Nos dias atuais o MDF se tornou um dos materiais mais utilizados nas casas, já que esse é um material versátil, sendo possível confeccionar a partir dele variados móveis que vão bem nos mais diversos ambientes e que combinam com inúmeros estilos de decoração.
Escolher o material em que será feito os móveis da própria casa é algo que exige atenção e demanda até mesmo um pouco de trabalho, já que o material não deve ser escolhido somente pela beleza, mas sim, pela sua durabilidade e qualidade. Para isso, é necessário entender sobre o material escolhido e sobre as opções disponíveis no mercado.
Muitos móveis confeccionados em MDF são de altíssima qualidade, no entanto, é necessário uma boa preservação do mesmo para que a sua durabilidade seja estendida.
Mas Afinal, o que é o MDF?
O MDF consiste em uma mistura de fibras de madeira que são aglutinadas junto de algumas resinas sintéticas.
A sigla vem do inglês e significa “Medium Density Fiberboard” ou fibra de média densidade em tradução livre.
O surgimento desse material ocorreu devido a necessidade de maior quantidade de matéria prima para a fabricação de móveis e outros objetos, já que até a Revolução Industrial, a madeira em seu estado natural era o material mais utilizado.
Com o surgimento do MDF foi possível adaptar a fabricação dos objetos de madeira, sendo eles confeccionados em maior escala. Além de ter um custo muito mais barato que a madeira de lei, o MDF ajuda a preservar o ambiente e também possibilita uma grande variedade de cores e acabamentos.
O MDF pode ser encontrado no mercado em seu estado natural e com revestimentos, no caso dos móveis, é muito comum que ele seja revestido para que o visual do produto seja acabado.
É muito comum encontrar móveis de MDF revestidos em branco, tom que combina com diversos ambientes e vai muito bem em casa, principalmente em guarda-roupas e em armários de cozinha.
Um grande problema que os compradores enfrentam na hora de escolher um móvel feito de MDF com revestimento branco ou em outros tons claros, é a possibilidade dele ficar encardido com o tempo. Isso é algo comum de acontecer com os anos de uso de um objeto.
Porque o MDF fica Encardido?
A maioria dos materiais ficam sujos ao longo do tempo, mas, o MDF em específico muitas vezes fica encardido – com um tom amarelado ou acinzentado – principalmente aqueles revestidos em materiais claros.
Isso acontece devido principalmente ao acúmulo de gordura, nas cozinhas, vapores e outras sujeiras do ambiente, como poeira e sujeiras externas.
Em alguns casos, o produto utilizado para a limpeza também pode prejudicar a cor do material, sendo necessário saber muito bem o que deve e o que não deve ser utilizado na limpeza do dia a dia do MDF.
Como Limpar MDF?
Ao escolher o seu móvel feito de MDF é importante ter em mente que o segredo para o manter sempre limpo e bonito é a realização de uma limpeza diária, que irá evitar o acúmulo de sujeira que ao longo do tempo pode encardir o material e fazer com que se formem crostas que irão danificar o seu revestimento e/ou causar arranhões e manchas.
Essa limpeza diária deve ser feita com um pano úmido, para o caso de móveis que fiquem localizados na cozinha, onde há o contato com gordura, ou com um pano seco em outros ambientes, apenas para a remoção da poeira. Deve-se evidenciar que após o uso do pano úmido, é necessário passar um pano seco para que o material não estufe.
Essa limpeza diária não irá remover a parte mais grossa da sujeira, para isso, é necessário que seja realizada uma limpeza quinzenal ou semanal, caso o móvel esteja exposto a muita sujeira. Uma ótima opção para essa limpeza mais pesada é uma solução feita com água e detergente neutro – para cada 1 litro de água basta usar 1 colher de detergente. Essa é uma mistura que não agride o material e faz com que ele se preserve ao longo do tempo, sendo ideal para remover manchas de alimentos, maquiagem ou outros itens.
Para as manchas que são mais difíceis de remover, é possível substituir a água em temperatura normal por água quente, utilizada em um pano fofo. Essa mistura com água quente é capaz de remover gordura, cola seca, óleo, dentre outros tipos de sujeira que ficam impregnadas. Se a mancha não sair com a solução misturada, é possível aplicar o detergente diretamente nela, deixar agir por alguns minutos e depois limpar com um pano úmido.
Quando o móvel está manchado com pincel atômico ou caneta esferográfica, basta um pano limpo umedecido na água e algumas gotas de álcool, já no caso de MDF com mofo, é possível aplicar uma mistura com água comum e água sanitária – para cada 1 litro de água comum usar 50 ml de água sanitária. Já para manchas de esmalte, o ideal é usar um removedor de esmalte seguido por um pano úmido.
Como Limpar MDF Encardido?
No entanto, caso o MDF já esteja encardido, a limpeza apenas com um pano úmido ou esses outros produtos caseiros certamente não irão resolver o problema.
Para remover o encardido do MDF há também algumas soluções caseiras bem mais poderosas e que prometem deixar o seu móvel branquinho novamente, uma delas é comprovadamente eficiente: fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e algumas gotinhas de vinagre de álcool, esfregar a superfície com essa pasta e deixar agir por alguns minutos, depois, passar um pano úmido para limpar e um pano seco para finalizar.
Outra opção caseira também muito utilizada é misturar 1 colher de bicarbonato de sódio com 1 colher de creme dental. Apesar de parecer estranho, essa é uma solução poderosa e que consegue realmente remover quase todo o encardido do MDF em apenas uma aplicação.
Essas duas soluções caseiras devem ser aplicadas com uma esponja pelo seu lado macio ou com uma escova de cerdas macias, não devem ser usados esponjas de aço e o material não deve ser esfregado com força.
Essas são soluções caseiras que tem o poder de remover o encardido do MDF, no entanto, em alguns casos elas podem não ser eficientes. Se isso ocorrer, é necessário recorrer a produtos específicos para essa função disponíveis no mercado, normalmente limpadores potentes com fórmulas bem fortes.
Apesar de haver diversos produtos no mercado que prometem remover o encardido dos móveis, muitos deles devem ser evitados, como por exemplo, os produtos multiusos e os desengordurantes, que podem deixar as superfícies amareladas ao invés de remover o encardido. Assim como os detergentes coloridos, que podem manchar e influenciar na pigmentação dos móveis. Outro produto temido são os lustra móveis que não são à base do silicone incolor, já que esses podem agredir o MDF.
Se com essas soluções caseiras o encardido do MDF não for removido, é possível utilizar produtos bem mais fortes para essa limpeza, como a querosene, que deve ser aplicada junto de um pano úmido e depois ser removida com um pano seco. Também é possível fazer a limpeza com acetona ou com álcool 90%.
Uma dica adicional é fazer uso de limpa vidros para dar um bom acabamento aos móveis feitos com MDF, ele irá criar uma camada protetora no item, além de ajudar na limpeza do material.
De maneira geral, o MDF é um material de ótima qualidade, e quando bem cuidado, demora muito tempo para adquirir um tom encardido e em alguns casos, com a limpeza correta, esse encardido pode nem surgir, portanto, é um ótimo material pra se confeccionar móveis.