Como Alterar os Dados Cadastrais no INSS?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem verificar se os seus dados cadastrais estão corretos. Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo “Meu INSS”. É essencial manter seus dados atualizados para ter acesso às ferramentas disponibilizadas pela autarquia no portal. Quando o segurado descuida da atualização pode despender muito mais tempo para se registrar novamente. Continue lendo e saiba como fazer a atualização.

Por Que Verificar os Dados do INSS é Importante?

Mantenha Seus Dados Atualizados

Mantenha Seus Dados Atualizados

Dentre os principais fatores impeditivos de acesso a auxílios e aposentadorias concedidas pelo INSS estão divergências entre períodos de contribuição, renda ou identificação. Imagine a situação de um segurado que deixou de informar algum período de contribuição e decide solicitar um benefício.

O INSS pode não considerar o tempo e nem o valor para fazer o cálculo de renda resultando então num benefício menor do que o devido. Também é essencial conferir se os dados são compatíveis na Receita Federal e no INSS, pois as instituições costumam trocar informações e se divergências surgirem podem gerar problemas com a primeira.

O cadastro atualizado também é uma garantia de que as informações ficarão salvas. Se num ano seguinte for necessário atualizar o cadastro você não precisará colocar sua casa abaixo para encontrar uma folha de papel.

Dicas Para Facilitar a Atualização dos Dados Cadastrais do INSS

 A seguir você poderá conferir cinco dicas para facilitar o processo de atualização dos seus dados cadastrais no INSS.

– Carteiras de Trabalho

 É importante manter as suas carteiras de trabalho bem guardadas e no caso de ter troca de função no seu trabalho solicite que o RH faça o ajuste da informação na sua carteira.

– Comprovantes

 É essencial guardar comprovantes, holerites e demais documentos em que constem informações como função, condições de trabalho e renda.

– Atualize Seus Documentos

 Mantenha seus documentos de identidade atualizados, o RG, por exemplo, possui validade de dez anos. É necessário também conferir se os números do CPF, PASEP ou NIS estão corretos no cadastro.

Cuidado Com CNIS Errado

Cuidado Com os Dados Incorretos

Cuidado Com os Dados Incorretos

 Para obter um benefício do INSS de maneira correta é essencial ter o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nesse cadastro constam todas as informações correspondentes aos vínculos trabalhistas e previdenciários desde o início das contribuições. Fica a dica de que a atualização do CNIS pode ser feita no próprio site “Meu INSS”.

Confira os dados que estão nos seus documentos, verifique se os períodos das contribuições e os vínculos trabalhistas estão certos. O extrato deve estar de acordo com esses dados uma vez que o INSS o utiliza de base para o seu cálculo e análise de concessão de benefício. Caso o CNIS esteja errado é bem provável que o benefício no futuro também esteja.

Fique atento aos seguintes fatores no seu CNIS:

– Contribuições que constam no documento;

– Vínculos trabalhistas constantes;

Se tiver dúvidas solicite a análise de um advogado previdenciário, ele buscará identificar incongruências e saberá te orientar sobre como resolvê-las.

Tutorial de Atualização de Dados Pelo Portal ‘Meu INSS’

Anote Nossas Dicas

Anote Nossas Dicas

 Inconsistências no cadastro do INSS podem impedir que o segurado tenha acesso a serviços básicos. Para evitar essa situação sugerimos que os segurados façam a atualização de dados. A seguir vamos apresentar um passo a passo de como fazer essa atualização pelo portal Meu INSS.

Passo 1

 Esteja com os documentos atualizados em mãos para não ter dificuldades para encaminhar o requerimento. Alertamos que quando qualquer solicitação é enviada há prazos que devem ser cumpridos de maneira que o mais indicado é estar com seus documentos em mãos para evitar problemas. O INSS solicita os seguintes documentos:

– Documentos pessoais do segurado com foto;

– Outros documentos com informações que o cidadão deseja atualizar no seu cadastro como, por exemplo, certidões de nascimento ou casamento, título eleitoral entre outros.

– Extrato da previdência (CNIS);

– Extrato de pagamento dos benefícios;

– Extrato para Imposto de Renda;

– Extrato de empréstimo consignado.

Fique atento que há um documento extra que pode ser solicitado, a Procuração ou Termo de Representação Legal. Aguarde a solicitação do INSS.

Passo 2

 Com os documentos todos organizados acesse o portal “Meu INSS” e faça o seu login. Na sequência escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”. Clique então no campo “Novo Requerimento” no campo inferior direito. Na tela seguinte pesquise por “Dados” e escolha uma das opções.

Passo 3

 Se o segurado deseja somente atualizar os seus dados cadastrais deve clicar na primeira opção que é “atualização dos dados cadastrais”. A ferramenta permite que o segurado solicite a correção dos seus dados cadastrais e de contrato. Também é possível atualizar a atividade em casos de contribuinte individual, empregado doméstico ou segurado especial.

O segurado será então redirecionado para uma página em que deverá fornecer alguns dados como endereço e telefone celular. Finalmente clique em avançar para concluir o processo.

Passo 4

 Na sequência aparecerá a pergunta: “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”. O segurado deve clicar na opção “sim” para se manter acompanhando o andamento do pedido. Serão apresentadas outras opções para que o segurado escolha aquela que está mais adequada para as suas necessidades.

Passo 5

 Nesse passo o segurado deverá anexar os documentos que serão atualizados. Os documentos devem estar legíveis na foto ou cópia. Fique atento para não cortar nenhuma informação do documento ou anexar uma imagem desfocada. O INSS só aceita imagens com boa legibilidade. É necessário que os documentos anexados estejam com formatos como: PNG, BMP, PDF, TIF, TIFF, JPG ou JPEG. O tamanho máximo é de 5 MB.

Passo 6

 O segurado deverá indicar a agência mais próxima dele ou na sua região. Apesar de ser apenas uma atualização de dados é necessário que a autarquia saiba que o segurado poderá comparecer pessoalmente sem problemas caso seja necessário. Confirme os dados e finalize o processo de atualização. Seguindo esses passos você estará com o seu cadastro devidamente atualizado e terá certeza de que terá acesso as ferramentas do portal Meu INSS quando precisar delas.

Gostou dessas dicas de como atualizar o seu cadastro no INSS? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.