Características
Este animal curioso pelas listras de seu corpo pertencem a família dos eqüídeos da qual os cavalos também fazem parte, ambos são mamíferos, sendo que as zebras se originam da África Central e África do Sul. A semelhança entre zebras e cavalos fez com que, em tempos muito antigos, elas fossem chamadas de cavalos tigre, em uma co-relação as suas listras que lembram um tigre.
A palavra zebra é popularmente utilizada para representar má sorte, ou seja, quando algo sai errado no seu dia ou quando um jogo de futebol tem um resultado totalmente inesperado as pessoas costumam dizer que “deu zebra”. A beleza visual deste animal é impressionante pelo efeito das listras na pele do animal que, ao contrário do que se pensa, não são iguais já que existem varias diferenciações na espécie, mas de modo geral as listras são verticais na maior parte do corpo, tornando-se horizontais apenas nas patas. Com o passar dos anos elas vão se tornando mais escuras.
Habitat
O habitat natural da zebra são as savanas da África, onde elas vivem de forma livre e selvagem em núcleos familiares formados pelo macho, várias fêmeas e seus respectivos filhotes. São herbívoros e geralmente muito tranqüilos apenas tornando-se mais agressivos quando para se defender de ameaças. Por serem muito perseguidos por seus predadores as zebras tornam-se extremamente ágeis na arte de correr sendo muito velozes, porém no momento em que se vêem ameaçadas de perto são capazes de quebrar a mandibula de seu algoz principal, o leão, com a força de seus coices. Os maiores predadores desta espécie são o Crocodilo e o leão. Elas se tornam presas fáceis de crocodilos quando vão até a beira de rios beber água, geralmente em grandes grupos. Graças a iniciativas e projetos de controle populacional algumas espécies de zebras estão fora do risco de extinção, da mesma forma como as Araras e muitos outros animais legalmente protegidos.
Curiosidades
Uma curiosidade a cerca deste animal é se são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas. Você sabe a resposta? Bem, isso é mais ou menos o mesmo que perguntar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Mas neste caso há uma resposta sim, a zebra é branca com listras pretas e isto pode ser comprovado na espécie Grevy, pois a mesma tem a barriga e a parte interna das patas inteiramente brancas tendo as listras a partir das laterais do corpo e por todo o resto do mesmo. A singularidade de suas listras é como a impressão digital de uma pessoa, não existe igual em toda a espécie, da mesma forma como ocorre com a pelagem das girafas. Embora aparentemente sejam iguais, as diferenças das espécies variam entre o padrão de listras, o focinho que em uma das espécies é preto, a altura, o formato das orelhas entre outros aspectos.