Maçonaria

A Maçonaria é uma associação ou uma ordem de caráter universal que agrega homens de todo e qualquer credo religioso, raça e nacionalidade. Seus membros são escolhidos dentre os outros para participarem da sociedade por suas qualidades intelectuais e morais, e convidados a participarem da maçonaria com o objetivo de auxiliarem na construção de uma sociedade humana que seja fundada no amor fraternal entre os homens e o universo. Os maçons cultivam qualidades como amor a Deus, a família, ao próximo e a pátria, e virtudes como a  sabedoria e a tolerância, constantemente buscando a verdade sob o lema: liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da justiça e da razão.

Maçonaria

Maçonaria

Com tudo que lemos até aqui desmistificamos muito do que se diz a respeito da maçonaria, as crendices e lendas que fazem muitas pessoas verem a maçonaria como algo ruim, misterioso uma sociedade secreta justamente porque conhecem muito pouco da história e dos feitos da maçonaria junto aos governos e a história de diversos países. Pelo que lemos e pesquisamos sobre a maçonaria trata-se na realidade de uma associação de homens que tem boas condições morais e que pretendem através da sua ação melhorar a comunidade onde vivem, tornando-se por excelência uma sociedade filantrópica, filosóficas, iniciáticas e educativa.

Segredos

Segredos

Não se tem muita noticia das ações da maçonaria, sabe-se um pouco da sua participação na história do mundo do que depreende-se que sempre teve grande influencia sobre as decisões de estado, e muitas vezes a maçonaria e a igreja estiveram de lados diferentes da história, em outros do mesmo lado. Seus membros dificilmente se identificam e somente por algum motivo fortuito ou de seu próprio interesse é que se apresentam ou se deixam saber como maçons. Talvez por ser uma ordem estritamente masculina e fechada a maçonaria desperta muito interesse e curiosidade, algumas pessoas chegam a ter medo dos maçons, assustados pelas lendas que ja até fazem parte da cultura popular, que afirmam que trata-se de uma sociedade secreta, o que não é real.

Simbolo

Simbolo

A maçonaria é uma sociedade fechada, e não secreta, suas casas são conhecidas de todos, sua história, leis e sua filosofia está a disposição dos interessados em varios livros sobre o assunto, vendidos em qualquer livraria. Também não trata-se da cultura religiosa ou seita,  dela participam homens de qualquer credo, desde que estejam de acordo com os principios da maçonaria que são a fé em Deus e na imortalidade da alma. Como podemos perceber a maçonaria é a associação de um grupo de homens que agem sob determinadas regras e que tem por objetico a paz universal e o bem comum. Seus membros são homens livres, que podem seguir qualquer religião ou opção política, no entanto são orientados a se tornarem cidadão exemplares, cumprirem com seus deveres, manter condutas retas, e para ingressar e ser aceito na maçonaria os homens tem que declarar com segurança sua fé em Deus, que chamam de “O grande arquiteto do universo”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário