Rato dentro de casa ou no quintal não tem graça nenhuma e quanto antes conseguirmos se livrar desses indesejáveis visitantes, melhor para a nossa saúde. Isso porque os ratos são animais sujos, que se enfiam em qualquer lugar para encontrar comida e quando nos fazem uma “visita” vão direto para a cozinha, passando sobre alimentos.
É comum que os ratos apareçam em casas que eles não apareciam antes, depois de registro de enchentes. Porém, também são comuns em lugares que encontram facilidade de entradar e ambientes desabitados por um longo período. Se tiver sujeira, melhor ainda para eles.
Por isso, o recomendado é no primeiro sinal de que existem ratos na sua casa é hora de combatê-los. Entre as doenças e problemas que eles podem nos causar podemos destacar a leptospirose. Uma doença que pode levar à morte.
Veja Algumas Dicas de Como se Livrar Desses Inoportunos Animais:
1- O veneno para rato é sim eficaz, mas pode acontecer de você usá-lo e mesmo assim, ainda se deparar com ratos pela casa. Pode ser que isso signifique que o produto não foi bem espalhado pela casa e o animal não está encontrando. Porém, vale ressaltar outro detalhe em relação ao veneno, que ele tem cheiro forte, facilmente identificado pelo rato e que isso o faz se afastar do perigo. Neste caso, é necessário misturar o veneno com uma comida de cheiro mais forte ainda para que seja possível enganá-lo.
Outro problema comum em relação ao veneno é onde o rato irá morrer. É comum que ele acabe morrendo dentro da sua casa, no meio das suas coisas e você só o descobre quando o cheiro ruim começa a se espalhar pelo ambiente.
2- Uma dica de veneno caseiro para acabar com ratos é fazer uma mistura de cimento branco com achocolatado. Esses dois ingredientes devem receber um pouco de água, depois é só ir espalhando pela casa, porções nos cantinhos. Se tiver animal de estimação ou criança em casa, é importante que o veneno esteja num lugar que elas não tenham acesso.
A mistura será ingerida pelos ratos por causa do cheiro e do sabor do achocolatado, muito atraente para os animais. Porém, no estômago dos bichos ela irá endurecer e isso fará com que eles morram. Entre o momento que eles comem e a morte passa-se bem pouco.
3- Ainda falando de veneno para rato caseiro, temos uma outra dica que é dar a eles, feijão cru. O alimento deverá ser moído, virando uma espécie de farofa, depois é só espalhar pelos cantos da casa. Os ratos que ingerem o feijão cru costumam morrer mais ou menos 3 dias depois, pois o alimento provoca fermentação, uma vez que eles não possuem no corpo substâncias que consigam digerir o feijão ainda cru.
A grande vantagem de se usar o feijão cru é o fato de que não existe nenhum perigo para os animais de estimação e nem para as crianças, nem uma contra indicação. Gatos e cães não se envenenariam com essa quantidade de feijão cru e para o bebê também não faz diferença, mesmo que ele coloque na boca. Obviamente, é sempre bom manter as crianças bem longe, uma vez que estará no chão e um rato poderá já ter passado perto, por cima ou antes.
4- Também tem o método antigo. Caso você não tenha um gato preguiçoso, ele pode exterminar os ratos para você. O bicho de estimação costuma mantê-los bem longe, mas há casos, de que os animais preguiçosos, nem se preocupam com a presença dos ratos e mais, preferem comer outro tipo de coisa. Algo muito estranho, porque a procura pelo rato, a caça, faz parte do instito felino. Porém, em grande parte dos casos de gato de estimação, eles preferem se alimentar com a ração oferecida pelo dono. Segundo os veterinários, essa diferença também tem a ver com a raça e o temperamento do gato.
O cão não é indicado para esse tipo de “serviço”.
Como Pegar Um Rato
O rato se adapta facilmente aos mais variados ambientes e sua procriação é acelerada. Vários animais são gerados de uma única vez, por isso, quando aparecem, logo se observa em grande quantidade.
São calculadas bem 700 espécies de ratos no mundo, mas aqueles que ficam mais perto do ser humano são o rato preto, o camundongo e a ratazana.
O horário que eles saem em busca de comida é a noite e podem se alimentar de várias coisas, ntre las, alumínio, madeiras, plástico, cimento, tijolo, entre outros, aquilo que dá para roer.
Devemos mantê-los afastados para evitar que nos transmitam algum tipo de doença.
A proximidade deles com o ser humano é só com a finalidade de abrigo e alimentação. Além da ideia antiga de caçá-los com a ajuda de um gato, um dos métodos muito comuns e que garantem ter certeza de onde ele morreu é o uso de ratoeiras.
As ratoeiras são armadilhas feitas especialmente para capturá-los. Apesar da variedade de modelos, o objetivo é o mesmo. Com uma isca, o rato se sente atraído e um dispositivo é acionado, conseguindo pegar o rato, que fica preso nele.
Sem isca como atrativo não tem captura de ratos. Além disso, elas devem ter veneno para capturá-los e matá-los ao mesmo tempo. Caso contrário, você terá a sua frente um rato preso e vivo. Mas, a ratoeira deve ser usada com cuidado, não pode ser colocada em qualquer lugar, uma pessoa pode pisar sem querer e acabar se machucando, o mesmo serve para as crianças e animais de estimação.
Quando os ratos insistem em aparecer, você usa métodos para fazer com que eles sumam e logo em seguida, mais uma vez, um novo grupo chega, é melhor fazer desratização. É só chamar uma empresa especializada, que fará o trabalho. Esse tipo de serviço pode ser oferecido de algumas formas diferentes umas das outras.
O método de desratização escolhido pela empresa contrata irá variar de acordo com o tamanho da infestação que se tem em casa, mas também a rotina da família daquela residência, considerando crianças e animais domésticos.
O lixo acumulado, as enchentes frequentes que fazem transbordar bueiros trazem até nossas residências alguns indesejados visitantes, os ratos.
Os ratos são responsáveis por causar inúmeras doenças, algumas podem até levar a pessoa ao óbito se não for diagnosticada a tempo.
Alguns ratos são fáceis de perceber que estão em nossas casas, pois têm quase o tamanho de gatos, outros podem fazer um estrago imenso em alguns móveis antes de serem descobertos.
Para acabar com esse mal frequente o ideal é dedetizar a residência com o intuito de eliminar todas as pragas que podem causar algum mal.
Atualmente, há no mercado alguns venenos ecologicamente corretos que eliminam os bichos sem colocar a saúde da família em risco, como feijão triturado, é só bater no liquidificador e deixar alguns pedacinhos que os ratos comem e morrem, pois não conseguem digerir o feijão cru.
Algumas pessoas utilizam sementes de girassol, os ratos adoram, comem e amanhecem mortinhos. Outros venenos vêm em parafina e podem ser colocados fora do ambiente, há ainda algumas iscas que vêm com injeção de veneno, todas muito eficazes, só não deixe próximo a crianças e animais domésticos.