Pensando em agilizar a ida ao salão algumas pessoas consideram a possibilidade de fazer dois procedimentos no mesmo dia. É uma ideia contraindicada haja vista que dois procedimentos realizados no mesmo dia podem ter uma interação desastrosa nas madeixas. Dois procedimentos que não devem ser feitos no mesmo dia são botox e tintura.
Há quem desconsidere esse alerta pelo fato de que hoje em dia grande parte dos produtos usados para fazer botox capilar não tem mais formol em sua composição. No entanto, ainda que o botox não seja uma química e tenha finalidade de hidratação pode não ser compatível com a química presente nas tinturas. Continue lendo para entender melhor porque essa combinação não é exatamente uma boa ideia.
Como a Tintura Age no Cabelo
Para entender a possível incompatibilidade de fazer tintura e botox capilar no mesmo dia é necessário entender o funcionamento de cada procedimento nos fios. Tintura é um tipo de química que atua modificando a cor das madeixas. Independente de você estar clareando ou escurecendo os fios terá como consequências da tintura ressecamento, quebra e até queda das madeixas.
Tinturas permanentes quando aplicadas nos fios agem abrindo as suas cutículas, em outras palavras fragilizam as madeixas. Os pigmentos são depositados através dessa abertura das cutículas. Quem faz esse tipo de química no cabelo deve manter uma rotina de cuidados capilares que incluem hidratação, nutrição e reconstrução. Se não houver esse tratamento o cabelo vai ficando cada vez mais ressecado e fraco.
A situação da saúde capilar é ainda mais agradava quando o procedimento de tintura inclui descolorir as madeixas. Nesse caso há alteração profunda na pigmentação natural do cabelo. Sendo assim ao terminar a aplicação da coloração é indicado fazer um tratamento de hidratação profunda que reponha os nutrientes perdidos. Há excelentes produtos desenvolvidos especialmente para cabelos tingidos.
Como o Botox Capilar Age no Cabelo
Esse tratamento recebeu o nome de botox capilar pelo seu grande poder de recuperação de fios danificados, tal qual os resultados do verdadeiro botox (o facial). Não há nenhum componente de toxina botulínica nos produtos de botox capilar. É uma opção para cabelos que estão muito danificados. Funciona como uma hidratação que vai além, oferece para o cabelo todos os nutrientes que estão fazendo falta para a saúde dos fios.
As fórmulas desses produtos contam com óleos essenciais, colágenos, aminoácidos, queratinas e silicones. Os componentes dos produtos de botox capilar tem uma ação bastante forte sobre os fios de maneira que podem ter alguma interação negativa com a tintura. O risco é realmente grande para quem opta por fazer escova de botox capilar, um procedimento que além de hidratar também alisa os fios.
Para proporcionar o alisamento dos fios é necessário que os produtos de botox capilar tenham em sua formulação tioglicolato de amônia. Esse elemento funciona como um amolecedor dos fios que ajuda a moldar as madeixas para deixa-las lisas. O cabelo ficará mais liso e sem frizz, mas não é indicado combinar com aplicação de tintura haja vista que essas químicas não conversam entre si.
Muito Cuidado
De maneira geral é sempre interessante evitar fazer mais de um procedimento no cabelo no mesmo dia. No entanto, se você está considerando essa possibilidade verifique se os procedimentos não têm elementos químicos que podem ‘brigar’ entre si. O ideal é não fazer botox capilar e tintura num único dia, pois a fórmula dos produtos do botox podem não interagir bem com a tintura.
Pode ser que nada aconteça, no entanto, se acontecer às consequências dessa interação podem ser desastrosas incluindo até mesmo queda química. Procure sempre um profissional da sua inteira confiança para fazer esse tipo de procedimento e não deixe de fazer o teste de mecha. Esse teste consiste em aplicar a química numa mecha escondida do cabelo e aguardar para ver se há algum tipo de reação. É um bom teste para verificar se você tem alguma alergia aos produtos que serão usados.
Intervalo
Para quem deseja pintar e fazer botox capilar nos fios indicamos que aguarde um tempo de pelo menos 15 dias entre um procedimento e outro. A dica é fazer primeiro o botox capilar que de certa forma vai preparar as madeixas para a tintura. Aguarde passar pelo menos 15 dias para então ir ao salão pintar o cabelo, para ter certeza de que não haverá interação a dica é fazer um teste de mecha.
Além disso, você pode sempre observar como está à aparência e a textura do seu cabelo. Se perceber que tem algo diferente ou estranho nos fios é bom esperar um pouco para fazer um procedimento com química. Se você tiver um cabeleireiro de confiança que entenda de químicas pode pedir que ele faça uma análise do seu cabelo antes de se submeter a um processo que pode ser agressivo para o cabelo.
Cuide Bem do Seu Cabelo
Ao decidir pintar o cabelo você deve estar ciente de que precisará adotar alguns cuidados extras com as madeixas para preservar a cor por mais tempo e não deixar que as agressões da química maltratem seu cabelo. O ideal é comprar produtos que sejam específicos para cuidados de cabelos com química. Observe inclusive que há produtos específicos para cabelos tingidos de loiro, ruivo entre outros.
Mantenha um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução dos seus fios para garantir que eles ficarão hidratados e bem cuidados. Esteja atento a tudo o que seu cabelo precisa em diferentes estágios do processo de coloração. Em alguns momentos os fios estarão ressecados necessitando de mais hidratação, em outros estarão mais quebradiços precisando de nutrição e assim por diante.
Se perceber que seu cabelo está muito danificado pela química vale a pena investir em tratamentos profissionais em salão. Algumas necessidades dos seus fios precisam de um olhar mais profissional para ser atendidas. Evite fazer procedimentos num único dia e se dedique aos cuidados com as suas madeixas. Um cabelo bonito é um cabelo saudável.
Gostou de saber mais sobre botox capilar e tintura? Curta e compartilhe em suas redes sociais!