Quando os Filhos Dormem Fora de Casa

A Primeira Noite Longe dos Pais

Dormir fora de casa a primeira vez, costuma ser um desafio não só para as crianças e adolescentes, mas principalmente para seus pais,que em geral ficam muito preocupados com essa situação.

Desafio

Especialistas em psicologia ressaltam que, dormir longe do lar é uma ótima oportunidade, para as crianças perceberem como devem se portar sozinhas, em situações inéditas; que recursos possuem para resolver os possíveis problemas que podem surgir, e principalmente promoverem sua independência, expandindo, e desenvolvendo novos meios de enfrentar novas situações, adquirindo mais autonomia nas decisões que terão de tomar sozinhas.

Suporte Dos Pais

Para que a primeira noite longe dos pais, seja um eventosatisfatório para a criança, ela precisa viver essa nova experiência,e como os seres humanos são diferentes, cada uma vai reagir de forma diferente a uma mesma situação, isso independe do estímulo que os pais possam vir a proporcionar-lhes.

Crianças Seguras

De acordo com psicólogos e terapeutas cognitivos, a maneira mais adequada de estimular os filhos, a enfrentar o desafio de dormirem fora de casa, é passar segurança para eles, pois as atitudes dos pais, com certeza educam mais que as palavras. Então, quando os responsáveis são independentes, demonstram segurança, e são confiantes, fica mais fácil para o filho assimilar essas características como suas também.Os aspectos positivos devem ser enfatizados, para dispersar possiveis ansiedades.

Diversão

Deve ser mostrado, que vai haver diversão e aventura, ao ficarem longe dos pais pela primeira vez, e se eles não quiserem ir, os pais devem lembrá-los que estarão perdendo uma oportunidade única de ficarem mais independentes, na tentativa de estimulá-los. Porém deve ficar claro para a criança, que ela pode optar por voltar para casa a qualquer momento, se alguma situação conflitante, não prevista vier a acontecer.

Cuidados Também São Importantes

Especialistas advertem que o incentivo aos filhos, para dormirem fora de casa, contribui para seu desenvolvimento emocional, no entanto é necessário alguns cuidados, para que a criança possa realmente, desfrutar dessa experiência com segurança.

A proteção que a criança usufrui em sua casa, deve ser a mesma que terá na outra residência em que vai passar a noite. O incentivo a essa saída das crianças, deve ser feito gradualmente e com parcimônia, para que uma experiência que seria benéfica ao seu crescimento emocional, não acabe se tornando uma situação prejudicial ,e não confortável para o filho.

Contando Com os Pais

Os profissionais especializados em psicologia infantil, orientam que os pais sempre devem falar para seus filhos, que pode contar com eles, caso mudem de idéia à noite, e peçam para retornar para casa, respeitando essa decisão da criança. Desse modo, os responsáveis devem buscar seus filhos,pois isso não invalida essa experiência, e com um bom diálogo, a criança terá uma melhor adaptação da próxima vez.

Adaptaçaõ

A preparação para que a criança durma fora de casa, para promover sua autonomia, é um processo que deve ser inciado em um nível adequado para sua idade, e os pais devem estar preparados para lidarem com a situação, de forma mais natural e tranquila.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.