O Ciclo De Vida Da Mariposa

A mariposa(da família dos lepidópteros, a mesma das borboletas) é um dos animais mais espetaculares da natureza. Muita gente s se pergunta como um animal tão sem graça como uma lagarta pode se tornar um lindo inseto com asas. Simples: coisas da natureza. Tão inexplicáveis quanto um ser vivo dá a luz de seu ventre ao outro.

Além de um belo inseto quando adulto, a mariposa também tem um ciclo de vida digno de estudos por conta de se sua complexidade. Durante o seu ciclo de vida, o inseto vive o que se chama de metamorfose, quando seu corpo muda e na evolução a se tornar uma espécime adulta.

O Ciclo De Vida Da Mariposa

O Ciclo De Vida Da Mariposa

O Ovo Da Mariposa

O ovo é um pequeno objeto, redondo, oval ou cilíndrico, geralmente com nervuras finas e outras estruturas microscópicas. A fêmea coloque o seu ovo em um pequeno ninho composto de folhas, caules ou outros objetos, geralmente em uma parte alta de uma planta.

A Fase Da Lagarta

A lagarta (ou larva) é a longa fase em que a mariposa se parece com uma minhoca. Muitas vezes as lagartas apresentam um padrão interessante de listras ou manchas, e pode ter pelos que parecem espinhas.

Esta é a etapa do ciclo da mariposa que corresponde à alimentação e crescimento. À medida que cresce, a pele solta quatro ou mais vezes para se adaptar ao seu corpo em crescimento. A troca é rápida de pele e não é possível ser vista à olho nu. Este período de troca de pele do inseto se chama ‘muda’, e acontece em outros animais também.

A Pupa

A pupa é a fase de transformação durante o qual os tecidos e estruturas de lagarta se tornam a estrutura básica de uma adulta. Na maioria das espécies a pupa é marrom ou verde e serve como camuflagem no ambiente natural. Muitas das espécies hibernam nesta fase.  O adulto emerge da crisálida.

Já Se Tornando Uma Borboleta

A mariposa adulta geralmente é colorida. Quando ela sai do seu casulo, já é hábil para caçar, se alimentar, acasalar e reproduzir como qualquer outra adulta já na natureza. As mariposas adultas já saem do casulo prontas para experimentar o namoro, o acasalamento e a postura de ovos. O estágio da mariposa adulta é também quando ela migra ou coloniza novos habitats.

As Mariposas Não Vivem Muito

Infelizmente as mariposas não vivem muito. No geral elas vivem apenas semanas, mas há algumas espécimes que podem viver mais um pouco, caso das mariposas piralídeas que podem chegar há um ano, não muito mais que isso.

Um dos fatos mais interessantes sobre a mariposa é que ela passa quase um ano para sair do casulo, mas vive poucos dias. Por isso há chances de você avistar diversos casulos por ai, mas poucas mariposas por perto.

Mariposa e Borboleta: é a Mesma Coisa?

Não, não é! Elas parecem muito, mas com certeza não são iguais. A principal diferença é já na cor: as asas das borboletas sãos bem mais coloridas. Os tons das mariposas costumam ser mais sóbrios. Mas como toda regra, há exceções  são raras, mas há mariposas tão coloridas quanto as borboletas.

Há algumas diferenças entre borboleta e mariposa tanto em seu comportamento como em sua anatomia. No comportamento, as mariposas são noturnas, enquanto as borboletas saem sempre de dia. Logo, as asas brilhantes em cima de uma flor serão sempre borboletas.

Mariposa e Borboleta: é a Mesma Coisa?

Mariposa e Borboleta: é a Mesma Coisa?

Se estão em cima de uma planta, as asas de uma borboleta mudam de posição também. Elas ficam abertas para cima, bem soltas. Já a mariposa vai fechar as suas asas e ficar com elas para trás, como se estivessem guardando algo.

Já na anatomia, as diferenças são bem diretas. As antenas das borboletas são mais largas e tem uma pontinha mais saliente. Já na mariposa elas são mais curtinhas e com pelinhos as vezes. As asas são mais coloridas, mas as mariposa brilham mais, são quase um colorido de um quadro intenso para serem melhor vistas à noite.

As mariposas também são mais gordinhas, com corpinho mais robusto. Elas são mais peludas e por isso podem ter um porte muito maior que as borboletas, mesmo ambas tendo a mesma idade.

O Que Fazem As Mariposas Por Ai

A função da mariposa na natureza é ajudar as plantas a se renovar. Sua alimentação de é de néctar das plantas, o que ajuda a espalhar mais plantas em seus vôos, comem frutas podres, ajudando na decomposição de tais itens na natureza, sais minerais e fezes de animais. Com isso, quando morrem, acabam se tornando também um ótimo adubo para o solo. Elas ajudam a polinizar as flores e por isso são de grande importância na natureza.

Mariposas Podem Ser Venenosas

Mas calma, elas não produzem veneno! São insetos lindos e charmosos, mas também perigosos de certa forma. Como as mariposas se alimentam de plantas, algumas delas podem estar envenenadas e, ao picar um humano, o envenenar também. Os acidentes não são fatais, mas podem causar dores e fortes reações alérgicas. No Brasil a única espécime que pode ter este mal costume de se envenenar é a Hylesia, que costuma causar acidentes em humanos.

Mas este alimento é também uma defesa para as mariposas. Por conta do seu sabor não agradável, já que consumiram plantas envenenadas, as aves acabam deixando estas mariposas envenenadas passar. Logo, os seus principais predadores correm.

Um dos lados nada bonzinhos das mariposas é que elas podem causar surtos epidêmicos em algumas áreas rurais e até virar uma praga, quando sua população aumenta. Isso acaba por estragar plantações inteiras, não deixando nenhum plantador vivo. Inseticidas são usados para espantar tais insetos quando sua população aumenta em níveis assustadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.