Sinais De Uma Criança Superdotada

Podemos ver que, atualmente, as nossas crianças estão se desenvolvendo mais rapidamente. Algumas, antes de 1 ano de idade, já começam a dar seus primeiros passos, recitar pequenas sílabas, e a responder a caretas e outros estímulos.

Imagem de Amostra do You Tube

Mas, algumas conseguem dominar isso tudo em menos tempo e, já aos quatros anos, pode ser dona de vocábulos que são impróprios para aquela idade específica (Não são palavrões. Mas palavras que têm uma estrutura difícil de formar). Além disso, se a criança apresentar um nível de superioridade na sala de aula ao responder a uma solicitação da professora, fiquem alerta, pais: Ele pode ser uma criança superdotada.

Entretanto, qual criança pode ser designada como ‘’Super Dotada’’? Logo mais, vamos sanar essa questão. Mas, vamos ver agora a definição de uma pessoa superdotada.

Definição De Pessoa Superdotada

O termo “Pessoa Super Dotada” é relacionado àquelas pessoas que possuem um desempenho mental superior ao da média. Não pode ser comparada a uma habilidade, em que consiste em métodos aprendidos e ensinamentos incorporados. Podemos dizer que a “superdotada”, em geral intelectual, é um talento, que a minoria da população desenvolve.

Definição De Pessoa Superdotada

Definição De Pessoa Superdotada

A característica de superdotado pode atingir várias áreas do conhecimento ou estar limitado a apenas um. Vamos dar um exemplo aqui para melhor entender: Uma criança pode ser uma aluna de Português espetacular, mas pode ter dificuldades em História.

Quando a criança superdotada é submetida a um desafio que seja de acordo com o seu talento, além de outras habilidades que podem lhe ser úteis, o sucesso acadêmico e profissional é garantido e também incrível.

Outro Tópico: Inteligência

A Inteligência nada mais é do que o poder de uma pessoa de conectar idéias ocultas, que não estabelecem uma relação. A pessoa munida de inteligência consegue raciocinar abstratamente, além de criar planos e projetos, inclusive de ser bom também em assuntos que envolvem a estratégia.

Quem pensa que a inteligência é um acúmulo inexplicável de vários assuntos, conhecimentos e ensinamentos, está pensando erroneamente.  Além disso, passar e freqüentar um curso superior também não é um sinal da inteligência, e muito menos devorar vários livros. Entretanto, esta última opção pode treinar a sua capacidade de Inteligência.

Para você desenvolver a inteligência, o entendimento de tal assunto não é suficiente. É preciso aprofundar-se mais no assunto, além de procurar outros meios de resposta ao assunto. O questionamento também faz parte desse processo de aprendizagem. Quem ganha com isso são os próprios indivíduos.

Um Meio Inventado Para Confirmar a Inteligência: Q.I.

Para diagnosticar se a criança é realmente superdotada e inteligente, o teste Q.I. foi considerado por muitos a solução para esse problema. Entretanto, o método não é tão recomendado, já que não analisa os aspectos necessários para a confirmação de tal afirmação. Somente um teste pode dizer se a pessoa é ou não provida de inteligência.

Para indicar, com precisão ainda maior, vários outros tipos de testes estão sendo formulados para serem aplicados e comprovar a inteligência de tais pessoas.

Cuidados Com a Criança Superdotada

As mães e os pais que têm um pequeno gênio em casa certamente ficam orgulhosos e torcem para que ele tenha um futuro brilhante pela frente. Entretanto, os pais devem estar em alerta. Vocês devem perceber se estão a exigir muito da criança, e, ao mesmo tempo, o incentivando a melhorar e aprimorar as suas habilidades. Além disso, procure ajuda especializada, para confirmar se a criança é uma superdotada.

Essa ajuda é de suma importância, já que pode indicar em quais habilidades o seu pequeno ou pequena consegue dominar, além de indicar também qual é o nível literal de seu filho. Mas, não tenha pressa. É melhor e muito mais vantajoso o teste ser realizado quando a criança tiver amadurecido mais.

Imagem de Amostra do You Tube

Você sempre deve se lembrar que seu filho é apenas uma criança ainda, não um Albert Einstein. Ele, apesar de todas as suas façanhas impressionáveis para a sua idade, é de extrema necessidade que ele viva seu período de infância. Você deve deixá-lo brincar, se divertir. Fazer as coisas de acordo com a sua idade. Forçá-lo a estudar e fazer outras tarefas que não são necessárias para aquele período pode trazer grandes conseqüências para o desenvolvimento e para o futuro da criança.

Tente estimulá-la a aprender e, ao mesmo tempo, brincar. Assim, você irá capacitá-la sem comprometer as atividades desde que é considerado o melhor período da vida.

Características Que Definem As Crianças Superdotadas

Logo abaixo, você poderá conferir alguns dos aspectos que podem definir se a criança é, de fato, uma criança superdotada. Preste bem atenção, e se algumas dessas características forem observadas em seu filho (a), tome providências cabíveis.

Características Que Definem As Crianças Superdotadas

Características Que Definem As Crianças Superdotadas

São Elas:

  • *O vocábulo usado pela criança é inconsistente com a sua idade. Além disso, o seu modo de dizer é, na maioria das vezes, respondidas em tons encorajados e em um jeito questionário,
  • *A sua capacidade mental na área da memória é extraordinária;
  • *As superdotadas têm sempre uma aptidão maior em determinada habilidade, geralmente em atividades que são ligadas a Arte, como desenhos.
  • *As superdotadas também tem a especialidade de ficar por longos períodos executando determinada atividade que requer concentração-como ler, por exemplo.

Para você melhorar o aprendizado e valorizar a habilidade em que ele é, proponha a ele desafios que, de alguma maneira, possa enriquecê-lo ainda mais sobre essa habilidade, mas tome cuidado. Não impunha isso, já que pode afetar o aprendizado.

E, como já dito antes, lembre-se sempre: Apesar de parecer que ele já tem um jeito meio adulto, ele ainda está na fase infantil. Por isso, impor regras que valem para crianças maiores ou adolescentes não vai ajudar em nada. Além disso, não são todos os assuntos que a criança entende. Uma criança de 4 anos pode ter uma capacidade mental de uma de 6 anos. Mas, a sua ingenuidade, além do caráter emocional, pode ser de uma criança de 2 anos.

Uma ajuda psicológica também é fundamental para descobrir quais são os pontos fortes da criança superdotada, e quais as medidas cabíveis aos pais. Quem tiver um filho assim, seguindo essas regras, proporcionará um futuro de muito sucesso aos filhos.

Por Francisco Prado

Um comentário

  1. NADIO APARECIDO DA SILVA

    Agradeço pelas informaçoes que me foi dada, pois tenho minha filha de 04 anos quem tem essas caracteristicas e vem se desenvolvendo cada vez mais. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>