Qual é o Mês de Nissan no Nosso Calendário?

O Calendário Judaico

O calendário judaico (também conhecido como calendário hebraico), é o calendário que se utiliza para realizar o agrupamento e a contagem de dias dentro da religião do judaísmo. Ele é um calendário lunissolar, ou seja, que se baseia na movimentação do sol e da lua, utilizado pelo povo de Israel há muito tempo, aproximadamente há mais de três mil anos. Esse calendário é utilizado para fazer a determinação de datas, comemorações e celebrações importantes, como é o caso de aniversários, casamentos, serviços religiosos, festividades, falecimentos e eventos da comunidade em geral. Os meses do calendário judaico, são baseados nos ciclos da lua, porém, o ano como um todo sofre adaptações para que possa se adequar ao ciclo solar. Por isso, os anos regidos por esse calendário podem ter doze ou treze meses, sendo essa quantidade alternada a cada ano.

Existem estudos que apontam que na época do livro de Êxodo – que é o segundo livro da bíblia hebraica e da Torá – o calendário utilizado tinha bases solar, e era inspirado no calendário egípcio, que foi um dos primeiros calendários da história. Nesse calendário da época, o ano era composto de doze meses, onde cada um dos meses contava com trinta dias, havendo ainda cinco ou seis dias chamados de intercalares, que serviam para que o ano ficasse sincronizado com as quatro estações.

Ainda conforme a bíblia hebraica, a contagem dos meses acontecia por meio das fases da lua desde o Êxodo, sendo que existem duas versões principais dos calendários lá utilizados, que são o calendário religioso, que se inicia no equinócio vernal, e o calendário civil, que se inicia no equinócio de outono (assim como ocorria no calendário egípcio). O primeiro mês do ano no calendário religioso judaico era o Nissan – que correspondia ao sétimo mês do calendário civil – e é exatamente esse mês o foco do artigo de hoje, e ele será apresentado com maiores detalhes mais abaixo.

Calendário Judaico

Calendário Judaico

Além do Nissan, haviam outros onze meses, que tem o nome de: Iyar, Sivan, Thamuz, Av, Elul, Tisri, Marchesvan, Casleu, Tebeth, Shebat, Adar. Além disso, como já foi citado, existiam ainda cinco dias que se intercalavam ao longo do ano, para que assim o total de trezentos e sessenta e cinco dias pudesse ser completado. Geralmente esses cinco dias eram agrupados em um mês chamado mês intercalar ou mês embolístico, que era adicionado durante a primavera.

No idioma hebraico, a palavra mês é derivada do radical da palavra “novo”, e esse foi o nome dado porque cada primeiro dia de um mês é sempre o primeiro dia da lua nova. Essa regra foi instaurada por ser uma regra bastante lógica, já que a fase nova da lua é a única que é possível ser determinada de forma precisa que seja necessário o uso de algum instrumento específico ou algum conhecimento mais profundo. Assim sendo, no dia que a lua atinge o ápice de sua fase nova ela some completamente do céu, e no dia seguinte é possível observar uma pequena faixa branca quando se olha para o ocidente logo após o pôr do sol, sendo que é esse sinal que determina de fato o primeiro dia do mês judaico.

Mês Judaico

Mês Judaico

Como já foi dito acima, o ano judaico é ajustado de forma periódica a coincidir com o ciclo solar, e isso é de extrema importância, pois o mês de nissan (primeiro mês do ano), deve cair durante a estação da primavera do hemisfério norte. De modo mais preciso, essa foi uma determinação de rabinos dos livros sagrados judaicos – os Talmuds – que especificavam que na realidade, o equinócio de primavera deve acontecer dentro do mês de nissan, mas na realidade o que é ajustável é o intervalo do mês.

Existem cálculos muito específicos e complexos que conseguem determinar coisas importantes para o calendário judaico, como o fato de se o ano terá doze ou treze meses, ou ainda se o ano determinado irá contar com os meses de cheshvan e kislev com vinte e nove dias cada, com trinta dias cada, ou um com vinte e nove e outro com trinta dias. Além disso, esses cálculos também conseguem especificar quantos dias realmente o ano terá: sé 354, 355, 356, 384 ou 386, variando conforme a necessidade de implementação de um mês a mais ou não.

Assim como no calendário gregoriano, que é o que utilizamos no Brasil, a semana do calendário judaico também conta com sete dias e também se inicia no domingo, que lá é chamado de yom rishon. A segunda feira lá é chamada de yom sheni, a terça de yom shlishi, a quarta de yom revi’i, a quinta de yom hamishi, a sexta de yom shishi e o sábado de shabat.

O Mês Nissan

Mês Nissan

Mês Nissan

Como foi apresentado acima, o foco do artigo de hoje é tratar a respeito do mês de Nissan, que é o primeiro mês do calendário religioso judaico. Seu nome tem origem pelo termo “nisãnu”, que é do idioma acadiano, e pelo termo “nisag” do idioma sumério, que tem como significado completo algo próximo a “primeiros frutos”, e por isso ele é referente a união dos primeiros trinta dias religiosos judaicos, mas que corresponde ao sétimo mês do calendário civil.

Assim como já foi citado, da mesma forma que acontece com todos os outros meses, o Nissan se inicia juntamente com a primeira lua nova, dessa vez coincidentemente com a época da cevada madura, no país de Israel. O nome desse mês de acordo com a Torá é abibe.

Além do início do ano, existem outros eventos importantes que acontecem no mês de Nissan, sendo os principais deles o Erev Pessach e o Ta’anit Bechorim (que é o jejum dos primogênitos), no dia quatorze, o próprio Pessach, que é a Páscoa Judaica e que acontece entre os dias quinze e vinte e dois, o CHag HaMatzot, que acontece no dia quinze, e o primeiro ao décimo quinto dia de Ômer – que é a contagem entre o Pessach e o Shavuót – que acontece entre os dias dezesseis e trinta de Nissan.

Os meses do calendário judaico podem variar conforme os meses do calendário gregoriano, mas falando a respeito dos dois últimos e dos dois próximos anos, temos que o mês de Nissan aconteceu:

– Em 2018 (correspondente ao ano de 5778 no calendário judaico) o mês de Nissan ocorreu entre os dias dezessete de março a quinze de abril, conforme calendário gregoriano.

– Em 2019 (correspondente ao ano de 5779 no calendário judaico) o mês de Nissan ocorreu entre os dias seis de abril a cinco de maio, conforme calendário gregoriano.

– Em 2020 (correspondente ao ano de 5780 no calendário judaico) o mês de Nissan ocorreu entre os dias vinte e seis de março a vinte e quatro de abril, conforme calendário gregoriano.

– Em 2021 (correspondente ao ano de 5781 no calendário judaico) o mês de Nissan ocorrerá entre os dias quatorze de março a doze de abril, conforme calendário gregoriano.

– Em 2022 (correspondente ao ano de 5782 no calendário judaico) o mês de Nissan ocorrerá entre os dias dois de abril a primeiro de maio, conforme calendário gregoriano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.