A imagem que a maioria de nós temos da África é composta pelas paisagens selvagens da Savana, Florestas Equatoriais, entre outras. Apesar desse continente não ser somente formado por essas belas paisagens, é uma imagem que faz todo o sentido no contexto selvagem da natureza local.
Dentre todos os animais que compõem a fauna africana podemos dar um destaque bem especial para os elefantes da África. Esses animais são muito bonitos e possuem uma imponência difícil de encontrar em outras espécies. O mais curioso a respeito desses elefantes é que eles são os maiores mamíferos também os mais dóceis. Podemos dizer que eles só assustam pelo tamanho.
A espécie é maior das duas espécies de elefantes que existem atualmente no mundo. Quando comparado com o Elefante Asiático, essa espécie tem orelhas maiores e também uma capacidade de adaptação ao calor maior. Outra característica importante em relação ao Elefante Africano é a de que as fêmeas possuem presas de marfim.
Essas presas possuem cerca de 70 kg e o animal ainda possui 3 unhas nas patas traseiras e ainda 2 pares de costelas.
Obviamente essa doçura toda some quando eles se sentem ameaçados ou de alguma forma incomodados, como qualquer outro animal. O comportamento dos elefantes da África são guiados por algumas situações sociais da vida, ou seja, a necessidade de se alimentar, convivência no bando de elefantes, entre outros.
A forma como os elefantes da África interagem entre si é fantástica, pois eles possuem o seu próprio código de comunicação visual. Pode parecer estranho, mas eles possuem um complexo código sinais que podem ser visuais, táteis ou mesmo de sons. O repertório desses animais é vasto e eles conseguem grandes realizações em grupo através dessa potencial comunicação.
Através desse comportamento podemos observar que esses elefantes são muito inteligentes e preparados para enfrentar as situações que se apresentam em seu dia a dia. Além disso, eles aproveitam bastante o tempo, pois dormem apenas entre 3 e 4 horas por dia, ou seja, no restante do dia estão em plena atividade.
Atualmente, a estimativa é de que existem cerca de 500 mil elefantes vivendo em plena liberdade na África. Porém, é válido dizer que grande parte desses animais está em áreas protegidas para ter a sua segurança garantida. Os elefantes vivem em constante ameaça de entrar na lista dos animais extintos, devido a incessante caçada pelo marfim deles.
Vale ressaltar que existem programas e áreas especiais na África destinadas apenas para a preservação desses animais. Outra ameaça bastante forte a sobrevivência desses elefantes é a destruição do seu habitat natural pelo homem. São ameaças que infelizmente ainda existem e que mesmo com várias ações contrárias ainda têm força.
Os elefantes da África são animais bastante fortes e persistentes, pois de mais de 600 espécies de animais gigantes que habitaram a Terra somente eles restaram. Essas espécies são conhecidas como os proboscídeos africanos e deles descendem animais como Mamutes e Mastodontes.
O nome científico da espécie africana é loxodonta africana e, comparativamente, em tamanho é maior que a espécie indiana ou mesmo que a asiática. Os elefantes são belos animais que nos fazem perceber como a força é importante.
Altura do Elefante Africano
O Elefante Africano impressiona pelo tamanho, pois pode chegar a medir em torno de 3,50 metros de altura e ainda ter 6 metros de comprimento. Esse é o maior mamífero da face da terra.
Peso do Elefante Africano
Um animal adulto dessa espécie necessita de 250 kg de alimentos por dia e também cerca de 160 litros de água por dia. Alguns estudos revelaram que existem duas variedades de Elefante Africano que são os Elefantes da Savana e também os Elefantes da Floresta.
Principais Características
Sem dúvida alguma, o maior dos Mamíferos existente sobre a face da terra seguido pelo rinoceronte. Pertence a família dos Elephantidae, é paquiderme dono de grande proporções que habita vastos territórios na África Central e África do Sul.
Alimentação
Em função do seu tamanho bastante avantajado presume-se que os elefantes africanos comam muito, e esta é uma afirmação correta, porém o seu cardápio se restringe a ervas, capim e folhas diversas, ou seja, eles são herbívoros. O ato de comer é constante e eles podem passar horas nesta função, pois necessitam de grandes quantidades de alimento para se manter, para isso costumam percorrer longas distancias por dia. Apesar de seu tamanho ele tem o tronco bastante flexível, o que facilita os movimentos de subir para comer folhas de árvores em locais que nem mesmo as girafas tem acesso, bem como descer com facilidade em busca de grama. Os que se encontram em cativeiro são alimentados com brotos, feno, rações, farelo e uma grande variedade de frutas.
Reprodução
A fêmea se tornará madura sexualmente somente aos 12 anos, sendo que a gestação dura cerca de 22 meses, ou seja, quase dois anos. Na maioria das vezes nasce apenas um bebe elefante em cada gestação, a amamentação dura cerca de dois anos, desta forma elas poderão ter crias em média a cada 4 anos. Todos da manada se ocupam dos cuidados com o novo bebe feliz, protegendo-os de qualquer perigo eminente, como por exemplo, o ataque de um leão ou tigre, que devido ao tamanho só ocorre com os filhotes.
Curiosidades
Diferente da maioria das espécies de animais, os elefantes africanos são comandados por uma fêmea, isso mesmo, as manadas de elefantes são originalmente matriarcais. Esta líder tem por obrigação saber onde existe água durante os períodos de seca, dessa forma a segurança da manada estará garantida. As manadas podem ter até 25 elefantes, por vezes acontece de um macho, ao atingir a sua maturidade Sexual, desrespeitar a matriarca quando então ele imediatamente será expulso da referida manada.
Os elefantes africanos se diferenciam de seus parentes asiáticos pelo seu tamanho, ou seja, eles são visivelmente maiores bem como suas orelhas são muito grandes, outra diferença característica está em suas unhas traseiras e no numero de suas costelas. Sua tromba é parte muito importante para sua sobrevivência e os pequenos bebes devem aprender logo a manuseá-la para matar a sede, levar o alimento até sua boca, para banhar-se com lama ou com água, e é claro para cheirar os alimentos definido quais deles se adequam ao seu cardápio de regime. Quando percebem que estão prestes a morrer estes animais incríveis procuram por locais estratégicos conhecidos como “cemitérios”, e o mais impressionante é que sempre que a referida manada cruzar pelo local os restos de um integrante da manada serão reconhecidos e acariciados pelos seus membros. Cientistas observaram estas Cenas Incríveis de Animais e entenderam que o cheiro permanece em seus ossos, por isso o reconhecimento é possível.
Se você ainda nunca viu sexo de elefantens, o peixe elefante, um elefante sacaneando o rinoceronte, o elefantinho curioso, escorregadores no traseiro do elefante, um elefante comandando garças ou um elefante lutando com um avestruz, não perca a oportunidade, é hilário! Aproveite e confira também fotos de elefantes e fotos de filhotes de elefante.