Estética Bucal

O Brasil é um país que carece de um atendimento para a saúde mais efetivo em todas as áreas. Porém, podemos destacar dentre essas áreas que merecem mais atenção e cuidado a saúde bucal. Em geral, o país realizava ações sem grande complexidade que tinham metas paliativas, mas não curativas.

Durante décadas a população mais carente do país enfrentou inúmeras dificuldades para conseguir estar frente a frente com um dentista. Quase todas as ações voltadas para a saúde bucal eram destinadas a crianças em idade escolar, entre 6 e 12 anos, e mulheres gestantes.

Nessa conjuntura, os idosos e os adultos, em geral, não tinham pronto atendimento para tratar problemas dentários e, quando eram atendidos, geralmente passavam por medidas mutiladoras. Dessa forma, concluímos que, historicamente, a odontologia era uma das áreas de exclusão social.

Pessoas Excluídas

Para se ter uma ideia da situação, uma pesquisa realizada em 2003 chegou ao alarmante resultado de que cerca de 13% dos adolescentes jamais tinham se consultado com um dentista. Além disso, essa pesquisa ainda apontou que cerca de 20% da população do país tinha perdido todos os dentes. Quase metade dos brasileiros, cerca de 45%, nem tinha acesso regular a uma escova de dentes.

Mesmo com essa situação limite nas últimas décadas, foram apenas ensaiadas algumas atitudes e experiências com vista a resolver a questão. Dentre as ações estavam campanhas pontuais para prevenção do aparecimento de cáries e problemas mais sérios. Algumas ações curativas com um pouco mais de complexidade passaram a ser realizadas, mas não existia nenhum tipo de política nacional para cuidar da saúde bucal da população.

Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e se constitui num grande marco de mudança que demonstra que a odontologia poderá se tornar acessível para todos. Os objetivos dessa política buscam melhorar a organização da oferta de serviços através do sistema público de saúde do Brasil.

Para que haja mais organização é necessário estabelecer um sistema de saúde que trabalhe como um todo. O modelo precisa promover um atendimento que seja universal, integral e que seja igualitário. Seria uma forma de tentar levar para a área de saúde bucal os princípios da implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.

Ações do Brasil Sorridente

O lançamento do Brasil Sorridente se deu em Sobral, no estado do Ceará, no mês de março de 2044. Os seus princípios e diretrizes estão de acordo com as normas do SUS e como principais ações o programa visa promover a saúde, a prevenção e o tratamento das doenças bucais com a possibilidade de cura e um atendimento realmente efetivo sem ações meramente mutiladoras.

O Governo pretende que o programa ajude a melhorar o nível de saúde bucal da população e, assim, da saúde como um todo. Basicamente, se trata de um modelo de atendimento de saúde bucal que seja baseado efetivamente para atender as necessidades verdadeiras das pessoas. Uma democratização do acesso da população mais carente a atendimentos de saúde bucal.

Linhas da Ação

Além do tratamento, o objetivo é que o programa previna as principais doenças bucais. Para organizar o programa e garantir que ele seja realmente efetivo é necessário traçar linhas de ação. Dentre essas linhas de ação destacam-se a Atenção Básica em saúde bucal voltada com um foco especial para as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família.

Também é necessário cuidar da ampliação e da qualificação da Atenção Especializada, o que será feito em parte pela criação e implementação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Outra linha de ação bem importante é tornar mais efetiva a presença de flúor nas estações de tratamento de água que é utilizada para fazer o abastecimento público.

Redes Integrantes de Atenção à Saúde

Um dos principais fundamentos do Programa Brasil Sorridente é oferecer a possibilidade de que haja uma atenção especial para os tratamentos básicos de saúde bucal. Além de tratar os problemas bucais, é necessário ensinar a população a como evitá-los e ter mais cuidado com a saúde da sua boca. Afinal, a saúde bucal também faz parte do quadro geral da saúde.

Como Irá Funcionar o Programa Brasil Sorridente no Plano Brasil Sem Miséria?

O Ministério da Saúde é o responsável por coordenar o Programa Brasil Sorridente que está dentro de um programa maior, que é o Plano Brasil Sem Miséria. Os objetivos da campanha são oferecer para a população orientação e diversos tipos de tratamentos.

Esses serviços serão realizados através de equipes de saúde bucal formadas por profissionais qualificados. Os profissionais da odontologia fazem parte do grupo de profissionais que irá atuar na estratégia da Saúde da Família. Com o programa de saúde bucal, o Brasil Sem Miséria será expandido para chegar aos municípios mais necessitados do país, bem como as periferias das grandes cidades.

Outros Programas

O programa Brasil Sorridente ainda será integrado com outros tipos de políticas públicas como, por exemplo, o Mulheres Mil e o PRONATEC. Com tantos programas funcionando de formas coordenadas é mais fácil atender as pessoas de uma forma completa para garantir que elas tenham saúde e chances de melhorar de vida.

Unidades de Atendimento

Para que o programa possa funcionar da forma desejada serão implantados novos Centros de Especialidade Odontológica e Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). Também serão ampliados os centros que já existem e haverá a contratação de novos profissionais para atender nesse programa de saúde bucal.

Quem se interessou em conhecer melhor o Programa Brasil Sorridente pode conferir o seu site acessando link www.saude.gov.br/bucal. Também é possível saber mais através do contato com a na Ouvidoria Geral do SUS no telefone 136 (escolha a opção 9). Já para saber mais sobre o Plano Brasil Sem Miséria acesse www.brasilsemmiseria.gov.br.

Qual o Público-Alvo?

O Programa Brasil Sorridente foi criado para tornar possível que a população mais carente receba atendimento de qualidade para melhorar os índices de saúde bucal. Finalmente as populações mais pobres poderão mudar o histórico de atendimento odontológico que nosso país tem e todo mundo terá acesso a um atendimento de qualidade.

Há alguns anos, a preocupação das meninas mais jovens era apenas com cabelo e maquiagem. Mas, com a evolução das técnicas de ortodontia, é possível colocar em sua lista de prioridades a estética bucal como um tópico a ser pensado. Um sorriso bonito hoje em dia só não tem quem não pode investir ou quem não quer, porque os métodos de estética bucal estão bem evoluídos e alguns processos são indolores e bem simples de fazer.

Estética Bucal

Estética Bucal

Uma das técnicas de estética bucal mais procuradas é a de clareamento dental. Por meio de soluções aplicadas nos dentes é possível ter um sorriso mais branco em poucos dias. O processo é de aplicação única e retira manchas de cigarro e idade. É bem durável e pode ficar bem por anos a fio se for feita a manutenção com limpeza em casa. Há diversos tratamentos para a estética bucal no mercado e para saber mais, a indicação é consultar seu dentista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.