ambientes ao ar livre com muito vento, ele também é útil nos ambientes indoor.
O esporte é o exemplo perfeito de como o cachecol é aplicável a qualquer mundo. Indoor, as salas de poker geralmente são fechadas e climatizadas e alguns competidores gostam de usar o acessório para minimizar o impacto do ar-condicionado com estilo. Já no ambiente ao ar livre, o cachecol é ideal para o snowboard como maneira do atleta se proteger do frio. Uma oportunidade perfeita para o esportista esbanjar classe no seu campo de atuação.
Para as mulheres, o cachecol combina muito bem com vestido e casaco e pode combinar também com o blazer. Ele se encaixa perfeitamente com roupas mais neutras, principalmente com blusas básicas de preto, branco ou bege. “Eu gosto de usar o cachecol para todas as ocasiões. É uma peça que super valoriza o visual. Principalmente quando você está usando um look simples. Ótimo para o outono e inverno”, diz a youtuber de moda Camila Coelho.
Outra dica bem interessante é não exagerar na espessura do cachecol: é importante estar de acordo com a temperatura. Ou seja: em dias mais frescos da primavera, o ideal é utilizar uma peça fina e leve para combinar com uma temperatura agradável. Assim, o cachecol é ideal com camiseta.
No inverno e em temperaturas mais baixas, o cachecol se torna ainda mais importante e, consequentemente, é ideal uma peça mais grossa para combinar com casaco ou blazer.
A youtuber Andrea Costa tem um vídeo com mais de um milhão de visualizações que mostra ideias diferentes do uso de cachecol. Vale muito a pena ver.
Já o chapéu feminino requer um pouco mais de atenção e cuidado para se encaixar bem no visual. Para Lilian Riskalla, consultora de imagem pessoal e corporativa, essa peça não é adequada para locais fechados como teatro e cinema, nem em ambiente de trabalho ou em jantares corporativos.
Lilian aponta que o chapéu, no entanto, é ideal para ocasiões mais leves e festivas, como praia, campo, festivais sob o sol e festas. Os mais utilizados pelas mulheres são os chapéus de estilo coco, clochê, fedora, cowboy, panamá e floppy.
Para Mariana Kalil, especialista em moda, o fedora é ideal para ser utilizado no inverno. “As características principais deste chapéu são aba do tamanho médio e a copa com o vinco bem marcado. Seu material mais caraterístico é o feltro — daí a preferência de uso em temperaturas mais frias. A aba é estreita e ele conta com uma pequena dobra na parte de trás”, completa Kalil.
Outro acessório que se adapta bem ao inverno é o chapéu floppy. De estilo retrô que remete aos anos 60 e 70, ele é ideal para um modo mais alternativo. “Fica perfeito em looks para dias frios, com casacões e peças mais pesadas. O importante é combiná-lo de forma adequada e equilibrada no look. Para compor um visual perfeito com ele, use-o com vestidões. Se estiver frio, aposte no chapéu junto com um casaco de pele falso”, afirma Daniela Brisola do site Dicas de Mulher.
A youtuber Thaylise Ferreira fez um vídeo bem legal mostrando algumas dicas interessantes para usar diferentes tipos de chapéus.
Não faltam estilos e maneiras de usar chapéu e cachecol. Basta encontrar o seu melhor modelo, adequar ao tamanho ideal da sua cabeça ou pescoço e esbanjar estilo no inverno e primavera.