A relação das fases da lua com os cabelos surgiu em décadas muito antigas, quando os povos agrícolas pensavam que o seu poder sobre as plantações também era exercido sobre os fios. Criou-se um mito, que se estende até os dias atuais. O mito, em uma simples definição, é algo que se inventou, por força de uma crença, tendo sido transmitido às gerações seguintes, sem que se tenha questionado a sua verdade. Quando não se questiona, a crença permanece.
Embora muitas pessoas afirmem que as diferentes fases da lua são decisivas para certos tipos de tratamento para os cabelos, especialistas afirmam que não existe nenhuma evidência científica que comprove isso. Dermatologistas e outros médicos, além de estudiosos explicam que todos os fios passam por um ciclo, em que nascem, permanecem em repouso e morrem, tal como os seres humanos. Acrescentam que tal ciclo não é influenciado pela lua. Como exemplo, pode-se citar o crescimento dos fios, que atinge, em média, 1 cm por mês.
Esta é a medida para a grande maioria das pessoas e não poderia ser mudada pela força da lua. Trata-se, portanto, de um mito”. Muita gente possuem dúvidas em relação ao corte de cabelo e a lua, isto é, será que realmente as fases da lua influenciam no corte de cabelo? Até o momento isso não foi esclarecido, ou melhor, isso não é verdade, pois não foi comprovado que existe alguma relação entre nossas madeixas e a lua.
Segundo pesquisadores, não existe nenhuma força física que comprove entre o crescimento do cabelo e a lua, entretanto, como o astro influi até nas marés, podemos esclarecer que a lua também influencia nas madeixas. Determinados pesquisadores a partir de sua opinião o caso é completamente diferente, pois o oceano possui grande massa e esta forma é atraído pelo satélite, assim a gravidade possui proporção quanto ao peso, no qual nossos cabelos sofrem muito pouco os efeitos.
Estudo Realizado com Cabelos
Atualmente, estudos sobre os cabelos são vastos e todos sabem que a saúde e a beleza dos fios estão ligadas a diferentes fatores. A genética é o primeiro deles. Em seguida, vêm os hábitos de vida, que podem melhorar ou piorar a qualidade dos cabelos. Os produtos industrializados, criados a partir de estudos, também ajudam muito. Em suma, uma rotina saudável irá contribuir com os cabelos, pois eles são um dos reflexos do estado em que o corpo se encontra.
Um bom shampoo, adequado ao tipo capilar, também faz com que os fios adquiram outra aparência. Cortes frequentes eliminam as pontas duplas e ressecadas, conferindo, também, um aspecto muito melhor aos cabelos. Existem varia superstições, crenças, mitos, sugestões sobre cabelos, e a mais comum e antiga é na hora de cortar a cabeleira de acordo com a lua que estamos.
Quem nunca olhou no calendário lunar antes de ir ao cabeleira Para saber se isso é mesmo verdade, procuramos especialistas dentro dessa área. As crenças de que a lua só influencia na saúde capilar não é aplicada apenas no modo de corta. Varias clínicas de tratamento anunciam soluções para todos os problemas, por meio das fases da lua. Este hábito é muito antigo, vindo de tempos em que a agricultura era o principal modo de sobrevivência humana.
Mudança de Estação
Nesta mudança de estação (verão/outono) é muito comum a gente perceber uma queda mais acentuada dos fios de cabelo. Muitas vezes a causa pode ser natural, dentro do ciclo normal de renovação capilar, mas também pode vir de fatores totalmente fora da condição de normalidade fisiológica. O cabelo depende de qual a intenção em relação ao cabelo, se está caindo, se tá fraco, se quer que cresça rápido, etc.
No início do ciclo, a fase nova da revitalização e renovação e também aceleração do crescimento do cabelo. O nome já a Crescente, estimula o crescimento do cabelo, que se torna ainda mais acelerado e, nesse caso, ajuda a eliminar sujeiras, tinturas e outros processos mais rapidamente. Na Lua Cheia, o corte faz com que o cabelo cresça mais volumosos e mais cheios. Já na Minguante, o crescimento é mais demorado, e o corte ajuda a manter o mesmo formato, fortalece a raiz.
O corte na Minguante é para pessoa que não tem muita queda de cabelo. Segundo mulheres que seguem este “método” dizem que o corte ocorre realmente uma influência com a lua, desta forma milhares de mulheres cortam o cabelo apenas em determinadas fases da lua. Como a lua tem influência a tudo que é líquido, acredita-se que a lua tem influência em relação ao fluxo sanguíneo do couro cabeludo, no qual estimula o aumento da circulação sanguínea e favorece a beleza e/ou crescimento dos fios. Mas isso é apenas uma hipótese, pois nem mesmo os astrônomos conseguem explicar.
Segundo os Cabeleireiros
Cabelereiros afirma que a experiência prática com clientes e com seu próprio cabelo, observa que o corte frequente (cortar pontinhas por, no mínimo 3, 6 meses seguidos) na fase lunar de nosso nascimento é excelente, fortalecendo e deixando o cabelo mais forte, bonito e com brilho. Para descobrir qual a fase em que a Lua estava quando nascemos, há duas maneiras: ou consultar um astrólogo, que a obterá através de nosso mapa astral, ou consultando calendários da data de nascimento que mostrem as fases da Lua daquele ano.
O salão Dios, em São Paulo possui um tratamento chamado “Encanto da lua”, que é baseado na influência da lua sobre os materiais líquidos. Renata Souza, proprietária do salão, afirma que as fases da lua podem sim influenciar os cabelos. Nossos tratamentos são baseados nas fases da lua e nossas clientes nos procuram justamente por isso, e todas conseguem resultados. O “Encanto da Lua” consiste numa limpeza do couro cabeludo e uma aplicação de um laser capilar, que promete acelerar o fluxo do sangue, aumentando a circulação no bulbo e nas papilas capilares, onde os fios nascem. Os especialistas do salão prometem que com este tratamento, os fios cresçam de 1,0 a 1,8 cm por mês.