Raças De Cães Para Idosos

Com o passar do tempo, em muitos casos, um bichinho de estimação pode acabar sendo uma excelente maneira de se combater a solidão e a depressão, que muitas vezes chega com tudo para atrapalhar a vida daquelas pessoas que já chegaram à Terceira Idade. O cachorro está na lista dos melhores amigos do homem, sendo perfeito para todas as idades, desde que se consiga escolher a raça perfeita, por isso acaba se tornando um companheiro muito bom para todos os idosos.

Os cachorros fazem um bem imenso aos idosos, e os benefícios ultrapassam a guerra contra a solidão e chegam até mesmo a manutenção da saúde do corpo e do espírito. Os cães colaboram para que seu dono tenha uma estabilização na pressão sanguínea e ainda valores mais baixos de colesterol ruim.

Tudo isso em consequência de uma maior atividade física do idoso, e além dos fatores acima, ainda contribuem para que haja uma maior socialização de seu dono com as demais pessoas, causando uma sensação maior de segurança. Se partirmos do principio de que, com o passar dos anos o ritmo de vida vai se tornando mais lento, e, com isso acaba gerando a deterioração da preparação física e ao contrário de antes, a necessidade de carinho e afeto aumenta, os cães são essenciais. Porém é preciso que se tenha uma raça de cão mais indicada para o público idoso.

Raças De Cães Para Idosos

Raças De Cães Para Idosos

O Cão Mais Adequado Ao Idoso Deve Ser:

Cão com pequeno porte: cães assim não exigem tanto esforço dos idosos, e assim, eles podem acompanhar com facilidade a os passos desses cachorros, ainda que eles tentem andar com maior velocidade. O cachorro pequeno é ainda mais recomendado quando o idoso tem que removê-lo do chão, para tirá-lo do carro ou levá-lo ao veterinário.

Os cães pequeninos não possuem tanta força, o que deixa as brincadeiras mais brandas, não correndo tanto o risco de causarem machucaduras. É bem mais difícil que um cachorro pequeno derrube um idoso durante as brincadeiras. Se com um adulto, um tropeço ou queda pode até parecer divertido, ou em casos mais sérios deixar um hematoma, em idosos as quedas podem ser muitas vezes sérias, causando fraturas e em casos mais complicados, levar a hospitalização e a morte.

Cães bem menores: as pessoas que já passaram dos 60 ou 70 quase sempre não possuem uma grande reserva de energia, paciência ou vontade suficiente para fazer exercício com um cão e nem ficar horas brincando com eles. Os idosos preferem acarinhar os cães passando a mão através de seus pelos e ainda outras atividades mais tranquilas.

Em razão disso, o cachorro ideal deverá ser aquele que seja mostre capaz de fazer suas brincadeiras de maneira solitária, que precise de bem pouco exercício e que, acima de tudo, goste de contato com o dono. Os cães considerados “de colo” são perfeitos para essa definição.
Mas da mesma forma que os demais donos, as pessoas idosas devem ter sempre boa noção dos cuidados com os cães, especialmente com a higiene e com a caminhada diária dos mesmos. Além disso, ter um cachorro em casa compreende despesas mensais, como alimentação especial (ração) e visitas periódicas ao veterinário.

Raças Recomendadas

Bichon Frisé: é um cão afetuoso e brincalhão, não sendo tão pequenos quanto os de algumas raças menores, são de tamanho aproximado de 30 centímetros de altura. A pelagem é sensível, por isso precisam de uma manutenção diária.

Bichon Frisé

Bichon Frisé

Bouledogue Francês: É um cachorro de porte maior, chegando a medir aproximadamente 40 cm. Dentre os contras da raça está o fato da teimosia, mas é um cachorro muito carinhoso, dependendo exclusivamente do modo que é criado. Sua raça pede ao menos dois passeios por dia.

Bichon Maltês: Este é o bichon menor, cuja medida aproximada está entre 20 e 25 cm. Precisa também de escovação diária.

Bichon Havanês: Da mesma forma que os demais bichons, se sente muito bem no colo, sendo um animal muito protetor. Também gosta de passear, mas não tanto quanto outras raças e também não precisar de escovação diária.

Boston Terrier: Se você procura amizade, esse é cão ideal, além disso, é obediente e tem tamanho pequeno. Ele gosta de passear e é muito ativo.

Cairn terrier: Os terriers têm o comportamento de cães grande, porém, estão presos a um corpo pequeno. Possui uma energia grandiosa, não se mostra tão dependente quanto outras raças, mas possui a vantagem de não precisar de cuidados maiores com a pelagem. Late bastante, como a maioria dos cães de pequeno porte.

Caniche Toy: Ele solta bem pouco pelo, por isso, é tido como um cão hipoalergênico e excelente para aqueles idosos com maior sensibilidade. Com ele, a limpeza do ambiente não precisa ser tão criteriosa, porém, precisa de tosquiamento regular, para ficar com a pelagem sempre em dia.

Chihuahua: Afetuoso, ativo e pequeno, é cão perfeito para quem busca um alarme. Em muitos casos late até demais, e isso pode até incomodar os vizinhos. É bastante protetor e se apega mais a um membro da família, por isso, pode até se tornar ciumento.

Cocker Spaniel: Afetuoso, amigável esse é um cão tranquilo e se adapta bem dentro de casa. Contudo, precisa de mais exercícios do que as demais raças menores, sendo recomendado dois passeios por dia. Seu porte é de um cão médio.

Épagneul Anão Continental: Este cão pequeno é bastante afetuoso e ainda muito dependente. Possui as orelhas pontiagudas, arrebitadas que lhe proporcionam uma expressão bastante engraçada. São cachorros que gostam bastante de colo, porém, têm bastante energia.

Lulu da Pomerânia: É um cão bem bonzinho, e ao mesmo tempo independente. Ainda que não dependa tanto do ser humano, não deixa de gostar de um bom colo. Caso não seja ensinado da maneira adequada, terá o hábito de latir bastante.

Galguinho Italiano: Eles podem não ser os mais indicados para os idosos, pois precisam de exercício em demasia. Porém, este pequeno animal não foge à regra das demais raças, pois exercícios e brincadeiras são bem-vindos sempre.

Pug: É um cachorro pequeno, e bastante amigo, inclusive de estranhos e, possui menos ciúmes do que outras raças pequenas. Gosta de brincadeiras e de atenção e até faz o adultos rirem conforme suas expressões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.