Qual é o Tempo de Apresentação dos Ginastas?

 O Que é Ginástica? 

 Dispondo de uma origem que remonta a antiguidade, a ginástica é uma prática física que envolve uma série de movimentações corporais, estes para serem realizadas necessitam que o atleta faça uso de muita força, bastante destreza e tenha uma eficiente coordenação motora. Aqueles que realizam esta prática, tem como objetivo alcançar uma melhoria no que diz respeito ao corpo, a visto que é possível conceder agilidade, fortalecer e até mesmo perder peso com esta atividade, contudo o aperfeiçoamento das faculdades mentais também é almejado, uma vez que a ginástica afeta diretamente o cérebro.

 A ginástica, assim como diversas outras atividades esportivas, pode ser exercido para finalidades competitivas ou não, sendo que inclusive até existe uma organização, a Federação Internacional de Ginástica (FIG), que busca representar essa modalidade nas competições em que ela está inserida, assim como organizar as categorias presentes dentro do esporte. Apesar de existir diversas competições que buscam avaliar o desempenho do ginasta, neste artigo iremos nos concentrar na modalidade quando ela se encontra em um âmbito olímpico e conhecer mais sobre as particularidades deste esporte.

Os Jogos Olímpicos

As olimpíadas são eventos esportivos onde se busca realizar diferentes competições. Dispõe de uma gama muito ampla de esportes, que pode incluir provas solos e em equipe. Estes jogos não acontecem em apenas um evento ou em determinado ano, pois ela possui algumas ramificações, pois ao longo dos anos foi necessário criar torneios que contemplasse a todos. Portanto existem 4 tipos de olimpíadas, sendo elas: os jogos olímpico de verão, que é o mais famoso de todos, especialmente onde não há um inverno rigoroso; os jogos olímpico de inverno, evento criado para que se incluísse os esportes praticados na neve e no gelo; os jogos paraolímpicos, nestes os participantes devem possuir algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental; e por fim os jogos olímpicos de juventude, torneio onde os competidores devem necessariamente ter entre 15 e 17 anos.

 Cada uma dessas edições acontece de 4 em 4 anos, o lugar em que ela será realizada não é fixo, sendo assim escolhido por uma comissão responsável após algumas cidades se candidataram ao posto de sede olímpica. Quase todos os continentes já foram palco de uma olimpíada, com a exceção da África. 

 Os esportes possuem métodos de avaliação próprios, podendo contar com um juiz, que irá apenas controlar o fluxo da prova, ou até mesmo uma banca, que irá analisar a performance e conceder pontos baseado na própria interpretação. 

 O ganhador de cada modalidade ganha uma medalha dourada, além disso se consagra com o título de campeão olímpico. Além dele, o segundo e o terceiro colocado também recebem reconhecimento pelo bom desempenho, obtendo respectivamente, uma medalha prateada e uma de bronze.

A Ginástica nos Jogos Olímpicos

 A ginástica é um dos esportes mais importantes das olimpíadas, ela está presente nos jogos desde a primeira edição, realizada em Atenas no ano de 1896.

 Atualmente ela dispõe de 6 modalidades reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica, contudo apenas delas estão incorporadas nas olimpíadas, sendo elas:

1- Ginástica Artística

  A mais antiga de todas as modalidades modernas, a ginástica artística já era praticada desde a antiguidade e já estava presente no primeiro evento olímpico, nesta ocasião apenas homens poderiam competir. A introdução das mulheres no desporto se deu mais de 30 anos depois.  

 As provas exigem muito preparo do atleta, pois ela consiste na prática de diversos tipos de movimentos que necessita de equilíbrio, força e flexibilidade. Ela pode ser realizada em variados tipos de aparelhos, sendo alguns deles exclusivamente masculinos ou femininos e outros comuns a ambos os sexos.

Ginástica Artística

Ginástica Artística

Os homens dispõe de 6 equipamentos, sendo 4 deles exclusivos para os sexo masculino, são eles: o cavalo com alças, argolas, barras fixas e barras paralelas; já para as mulheres há 2 equipamentos específicos, sendo eles as barras assimétricas e as traves de equilíbrios, além disso ainda há o solo e o salto, estes são disputados pelos dois gêneros, portanto elas dispõe de 4 modalidades.   

 A apresentação é avaliada por uma banca que possui 9 juízes que avaliam a dificuldade e a qualidade dos movimentos. 

2- Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

 A segunda modalidade da ginástica a ser incluída nos jogos olímpicos foi a rítmica, sendo que foi apenas em 1984, ano em que o evento foi realizado em Londres, em que ela foi definitivamente incorporada. Praticada somente pelos membros do sexo feminino, a ginástica rítmica exige um perfeito gingado enquanto a atleta manuseia um objeto durante o tempo de uma música, além disso é necessário flexibilidade, vigor, destreza e desenvoltura, portanto é uma modalidade que requer uma combinação harmoniosa de técnica e beleza, em razão disso é comumente conhecido como um desporto artístico. Podem ser realizadas individualmente, mas também por uma equipe.

 As provas da ginástica rítmica são todas realizadas em um tablado constituído de um material elástico, e que deve está na altura do chão. Ela também possui aparelhos que são essenciais para a performance, sendo eles: a corda, o arco, a bola, as maças e as fitas; é função das atleta executar toda a atividade movimentando os objetos e assim criar uma bela apresentação. 

 A avaliação é concebida por uma banca que analisa as dificuldades e os passos executados, sendo que a pontuação final é gerada pela soma desses elementos.

3- Ginástica de Trampolim

 A última das ginásticas a ingressar como modalidade olímpica é a de trampolim, sendo introduzida nos jogos na olimpíadas de Sidney, no ano de 2000, sendo desde o começo disputada tanto por homens quanto por mulheres. Como o próprio nome sugere, para a prática dessa atividade é necessário um trampolim, que nada mais é do que uma cama elástica, onde a tela é geralmente feita de nylon e a estrutura é de metal, sendo este o único equipamento exigido. Durante a prova é preciso que o atleta faça uma série de saltos em cima deste aparelho, que podem incluir mortais e piruetas, posteriormente um júri avalia a execução dos movimentos e o tempo em que o atleta ficou no ar, atribuindo nota para cada um desses quesitos. 

Qual é o Tempo de Apresentação dos Ginastas?

Apresentação dos Ginastas

Apresentação dos Ginastas

 As apresentações dos ginastas não são avaliadas quanto a rapidez em que são executadas, porém isso não significa que o tempo é irrelevante nessas provas. Todas ela possui de um tempo limite para a execução do esporte, caso ocorra de o atleta estourar o prazo, ele é punido pelo júri com a diminuição na sua pontuação final.

 Confira agora o período de duração de cada uma das provas.

1- Ginástica Artística

  A execução dessa modalidade deve durar de 30 até 90 segundos, a depender do tipo de apresentação.  

2- Ginástica Rítmica

 Há uma variação no tempo entre as apresentações individuais e as realizadas em grupo, sendo que a primeira é executada ao longo de 75 segundos, e a segunda dura 150 segundos.

3- Ginástica de Trampolim

 Nessa modalidade o atleta tem apenas um minuto para fazer uma determinada quantidade de movimentos, constituindo assim uma série.

Ginastas Conhecidos

 Alguns atletas tiveram (ou ainda tem) uma carreira de destaque dentro da ginásticas. Confira abaixo informações sobre eles.

Nadia Comăneci

Nadia Comăneci

Nadia Comăneci

 Possivelmente a ginasta mais conhecida do mundo, a romena Nadia Comăneci foi atleta durante os anos de 1971 até 1981, e competiu pela modalidades artística. Ao longo da sua carreira a ginasta recebeu 9 medalhas olímpicas e diversos outros reconhecimentos.

Evgenia Kanaeva

Evgenia Kanaeva

Evgenia Kanaeva

 Tida como a maior ginasta rítmica de todos os tempos, Evgenia Kanaeva nasceu na Rússia em 1990, país que na época ainda fazia parte da União Soviética, e competiu de 1996 até 2012. Ganhou 2 medalhas olímpicas neste período, assim como diversas outras em variadas competições.

Uladzislau Hancharou

Uladzislau Hancharou

Uladzislau Hancharou

 O último campeão olímpico da modalidade de trampolim individual masculino nas olimpíadas se chama Uladzislau Hancharou e é originário da Bielorrussa, ele é o responsável por conquistar a única medalha do seu país na edição. O ginasta nasceu em 1995 e começou sua carreira com apenas 6 anos, e ainda se encontra na ativa até os dias atuais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.