Fotos de Tubarões

Características Gerais Dos Tubarões

Os tubarões, pertencentes a ordem Selachimorpha, também são popularmente conhecidos como cação, devido a ordem dos peixes que tem o esqueleto cartilaginoso e também o corpo hidrodinâmico. É uma espécie de animais antiga sendo descobertos no mundo há cerca de 400 mil anos. Hoje, com a ciência e a tecnologia avançada é possível distinguir no meio ambiente cerca de aproximadamente 357 espécies de tubarões no mundo todo, e no Brasil vivem cerca de 88 espécies conhecidas. Eles possuem comprimentos que os diferem como espécies, como o tubarão lanterna anão (Etmopterus perryi) que é um tubarão que mede apenas 21 centímetros; e o tubarão baleia que chega a medir cerca de 12 metros. Essa espécie se alimenta basicamente animais aquáticos como as lulas, pequenos peixes e também plânctons.

Possuem entre sete e cinco fendas onde as utilizam para a respiração e ao longo do corpo, como os peixes, é possível observar escamas, que tem como utilidade para o animal proteger o corpo de parasitas e auxiliar na hidrodinâmica para que o tubarão possa se locomover melhor e com mais velocidade nas águas. Sua arcada dentaria é substituível, eles caem praticamente todo mês, fazendo a troca dentaria por ano cerca de seis mil dentes e ao longo da vida por volta de 30 mil.

A forma dos dentes varia de acordo com a espécie e também de acordo com a alimentação, as espécies que se alimentam de crustáceos e outros animais que possuem aspectos parecidos tendem a ter dentes de forma achata e os que se alimentam de peixes, possuem dentes de formas mais afiadas. Há também os que se alimentam de mamíferos, essa espécie possui dentes de forma pontiaguda para que a presa seja presa com mais facilidade.

A cauda é variada de acordo com a espécie do tubarão e também é adaptada de acordo com o modo de vivência do animal. É partir dela que o animal tem o impulso para nadar com velocidade, dependendo do formato. Nas laterais do animal também é possível encontrar nadadeiras que também auxiliam na locomoção do animal, é basicamente o que dá a direção de nado.

Habitat Dos Tubarões E Comportamento

A maioria das espécies dos tubarões são encontradas em águas salgadas, mas há algumas espécies como o tubarão de água doce e o tubarão da cabeça chata que preferem viver em águas doces, porém essas espécies também podem ser encontradas nas águas salgadas. É um animal que não necessita viver acompanhado, sendo conhecido como um caçador solitário, mas mesmo tendo esse tipo de comportamento, nas áreas onde há caça e nos locais de produção se encontram com demais tubarões. Há muitas espécies que vivem de modo sedentário, que nadam num modo mais lento pelas águas e se alimentam mais brandamente do que outras espécies que caçam de forma mais agressiva e se alimentam de presas mais ariscas.

Tubarão Dentro do Mar

Tubarão Dentro do Mar

Curiosidade

Há relatos de que os tubarões tem medo dos golfinhos, onde um canal de TV americano Discovery Channel, que é um canal voltado para o público que se interessa em animais e mostram o comportamento de vida deles, fez um teste com um tubarão branco, colocou um golfinho mecânico próximo à uma carne de animal crua e o tubarão só se alimentou da carne quando o golfinho mecânico se afastou.

Algumas Espécies De Tubarões Encontradas Na Costa Brasileira

Tubarão azul: é um animal encontrado nas águas tropicais brasileiras, porem apenas nas profundidades, ele tem o habito de nada a cerca de 150 metros de profundidade. É um animal que é conhecido por sua migração, devido a sua vivencia ser adaptada tanto nas águas tropicais como nas águas temperadas. Há relatos que essa espécie, por viver nos oceanos, segue navios e embarcações a procura de restos de alimentos. Durante sua migração eles formam bandos não volumosos e se alimentam de lulas, pequenos peixes e diversos animais encontrados nos oceanos. Medem cerca de quatro metros de comprimento e chegam a pesar aproximadamente 240 quilos. Sua arcada dentaria possui dentes de formato pontiagudo e é considerado um animal agressivo para os nadadores. Eles possuem a coloração azul, com faixas brancas no ventre, tronco e cabeça. É um animal que ainda não corre risco de extinção.

Tubarão Azul

Tubarão Azul

Tubarão baleia: é um animal que vive no oceano de águas quentes e tem como característica principal o tamanho, onde é o maior tubarão do mundo. Mede entre nove a doze metros de comprimento, pesando por volta de 13 toneladas. Diferente das outras espécies, esse tubarão não apresenta risco algum aos seres humanos e se alimenta basicamente de plânctons. Essa espécie está vulnerável a extinção.

Tubarão Baleia ao Lado de um Mergulhador

Tubarão Baleia ao Lado de um Mergulhador

Tubarão de cabeça achata: essa espécie se adapta sua vivencia tanto em água salgada quanto doce, mede cerca de 3 metros e meio, se alimentam de peixes e de outros tubarões, vivendo numa profundidade de cerca de 1 metro e meio e são extremamente agressivos e territorialistas. Não possui ainda ricos de extinção do planeta.

Tubarão de Cabeça Achatada

Tubarão de Cabeça Achatada

Galha branca oceânico: medem cerca de quatro metros, podendo pesar aproximadamente 168 quilos, essa espécie de tubarão é encontrada em todos os oceanos e vive juntamente ao tubarão azul. É considerada uma espécie agressiva, onde há muitos relatos de ataques a seres humanos. Não corre risco de extinção.

Galha Branca Oceânico

Galha Branca Oceânico

Tubarão lixa: medem cerca de quatro metros, tendo as fêmeas tamanhos maiores que os homens. Seus dentes são pequenos, mas pontiagudos. É possível encontra-los em toda a costa brasileira, não são muito agressivos e não correm risco de extinção.

Tubarão Lixa

Tubarão Lixa

Tubarão mako: também conhecido como tubarão mako cavala, é uma espécie de tubarão não muito agressiva. Alimentam de outros peixes e até mesmo tubarões, medem cerca de 4 metros de comprimento e pesam por volta de 580 quilos. É um dos tubarões mais rápidos e habilidosos na locomoção. Habita águas profundas e possui um risco baixo de extinção.

Tubarão Mako

Tubarão Mako

Tubarão martelo: tem como característica principal a cabeça parecida com um martelo, onde seus olhos são separados e se encontra as narinas. se alimentam de peixes e outros animais aquáticos.

Tubarão Martelo

Tubarão Martelo

São agressivos com os seres humanos e sempre se deslocam nas águas oceânicas em bancos de cerca de 100 tubarões. corre um risco considerável de extinção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.