Acne Rosácea

Rosácea – O Que é?

A Rosácea é uma enfermidade que pode ser comparada com a acne no sentido de que atinge a pele do rosto deixando a mesma com vermelhidão nas bochechas, testa, nariz e/ou queixo. Esse problema é crônico e progressivo tendo períodos em que está evidente e outros em que desaparece.

Um problema que causa grande desconforto estético para as pessoas acometidas por ele, muitas pessoas tem a sua autoestima diminuída e tem impactos em suas carreiras profissionais. Uma doença que se manifesta mais frequentemente em mulheres do que em homens em particular nas pessoas que estão na faixa etária dos 30 a 60 anos.

Produtos Para Tratamento da Rosácea

Como o problema ganhou mais atenção da mídia a indústria cosmética desenvolveu nos últimos anos diversos novos produtos para tratar da Rosácea, contudo, esses produtos não conseguem resolver a situação. É importante consultar um médico para ter melhores orientações a respeito desses produtos, a seguir vamos falar um pouco mais sobre como cuidar do problema.

Causas

Para grande parte das pessoas a Rosácea é uma enfermidade sem causas conhecidas, mas saiba que não é bem assim. Os especialistas detectaram que existem algumas situações que podem acarretar na enfermidade o que gerou algumas teorias. Alguns especialistas acreditam que a Rosácea é uma doença que resulta de uma sensibilidade excessiva dos vasos sanguíneos da face.

Existe ainda outra teoria quer diz que o problema pode ser causado por ácaros (Demodex Folliculorum) que se encontram naturalmente na pele humana. Pessoas que tem Rosácea teriam mais desses ácaros do que as pessoas que não apresentam o problema. Há também a possibilidade de que fatores genéticos possam ser as causas, verifica-se se o paciente tem histórico familiar de Rosácea.

A doença pode ainda ser relacionada com uma acidez estomacal baixa que pode ser resultado na infecção pela bactéria Helicobacter Pylori. Por volta de 2/3 das pessoas que tem a doença foram infectados pela bactéria que é responsável pela baixa acidez do estômago e que pode ser a causa também de úlcera gástrica e duodenal. Através de um teste para anticorpos para essa bactéria é possível identificar se você está infectado. No caso de estar o médico lhe aconselhará do que fazer. Pode ser uma causa ainda a má função do sistema imunológico.

Como Cuidar da Rosácea

Cuidado Com Fatores de Piora da Doença

Uma atitude muito importante de ser tomada pelas pessoas que tem Rosácea é evitar os fatores que pioram a doença. Isso significa evitar os fatores que fazem a dilatação dos vasinhos do rosto e com isso causam a vermelhidão que tanto incomoda. Saiba que existem casos em que apenas prevenir e usar protetor solar já se mostra suficiente para o controle da enfermidade sem ser necessário usar medicamentos.

Dentre os fatores que podem funcionar como os impulsionadores do aparecimento da Rosácea estão ficar em locais abafados e quentes, se expor ao sol sem a devida proteção, fazer peeling, estar estressado ou nervoso entre outros. Esses fatores aumentam as possibilidade de que uma crise de Rosácea comece.

Cuidado com Alguns Produtos

A pele com Rosácea é muito mais sensível que as demais e por isso mesmo é importante ter cuidado para não usar produtos que possuam álcool ou ácidos em sua composição. Dê uma olhada no rótulo dos produtos que você compra para usar no rosto.

Alimentação

O que você ingere também pode fazer com que uma crise de Rosácea seja desencadeada. Evite consumir álcool, comida muito condimentada, pimenta, café e outros alimentos muito quentes com frequência. Vale lembrar que doenças gastrointestinais e hipertensão também são fatores relacionados a esse surto. Dessa forma evitar o consumo de doenças é uma maneira interessante de se prevenir. Evite ainda alimentos que sejam muito ricos em sódio ou muito ácidas e temperadas.

Medicamentos e Cremes

Se você estiver tendo uma crise de Rosácea com vermelhidão e bolinhas de pus (que se parecem com espinhas) é necessário procurar por um médico dermatologista que irá indicar medicamentos de aplicação na pele. Em geral os médicos recomendam que substâncias antibióticas e anti-inflamatórias como ácido azelaio, metronidazol em gel e peróxido de benzoila. Esse tipo de medicamento somente deve ser usado com a devida prescrição médica sob o risco de errar a dosagem e o medicamento e agravar a crise.

Os Antibióticos

Quando a crise de Rosácea está muito avançada ou mesmo quando os cremes e medicamentos de uso tópico não estão resolvendo os médicos podem indicar antibióticos orais. Dentre os mais usados estão teatraciclinas para quem está com bolinhas de inflamação na face.

Outro antibiótico bastante indicado é o isotretinoina mais conhecido como Roacutan para os casos mais graves. Para os pacientes que apresentam a doença mais grave é indicado o uso de protetor solar dobrado com uma substância que evita que a pele fique muito exposta à luz.

Rosácea Ocular

Nos casos de Rosácea Ocular, uma irritação nos olhos, o tratamento deve ser feito em parceria entre um dermatologista e um oftalmologista para garantir a melhora da irritação sem prejudicar a visão.

A Opção do Laser

O laser pode ser um tratamento bem eficiente para combater a vermelhidão que é causada pela vasodilatação e pode ser usado junto com os medicamentos. Basicamente o laser é a aplicação de luz numa frequência pré-estabelecida para reduzir os poros ou vasinhos que estão dilatados e que não retornam mais ao seu estado natural.

Existem técnicas diferentes que são aplicadas conforme a intensidade da Rosácea como a luz intensa pulsada e o laser fracionado. O tratamento pode ajudar a diminuir a quantidade de pústulas, aquelas bolinhas de pus. Mas, claro que é fundamental contar com a supervisão de um médico dermatologista.

Dermoabrasão e Cirurgia – Outras Opções

Quando a Rosácea chega a um grau mais grave pode se mostrar necessário a dermoabrasão ou ainda realização de uma cirurgia que ajude a melhorar a aparência da pele. Nos casos em que vasos se dilatam demais e nutrem excessivamente as glândulas da pele a doença pode acabar evoluindo para quadros mais graves e permanentes. Tem casos em que Rosácea pode deformar o nariz numa manifestação que se chama rinofima.

A realização da cirurgia é realizada com o objetivo de remodelar as áreas do rosto que foram deformadas. Já a dermoabrasão é basicamente o lixamento da pele com o objetivo de esfoliar a mesma removendo a camada mais superficial. Depois que essa esfoliação é realizada ocorre uma cicatrização e por fim a regeneração da pele livre dos problemas causados pela enfermidade.

Quando alguma inflamação surge na pele, a primeira impressão é que se trata de uma espinha, ou em casos mais extremos, de cabelo encravado. É importante olhar com cuidado caso o problema persista ou se tiver cutucado o rosto e piorado, este pode ser um sinal de acne rosácea. A acne rosácea é uma doença da pele que se desencadeia na maioria das vezes por sintomas psicossomáticos e se caracteriza por manchas eritematosas e vasculites formando telangiectasias em peles oleosas, que infeccionadas podem criar pústulas e abcessos. Logo, a doença caracteriza-se como uma desordem crônica da pele e que ainda não possui um tratamento definitivo, apenas formas de deter ou minimizar o quadro e o diagnóstico é feito através de uma pequena amostra da pele através de biópsia.

Acne Rosácea

Acne Rosácea

A primeira manifestação é a tendência à ruborização fácil e passageira e o quadro evolui de forma progressiva com o surgimento de vermelhidões (eritemas) no centro da face, que não regride e podem estar associadas a crises de calor e ardência. Nessas áreas vermelhas, ocorre um aumento de vasos sanguíneos semelhantes a teias de aranha (telangiectasias) e de pápulas ou pústulas. Essas lesões são de origem inflamatória e por isso são diferentes da acne comum que tem pontos pretos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.