Fotos de Tucanos

A imponente ave que conhecemos como tucano faz parte da família Ramphastos. Conhecido por seu grande bico, em alguns casos pode chegar a 20 cm, o tucano é uma ave muito bonita e que desperta grande admiração em quem o observa. Quem olha o bico do tucano pensa que é muito pesado, mas na verdade não é pelo fato de que ele é feito de tecido ósseo esponjoso.

O Corpo dos Tucanos

Isso não atrapalha o equilíbrio do seu corpo, de maneira que para dormir essa ave leva a sua causa até a cabeça para esconder o seu bico. Uma ave dessas mede em torno de 65 cm sem contar o seu grande bico. São mais de 40 espécies catalogadas com apenas algumas pequenas diferenças entre elas. Em geral as diferenças se concentram na cor do bico, das penas e no seu tamanho. Um espécime dessa ave pode pesar até 520 gramas.

O Habitat dos Tucanos

Essas aves são encontradas em florestas tropicais da América do Sul em especial a Amazônia. Tem uma grande concentração de tucanos nas proximidades da Argentina. Os tucanos estão distribuídos desde a Amazônia até Santa Catarina no Brasil. Os estados em que é mais fácil encontrar tucanos são Goiás e Mato Grosso.

Na região Nordeste os tucanos estão restritos a somente os estados de Alagoas e Pernambuco. Também pode ser encontrado em outros países como Guianas, Venezuela e Bolívia. Essas aves preferem as florestas ciliares e cerrados. Uma curiosidade é que os tucanos não são encontrados em outros continentes, esses animais não se dão bem com o frio. Pelo fato de serem bastante sensíveis ao frio úmido eles precisam tomar muito sol.

Alimentação dos Tucanos

A base da alimentação dos tucanos é de frutos encontrados na natureza, se eles ficam com muita fome se alimentam de insetos e filhotes de outras aves. Essa ave tem uma vantagem de ter o bico que facilita o ato de quebrar cascas de frutos que sejam mais duros. Também ajuda no ato de mastigar os alimentos.

Reprodução dos Tucanos

A fêmea de tucano bota em cerca de quatro ovos na sua época de reprodução e a incubação dos ovos leva cerca de 20 dias. Nesse período o macho tem a responsabilidade de alimentar a fêmea enquanto ela choca os ovos. O ninho do tucano é feito nas árvores e os filhotes permanecem nos ninhos até o momento que crescem e tem como começar a voar.

Os tucanos nascem cegos e somente depois de um mês tem condições de sair do ninho. A alimentação dos filhotes é feita pelos pais e consiste basicamente em frutos e insetos. Essas aves não são migratórias e podem chegar a viver em torno de 40 anos.

Espécies Principais de Tucanos

Dentre as principais espécies de tucanos estão:

Tucanuçu

O tucano dessa espécie mede em média 56 cm e se trata do tucano mais comum, aquele com o bico laranja. Essa espécie de tucano é identificada pela forma como ela voa, como tem asas curtas e bico pesado ele plana bem pouco não tendo como manter a mesma altitude de voo.

Um tucano que bate as suas asas algumas vezes para se manter no ar e que depois para por um momento de maneira que perde um pouco da sua altitude. Depois disso ele volta a bater as suas asas para conseguir altitude novamente. O grande bico desse tucano pode ser usado para assustar os predadores e também para brigar com outras aves. Os tucanos dessa espécie vivem em média 20 anos.

Tucano-de-Bico-Preto

As aves dessa espécie medem em média 46 cm e apresentam o peito branco e amarelo. Também é conhecido como “canjo” no Mato Grosso.

Tucano-de-Papo-Branco

Esses indivíduos medem cerca de 55 cm e tem as cores amarela, vermelha e preta no seu bico.

Tucano-de-Bico-Verde

Uma ave que mede em torno de 48 cm e tem o peito amarelo.

Tucano Tem que Ser Livre

Quando os tucanos são presos em cativeiro se tornam muito infelizes e perdem a vontade de viver. As aves deixam de comer e não tem vontade de mais nada, devido a isso não se deve comprar um tucano como animal de estimação.

Tucanos em Extinção

O tucano é uma ave que vem sendo ameaçada de extinção já que tem grande procura no mercado negro de animais exóticos. Os contrabandistas chegam até mesmo a levar os ovos quando estão na captura dos indivíduos adultos. Contudo, durante a ação dos bandidos muitos tucanos acabam morrendo e ovos sendo quebrados por causa do transporte. O contrabando é ilegal, porém, infelizmente é muito comum no país. Muitas pessoas pagam caro por um tucano porque se trata de uma ave exótica, mas lembramos novamente que se trata de um animal que não se adapta a viver em cativeiro.

Curiosidades Sobre Tucanos

Lá Vem Chuva: Os indígenas acreditam que quando muitos tucanos se reúnem e fazem barulho significa que virá chuva.

Autodefesa: Os tucanos filhotes são dóceis, no entanto, depois que crescem eles aprendem a defender o seu território com ferocidade se necessário.

Onívoros: Os tucanos são animais onívoros o que significa que se alimentam de vegetais e de outros animais. Dentre os principais alimentos dos tucanos estão insetos, ovos de outras aves, frutas entre outros.

Carne de Tucano: Para alguns índios os tucanos são alimento, a sua carne é bastante apreciada. A sua plumagem brilhante também é bastante admirada.

https://www.youtube.com/watch?v=XAlg6k8VBiM

Dedos de Tucanos: Essas aves têm dois dedos para frente e dois para trás de maneira que tem uma aderência mais fácil aos galhos.

Oco das Árvores: Essas aves usam o oco das árvores e em alguns casos até mesmo ninhos de pica-pau abandonados para a sua reprodução.

Banho de Chuva: Os tucanos adoram banho de chuva, essa ave também adora pular de árvore em árvore para ir atrás de alimento e para encontrar um abrigo para descansar ou para se reproduzir.

Bico Atrativo: Os tucanos usam o bico para intimidar outros animais e também para atrair parceiros. Uma ferramenta de grande utilidade para atrair parceiros e para evitar que sejam pegos por predadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.